Siga nossas redes

Coronavírus

Rio do Sul volta a suspender cirurgias eletivas por conta da Covid-19

Hospital Regional havia retomado procedimentos no início de fevereiro, mas aumento do contágio obrigou instituição a recuar

Foto: Hospital Regional de Rio do Sul volta a suspender cirurgias eletivas ? Foto: HRAVI/Divulgação/ND

Clique aqui para receber notícias atualizadas todos os dias no seu Whatsapp


O Hospital Regional de Rio do Sul voltou a suspender as cirurgias eletivas por conta do aumento de casos de Covid-19 no Alto Vale do Itajaí. A instituição havia retomado os procedimentos no início de fevereiro, mas precisou recuar para dar conta da demanda ocasionada pelo coronavírus. A medida vale a partir desta terça-feira (23).

A região do Alto Vale do Itajaí voltou ao nível gravíssimo (vermelho) no mapa de risco para o contágio pelo coronavírus divulgado no último sábado (20). Um dos critérios que piorou a classificação da região foi justamente o que avalia a disponibilidade de leitos de UTI.

A decisão de suspender as cirurgias eletivas em Rio do Sul foi tomada durante reunião da diretoria da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi) e as direções geral e técnica, que consideraram, justamente, a nova classificação do mapa de risco.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Regional de Rio do Sul, a Unidade de Terapia Intensiva que recebe pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 tem 10 leitos e 70% de ocupação nesta segunda-feira (22), sendo dois pacientes da região Oeste, que passa por colapso no sistema de saúde.

Nesta segunda-feira (22) está com 70% da ocupação, sendo dois da região Oeste. Outros seis estão em leitos de enfermaria confirmados.

Atendimento exclusivo

A decisão de suspender as cirurgias se deu pela necessidade de desocupar os leitos do andar onde funcionam as salas cirúrgicas para abrigar uma unidade de internação exclusiva para casos com suspeita ou confirmação da doença.

"A medida vale inclusive para os pacientes já internados, que estavam aguardando cirurgias, o que não é o caso de urgências e emergências". explica o diretor-técnico da instituição, o médico Marcelo Vier Gambetta.

O retorno das cirurgias será avaliado semanalmente, já os procedimentos ambulatoriais, que não necessitam de internação, seguem em funcionamento normal por enquanto.

Visitas suspensas

O hospital também suspendeu a partir desta terça (23) as visitas em todas as unidades de internação, exceto nas UTIs geral, cardíaca e neo-pediátrica.

O objetivo é reduzir ao máximo a circulação de pessoas em ambiente hospitalar. "Os casos de acompanhantes previstos por lei seguem permitidos. Ficam suspensas ainda todas as atividades educacionais não curriculares, tais como visitas técnicas e estágios voluntários", complementa Gambetta.

Fonte: ND+

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|