Siga nossas redes

Escravos

Trabalhadores são resgatados em SC em situação análoga à escravidão no Alto Vale

Vítimas contaram que sequer receberam roupas de inverno prometidas na oferta de emprego

Dezoito trabalhadores foram encontrados em situação análoga à de escravidão na área rural de Ituporanga, no Vale do Itajaí. As vítimas são do Ceará e estavam em um barraco sujo, sem colchões nem água potável e com banheiro precário. Os trabalhadores não receberam as roupas de inverno que foram prometidas na oferta de emprego e passaram muito frio durante a semana. O caso foi descoberto depois que um deles passou mal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi socorrer.

Uma das vítimas disse em boletim de ocorrência que recebeu mensagem de um agenciador que precisava de mão de obra para o plantio de cebola. Por mensagens no celular mesmo, recebeu a oferta de um salário de R$ 5 mil para cada trabalhador, além de moradia, agasalho, comida e passagens de ida e volta.

O trabalhador, então, convidou mais 17 jovens para ir com ele a Ituporanga. A viagem durou três dias em um ônibus clandestino, porque o transporte interestadual está proibido por causa da pandemia. Eles chegaram em Ituporanga na segunda (27) e encontraram uma realidade diferente da proposta que receberam.

Ainda conforme o boletim de ocorrência, eles ouviam o tempo todo que se eles não trabalhassem, não poderiam voltar ao Ceará. E só ganhariam o jantar se fossem para a lavoura e pagassem pela refeição.

Resgate

As vítimas foram resgatadas depois que uma delas passou mal na quarta (29) e os colegas chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe de socorristas percebeu a situação e na manhã seguinte (30) foi ao alojamento com a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.

Os trabalhadores estão agora em um abrigo improvisado no Centro Multiuso de Ituporanga. A prefeitura da cidade cearense da qual eles vieram se comprometeu a pagar as passagens de avião de volta e eles devem embarcar na segunda (3) em Florianópolis.

Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|