Siga nossas redes

Rio do Campo

Jovem Riocampense é campeão da Copa Alto Vale de Enduro F.I.M.

Fotos: Divulgação


Fotos: Divulgação

O jovem Riocampense Tiago Pereira de Jesus, de 24 anos, formado em Engenharia Civil vem se destacando no Motociclismo na região do Alto Vale do Itajaí. O domingo, dia 20 de outubro, foi um dia histórico para o esportista, após sete etapas, Tiago foi o campeão da Copa Alto Vale de Enduro F.I.M. - Federação Internacional de Motociclismo, na categoria 'Especial - A', motos 4T, de fabricação não nacional, com cilindrada até 250cc.

Tiago ainda foi vice-campeão na classificação geral do campeonato, onde todos os pilotos pontuam independente da categoria. "Foram sete etapas que envolveram as cidades de Presidente Nereu, Ituporanga, Taió, Trombudo Central, Ibirama, Dona Emma e Rio do Sul", menciona Tiago. O jovem Riocampense já havia participado da Copa nas edições de 2017 e 2018, mas somente em algumas etapas.

Motivado pela família, em especial pelo pai, Jair Pereira de Jesus, que também já foi campeão nessa mesma copa há alguns anos atrás, Tiago pratica motociclismo desde os 8 anos de idade. "Foi meu pai quem sempre me motivou a seguir no esporte e sempre me deu o suporte necessário", afirma o jovem.

Não é a primeira vez que o jovem engenheiro chega no lugar mais alto do pódio. "A primeira vez foi em 2018, em Rio do Sul, em uma etapa da Copa Mini Enduro Alto Vale, a qual também tento participar sempre que possível", revela.

Para alcançar bons resultados na modalidade, Tiago explica como se prepara "O treino com a moto geralmente ocorre aos finais de semana que não tenho etapas para participar. Por conta da vida profissional e por ser um esporte muito caro, os treinos acabam ficando um pouco restritos. Durante a semana sigo sempre treinando na academia para melhorar o preparo físico e assim facilitar o alcance de melhores resultados", explica.

Na visão do jovem, o que foi relevante para conquistar o título foi sua constância no campeonato "Acho que o ponto principal foi a constância no campeonato. Consegui participar de todas as etapas, e todas com um bom resultado, sempre melhorando, tanto dentro da minha categoria quanto na classificação geral".

 

As empresas Jawa Motos e Lotérica Jawa, que são dos pais de Tiago, são os principais patrocinadores do jovem. "São eles que me ajudam com inscrições, gastos com transportes até as etapas e todo o resto. Também conto com o apoio do meu primo Charles Pereira que também obteve resultados expressivos este ano na mesma copa. Ele me acompanhou em todas as etapas, pois dessa forma podíamos dividir os gastos e ajudar um ao outro com o que precisasse. Infelizmente, nosso esporte é pouco valorizado quando falamos em patrocínios. Por ser um esporte caro, muitos pilotos acabam desistindo por falta de apoio e não por falta de competência, isso é fato", expressa Tiago.

O universo das corridas é como a segunda casa para o Riocampense "Com certeza, é minha segunda casa. É um esporte fantástico, a adrenalina é contagiante, me sinto bem entre amigos, podendo disputar e também aprender com eles. Quando estamos acelerando cada um busca seu melhor tempo, mas quando estamos fora das 'pistas' todos buscam se ajudar. Este é o diferencial do Enduro F.I.M.", afirma Pereira.

No ano que vem, Tiago pretende também participar da Copa Catarinense de Enduro F.I.M. que é um sonho para ele "Buscando sempre o meu melhor e tentando alcançar o lugar mais alto do pódio", garante.

Dentro do motociclismo Tiago diz ter escolhido a categoria enduro por ser uma modalidade de menor risco. "Largamos sempre acompanhados de apenas um piloto. Largam dois pilotos por minuto, onde ambos respeitam o espaço do outro, sendo que o que contabiliza o tempo é o GPS que cada um carrega, diferente das corridas em pista, onde todos largam juntos e disputam o mesmo caminho, o que faz aumentar o risco de colisões e acidentes", explica o engenheiro civil.

Tiago finaliza com agradecimentos "Primeiramente agradeço a Deus pela proteção em cada vez que subo na minha moto. Também a minha família, principalmente meu pai, Jair, e minha mãe, Vanderleia, que são meus maiores incentivadores e também patrocinadores. A minha namorada, Helen, que está sempre comigo, meu primo Charles que me acompanhou o ano todo. E também agradeço à família da Copa Alto Vale, que sempre nos recebeu de braços abertos, nos acolhendo e fazendo com que nos sentíssemos sempre em casa".

Jornal A Tribuna do Vale


Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|