Siga nossas redes

Salete

Câmeras vão reforçar segurança em Salete

Clique aqui para receber notícias atualizadas todos os dias no seu Whatsapp


A segurança é uma das demandas mais importantes em todo o país. Em Salete, no Alto Vale, não é diferente e por esse motivo o município fez a compra de 20 câmeras, que foram instaladas em 10 pontos centrais da cidade. Elas possuem tecnologia de detecção de placas e rostos, e o monitoramento ficará sob responsabilidade da Polícia Militar. A previsão é que todas estejam funcionando na próxima semana.

O objetivo da implantação do sistema de segurança é preservar a ordem pública e coibir a prática de crimes. Com os recursos disponíveis, como resolução 4k, fibra óptica, detecção facial e de placas isso pode ser ainda mais fácil para identificar infratores e prevenir crimes. A secretária de Administração, Solenir Lazzaris de Amorim Venturi conta que os locais foram escolhidos com a orientação da Polícia Militar e que o recurso foi destinado pelo deputado estadual Kenedy Nunes. "O município adquiriu as câmeras de monitoramento para serem instaladas em pontos centrais da cidade. Os recursos são de uma emenda impositiva do deputado Kenedy Nunes, foram investidos aproximadamente R$100 mil para essa aquisição", esclarece.

Sobre a responsabilidade de monitorar o que acontece pelas ruas do município, o comandante do grupamento da PM de Salete, 3º sargento Pagel diz que o serviço será feito por um policial e que faltam apenas alguns ajustes, como internet, enquadramento e ângulos para que tudo entre em funcionamento. "O monitoramento será feito pelo policial militar de serviço podendo assim ter uma resposta mais rápida e precisa caso venha ocorrer crimes neste local, pois o monitor e o equipamento de armazenamento de imagens ficará dentro do grupamento da Polícia Militar. A empresa que venceu a licitação prometeu entregar tudo até a próxima sexta-feira (9)", explica.

O sargento destaca também que a escolha dos pontos foi feita conforme o índice de ocorrências e movimentação. "Elas são muito importantes porque trabalhamos com um policial e com esse número de câmeras, ele vai ter uma visibilidade maior da cidade e do que acontece, pode ter uma visão preventiva e informação mais exata de quando ocorre, sabendo as características do veículo e do indivíduo, por exemplo", enfatiza.

A prefeita do município , Solange Schlichting, afirma que o desejo é ampliar o número de câmeras, mas que a ampliação de equipamentos vai depender também do funcionamento dessas primeiras. "A iniciativa tem objetivo de assegurar o patrimônio público e segurança da cidade, das pessoas e para ajudar as polícias Militar e Civil. O maior benefício é a questão da segurança, criminalidade e qualquer ocorrência que necessitem, a polícia tem essas imagens para auxiliar. Elas já estão em fase de teste e essa semana deve ocorrer o treinamento de quem for monitorar. A gente investiu em 10 pontos e 20 câmeras e temos intenção de ampliar, assim que tivermos condições. Vamos ver o funcionamento dessas, faremos um levantamento e se tudo ocorrer bem certinho como planejamos vamos ampliar. A Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Salete (ACI) têm intenção de estarem juntos nesse sistema. Vamos ampliar a parceria porque é um grande projeto para ajudar o município, comerciantes e indústrias", avalia.

Reportagem: Rafaela Correa/DAV


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|