segurança

Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio lançam campanha para evitar compartilhamento de fotos de acidentados

06 Março 2019 13:52:38

O crescente número de pessoas conectadas nas mídias sociais, é notório nos dias atuais, gerando milhares e milhares de compartilhamentos de informações, conteúdos, fotos e entre outras atividades. Hoje as redes sociais e aplicativos de comunicação nos aparelhos celulares, possuem uma gama de oportunidades para o descontrole de publicações que acabam gerando problemas tanto para a sociedade e até mesmo para os órgãos de segurança e emergência.

Com o aumento desenfreado de compartilhamento de fotos de acidentes e pessoas acidentadas nas redes sociais e aplicativos de celulares, a corporação dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio realiza campanha com o objetivo de conscientizar os usuários a não compartilhar fotos de acidentados nas mídias sociais.

O desenvolvimento da campanha, está sendo realizado pelo setor de Comunicação Social e Marketing da corporação, e contará com a divulgação de material de conscientização nas redes sociais da unidade e imprensa.

O Assessor de Comunicação Social, Marketing e Imprensa Alex de Lima, afirma que atualmente em virtude do aumento expressivo do número de acidentes e a facilidade que as redes sociais proporcionam, viu a necessidade da abordagem deste assunto na campanha. "O objetivo da campanha é desenvolver a capacidade de reflexão por parte das pessoas, quando na abordagem de algum acidente ou situação vulnerável. Esta é a preocupação que temos principalmente quando as equipes de atendimento sentam para um feedback dos atendimentos, a maior preocupação hoje é a exposição excessiva principalmente das vítimas na internet", destaca.

Ainda de acordo com o assessor, já houveram situações em que as equipes de bombeiros primeiramente ficam sabendo de acidentes pelas redes sociais, principalmente pelo aplicativo de mensagens whatsapp através de grupos de informação e depois acabam recebendo o chamado via central de emergência. "Esta é uma preocupação geral, pois existem dois fatores que destacamos, a exposição das vítimas e o tempo em que se leva para o acionamento das equipes de resgate, isso acaba implicando em muitos problemas e até mesmo compromete a vida das vítimas". Alex ainda destaca, "não somos contra o compartilhamento de informações e imagens de acidentes, desde que as informações repassadas sejam cautelosas e corretas e as imagens possam trazer a informação do ocorrido, não expondo uma cena que possa provocar reação negativa, desconforto a quem recebe e principalmente a exposição dos acidentados" finaliza.

O Brasil é considerado um dos países que possui o maior número de usuários conectados nas redes sociais. Em 2016 o país chegou a alcançar a marca de primeiro lugar, segundo a eMarketer, possuindo 78,1 milhões de usuários mensais ativos, já na segunda posição, México possuía mais de 50 milhões de usuários ativos.
Produção: Setor de Comunicação Social, Marketing e Imprensa - Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio.


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 





PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|