entrevista da semana

Balbino é o novo Secretário de Cultura e Turismo

12 Fevereiro 2019 14:26:00

JATV

O setor de Cultura e Turismo do município de Rio do Campo ganha reforço em 2019 com a nomeação do novo secretário da pasta, Balbino José de Andrade. A primeira reunião entre o novo Secretário e o Prefeito Rodrigo Preis ocorreu na manhã de segunda-feira (04), e contou com a presença do vice-prefeito, Alexandro Losi e a Secretária de Educação Andrea Giovana Leite Andreani.

Natural de Presidente Getúlio, Balbino foi morador de Ibirama por 37 anos. Em sua biografia carrega o grande envolvimento pela música e pela cultura. Andrade tem uma ampla experiência de trabalho no departamento de Cultura de Ibirama, onde executou vários projetos.

Entre a experiência de trabalho do novo Secretário destaca-se a musicalização nas escolas, a qual levou música para os alunos da rede municipal de Ibirama, onde também atuou como professor de música.

Balbino atuou também em vários corais da região ao lado do Maestro M.m de Simas, conhecido como um dos melhores maestros de Santa Catarina. Também teve participação ativa na criação da Banda Municipal de Ibirama, que atualmente faz muito sucesso.

Em Rio do Campo há oito anos, Balbino já realizou diversos trabalhos independentes de forma voluntária na área cultural dentro do município, como musicalização e técnica vocal. Além destes trabalhos promoveu o Festival da Canção 'Canta Rio do Campo'. Sua bagagem e experiência deve trazer grandes contribuições para o setor de Cultura e Turismo da cidade de Rio do Campo.

Na quarta-feira, dia 5, Balbino esteve na redação do JATV e concedeu uma entrevista. Acompanhe na sequência.

JATV: Qual o sentimento de ser o novo Secretário da Cultura e Turismo de Rio do Campo?

Balbino: É muito bom! Acredito que é reflexo do esforço que venho fazendo desde que vim para o município, em 2012, promovendo alguns eventos em parceria com amigos, como o Festival da Canção e algumas outras ações diferentes. Acredito também que mostrei meu apoio na realização da última Festa das Origens, que foi um sucesso devido ao esforço de todos. É muito bom ser reconhecido.

JATV: Como você defini seu estilo de trabalho?

Balbino: Não sou uma pessoa radical, de fazer mudanças. Vamos dar continuidade ao que está sendo bem feito, sou parceiro de todos, mas o que dá para melhorar, vamos melhorar com ideias novas que tenho. Vou ouvir muito, pois estou a pouco tempo no município e têm pessoas que há muito mais tempo estão pedindo e apelando por algo.

JATV: Atualmente a Festa das Origens é a maior manifestação cultural de Rio do Campo, tanto pelo número de pessoas envolvidas, como pelo número de pessoas que visitam o município para prestigiar o evento. Você, como novo secretário, tem algum projeto específico para implementar na Festa?

Balbino: A festa já teve algumas mudanças boas na última edição, em 2018. Toda parte artística da festa estava sob minha responsabilidade. Algumas ideias que apresentei deram ótimos resultados, a exemplo: o palco alternativo. A organização envolve muitas coisas, são muitos detalhes. Tivemos um contratempo no show nacional, mas, são questões que vamos consertar. Acredito que temos que melhorar sempre a cada ano e, em 2020, a próxima festa vai ser maior.

Temos algumas ideias para melhorar no parque, mas como falei: são ideias. Vou torcer para que até lá consigamos colocar tudo em ordem para que a festa seja maior e faça mais sucesso que a anterior.

JATV: O projeto musical que você integrou nas escolas irá continuar? Pretende ampliar?

Balbino: Hoje existe um projeto de música chamado 'Canta Rio do Campo' que acontece em todas as escolas municipais, já faço esse trabalho voluntário e darei continuidade, inclusive na rede estadual, onde o projeto acontece também. Mas o foco dos projetos é rede municipal, quero levar a música, a técnica vocal, a afinação, quero levar aula de violão para as crianças. Tenho uma ideia de levar aula de violão para o interior. Ao invés de o aluno vir ao centro, o professor vai até o interior, mesmo em locais de mais difícil acesso. Tudo isso já está dentro de uma pauta que conversei com o prefeito.

JATV: O que os munícipes podem esperar do secretário Balbino?

Balbino: Muita dedicação, muito empenho e vontade de fazer. Como citei, já fiz muitas coisas voluntariamente, imagina agora tendo o apoio da administração, deixando bem claro que o secretário sozinho não faz nada, vou precisar do apoio da administração, dos vereadores e de todas as pessoas que possam auxiliar. Empenho e força de vontade tenho de sobra.

JATV: Esse é um cargo comissionado, por indicação política, quem o indicou? Através de qual partido?

Balbino: O convite chegou até mim através do vice-prefeito, Alex Losi (MDB). Ele falou da necessidade. Disse que precisavam dar um gás nesses dois setores de cultura e turismo, e que eu seria o nome indicado. Mencionou também que a população está cobrando bastante sobre eventos culturais e cobrando sobre os lugares bonitos que Rio do Campo tem e não são explorados, neste sentido vamos fazer uma caminhada ecológica para encontrar esses locais. Aceitei o convite para que possamos dar continuidade e fazer muito mais no setor, o qual já conheço.

JATV: Sua aceitação para o cargo concretiza a parceria com a coligação PT, PSDB, MDB e PR que compõem a coligação da atual administração?

Balbino: Para o vice-prefeito, na ocasião do convite para o cargo, eu disse: "Vamos fazer um namoro e nos conhecer, nada melhor do que a gente se conhecer, me deem espaço e oportunidade para trabalhar que tenho certeza absoluta, um criando confiança no outro, estarei sempre do lado certo, do lado de quem me dáuma oportunidade e me deixa trabalhar".

Não vejo nenhum problema de um dia isso se transformar, quem sabe, em uma parceria política, mas, só o tempo irá dizer, porque na primeira conversa que a gente teve foi simplesmente: "vai trabalhar, faça sua parte, vamos dar o suporte a você". E se isso acontecer, com certeza nenhum problema nessa parceria haverá.

Balbino faz agradecimentos

Agradeço primeiro a Deus que me dá essa oportunidade imensa. À minha família, que sempre me deu apoio. Aos meus amigos e também à todas as pessoas que acreditaram que isso poderia acontecer. Desde muito tempo venho ouvindo: "Balbino você é a pessoa indicada para secretaria". Então, acredito que foi um reconhecimento. Sou grato à administração, prefeito e vice que aceitaram que eu pudesse assumir essa secretaria.

Não posso deixar de falar o nome de uma pessoa, tem tantas, mas quando falo em Festa da Origens não posso esquecer de uma pessoa, o Jean Carlos Leite. Ele foi o meu braço direito durante a festa. A Festa das Origens não aconteceu só através do Balbino, foi uma equipe, mas na parte dos eventos, quero deixar dito que o Jean foi um grande amigo.

A todos que estão torcendo para que tudo isso dê certo, muito obrigado!


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|