Prazo para cadastramento biométrico encerra em junho

Eleitores de seis municípios do Alto Vale precisam fazer a revisão ou podem ter títulos cancelados

15 Maio 2019 08:44:16

Foto: Arquivo DAV

Seis municípios do Alto Vale estão com prazo aberto para a revisão do cadastramento biométrico do eleitorado. Os eleitores de Atalanta, José Boiteux, Mirim Doce, Rio do Campo, Vitor Meireles e Witmarsum que não realizarem a revisão até o dia 28 de junho, poderão ter problemas com documentos, incluindo o título de eleitor cancelado.

Segundo o chefe de Cartório da 57ª Zona Eleitoral, José Lori Soares Júnior, a revisão do eleitorado de Atalanta iniciou no dia 11 de março e até o momento, apenas 41% do eleitorado compareceu para realizar a revisão. "É um número muito abaixo do que gostaríamos, porque já se passaram dois meses e nós não atingimos ainda metade dos eleitores e isso é preocupante".

Lori disse ainda que o eleitor que não realizar o cadastramento terá o título cancelado e poderá ter problemas com outras atividades da vida civil que necessitem da quitação eleitoral, como emitir passaporte, se matricular em instituições públicas, tomar posse em cargo público e poderá ter problemas com o CPF. "É muito importante que o eleitor tenha consciência de que ele precisa fazer porque é uma obrigação legal".

Para os eleitores que tenham dificuldades em serem atendidos durante a semana, será realizado um plantão de atendimento no sábado, dia 25 de maio, das 9h às 12h. "Lembrando que é preciso trazer um documento oficial com foto e um comprovante de residência".

A chefe de Cartório da 46ª Zona Eleitoral de Taió, Fernanda Coelho Putti, informou que em Rio do Campo 72% dos eleitores fizeram a revisão e em Mirim Doce 61%. O prazo para os dois municípios encerra em 28 de junho e serão realizados plantões para atender os eleitores de Mirim Doce, no sábado (18), e Rio do Campo, no dia 25. "É importante lembrar que vamos atender as pessoas que vão com os ônibus, que serão disponibilizados. A Justiça Eleitoral vai disponibilizar ônibus, em convênio com as prefeituras só que precisa ser pré-agendado com as prefeituras para se ter uma noção de quantos ônibus vão ser necessários. Nos dois dias de atendimento, estaremos de plantão das 9h às 15h".

Na 14ª Zona Eleitoral de Ibirama, a técnica judiciária Geovana Carolina Rottini, disse que de José Boiteux, dos 4.116 eleitores, apenas 2.222 realizaram o cadastramento, totalizando 53,98%. Em Vitor Meireles, dos 4.443 eleitores, 2.280 realizaram a revisão, somando 51,32% e em Witmarsum, foram 49,57 % dos 3.292. "A procura está baixa e a gente pede que os eleitores venham fazer a revisão para não deixar para última hora e correr o risco de ter o título cancelado. Todo mundo deixa para a última semana, nós não conseguiremos atender todos, vai dar filas e o eleitor terá problemas", alertou Geovana.

Em Aurora, o prazo já encerrou na sexta-feira (10) e de acordo com o técnico judiciário da 102ª Zona Eleitoral, Danilo Marra, a previsão inicial desde o início da revisão era de que 4.584 eleitores fizessem a biometria, e destes, 4.273 realizaram a revisão. Além disso, foram feitos 240 novos alistamentos de títulos e 313 transferências. "Esses números ainda podem variar, porque agora que nós estamos fechando os lotes de requerimentos de transferência e revisão e o Tribunal ainda vai fazer o batimento, vai verificar se tem erro, o que vai ser deferido, indeferido, então esses números podem variar".

Os eleitores que não regularizaram terão o título de eleitor cancelado, já as pessoas que não moram mais em Aurora e que não fizeram a transferência para o município onde estão residindo atualmente, terão os títulos suspensos até a regularização.

Elisiane Maciel

Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 





PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|