Saúde

Conheça o que são práticas integrativas e complementares na saúde

11 Julho 2019 14:04:00

Elizete Farias da Silva, formada pela Universidade de Cruz Alta, RS/ Foto arquivo pessoal


Elizete Farias da Silva, formada pela Universidade de Cruz Alta, RS/ Foto arquivo pessoal

Trabalhando há 18 anos na área da saúde em Rio do Campo, a enfermeira Elizete Farias da Silva, formada pela Universidade de Cruz Alta, RS, é especialista em Saúde da Família pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, graduanda na pós-graduação de Medicina Chinesa, Acupuntura, também é habilitada para desenvolver Reiki, Auriculoterapia, Aromaterapia e ainda, Ventosaterapia.

Em sua área de atuação, observou que as PICS - Práticas Integrativas e Complementares, seriam essenciais para promover e prevenir a saúde e bem-estar da população. Determinada e dedicada, Elizete buscou conhecimento e parceria para desenvolver o projeto de implantação das PICS no município de Rio do Campo, o qual foi sancionado pela Lei nº 2.270.

As práticas integrativas e complementares de saúde se tornam uma realidade na rede de atenção em saúde pública, aumentando a qualidade e expectativa da população, salienta Elizete. "Enquanto a medicina ocidental desempenha um papel importante na cura do paciente através do tratamento medicamentoso, a medicina oriental acredita em tratamento com recursos terapêuticos", menciona a enfermeira.

Um pouco sobre as práticas integrativas e complementares realizadas pela enfermeira

Auriculoterapia? Prática que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos. Benefícios para? dor na coluna, enxaqueca, estresse, insônia, ansiedade, tensão muscular, depressão, labirintite, menopausa, constipação, falta de concentração e memória, dores articulares, hipertensão, alergias e ajuda no combate ao tabagismo.


Foto arquivo pessoal

Reiki? Prática que utiliza imposição das mãos para canalização da energia vital, visando promover o equilíbrio, restabelece o fluxo de energia vital. Benefícios? redução do estresse e ansiedade, equilíbrio hormonal, equilíbrio emocional, aumento da criatividade, aumento da calma, tranquilidade e serenidade, aumento do autocontrole, diminuição da impulsividade, fortalecimento do sistema imune, diminuição dos sintomas da depressão e da síndrome do pânico.


Foto arquivo pessoal

Aromaterapia? Técnica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais, voláteis para recuperar o equilíbrio e harmonia do organismo, promovendo a saúde física e mental. Benefícios? combate ao estresse, alivia TPM, diminuição de pressão arterial, insônia, enxaqueca, diminui a fadiga, aumenta a concentração, alivio de alergias.

Meditação? Prática mental que consiste em treinar a focalização da atenção de modo analítico ou discriminativo, promove alterações favoráveis no humor, amplia capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções. Benefícios ? diminui estresse, melhora função imunológica, melhora qualidade do sono, reduz ansiedade, melhora o humor e comportamento, diminui tensão relacionada com dores de cabeça e dores musculares.

Acupuntura? Tecnologia de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa (MTC) e estimula pontos espalhados por todo o corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de finas agulhas filiformes metálicas, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças. Benefícios? ajuda emagrecer, dor nas costas, reduz o estresse, problemas estomacais, enxaqueca, ansiedade, diversos tipos de dores.


Foto Ilustrativa

Ventosaterapia? Técnica de sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue. Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.


Foto Ilustrativa

Mais informações através dos números de Whatzapp (47) 98455-9414 ou 99992-2686.




 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 





PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|