Projeto incentiva agricultores a criar ninhos para abelhas solitárias

A maioria das espécies no Brasil é de abelhas solitárias que procuram ou escavam pequenos espaços em árvores para aninhar-se

Jataí é uma das espécies de abelhas nativas do Brasil - Foto: Cleiton José Geuster

Desde pequenas as crianças aprendem que abelhas formam, sempre, grandes comunidades. Mas, especialistas esclarecem que a verdade é que a maioria das espécies no Brasil é de abelhas solitárias. Por isso, procuram ou escavam pequenos espaços em árvores ou mesmo na terra, para aninhar-se.

Cada fêmea constrói e cuida do seu próprio ninho, explica o engenheiro agrônomo Marcos Britzke, representante técnico de vendas da Bayer.

- A fêmea morre antes de sua cria nascer. Ou seja, não há contato entre as gerações. Desta maneira, o modo de vida de uma abelha solitária é bastante diferente do que conhecemos para aquelas abelhas que vivem em colmeia - comenta Britzke.


Marcos Britzke apresenta o projeto a agricultores em Canoinhas, no planalto norte catarinense - Foto: Samara Braghini

Para incentivar a formação de ninhos nas propriedades rurais de Santa Catarina, a empresa está divulgando o projeto Bee Care Center.

- Trata-se de uma ação que incentiva o retorno e a manutenção das abelhas nas propriedades rurais. Pode-se, por exemplo, usar a furadeira para escavar pequenos espaços em árvores, nas áreas mais verdes da propriedade - sugere Britzke.


Jataí é uma das espécies de abelhas nativas do Brasil - Foto: Cleiton José Geuster

A diversidade de abelhas no Brasil

Recente relatório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, apontou que 76% das plantas utilizadas para a produção de alimentos no Brasil é dependente do serviço ecossistêmico de polinização realizado principalmente pelas abelhas.

Conforme a pesquisadora Isabel Alves dos Santos, do departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo, estima-se que no mundo existam mais de 20 mil espécies de abelhas.

- O Brasil, com suas proporções continentais e riqueza de ecossistemas,, abriga cerca de um quarto destas espécies - supõe Isabel.

Porém, a abelha mais conhecida entre os brasileiros é a abelha europeia Apis Mellifera, que foi introduzida no período colonial para fins de apicultura. Atualmente é a espécie mais abundante no campo e nos meios urbanos, fazendo esquecer que o país possui uma fauna de abelhas nativa rica e diversa.

Por Agro 4.0

Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|