Rio do Campo

Serviço de Inspeção Municipal já é realidade em Rio do Campo

15 Março 2019 07:14:30

Foto: Divulgação

O Prefeito Rodrigo Preis assinou no mês passado o decreto que regulamenta a lei do Serviço de Inspeção Municipal - SIM. O Serviço visa promover a saúde pública e segurança alimentar além possibilitar que os produtores do município produzam e promovam vendas para a região.

A regulamentação foi efetivada durante uma cerimônia na Câmara de Vereadores que contou com a presença do Prefeito Rodrigo, Presidente da Câmara, Diomar Sadlowski e Chefe de Gabinete, Lenoir Menegazzi. Também se fizeram presentes no ato, o assessor da Amavi, Odenir Felizari e a médica veterinária, responsável pelo programa, Yasmin Venturi Cani. 

Durante o evento, também explicaram o funcionamento do programa o médico veterinário Emerson José Eli e o servidor responsável pela vigilância sanitária, Joel Schmidt. 

Para o Prefeito Rodrigo, o SIM é um grande benefício para a sociedade riocampense "Através da AMAVI, estamos implementando em todos os 28 municípios da região, mas o grande benefício é dar uma oportunidade ao agricultor que quer iniciar sua produção e agregar valor ao seu produto. Após produzir, aparecem as dificuldades de comercialização, burocracia, falta de informação correta, mas agora temos a oportunidade de ter a orientação correta", afirma o Prefeito. 

Com a inspeção, o consumidor terá a garantia da segurança alimentar por se tratar de produtos inspecionados. 

Rio do Campo é o primeiro município associado à AMAVI, a implantar o SIM. De acordo com o assessor da instituição, Odenir Felizari, os produtores e o município terão um ganho muito grande "Agilidade, facilidade e proximidade estão acessíveis ao produtor que queira se regulamentar e vender seu produto de origem animal dentro do Alto Vale e futuramente aderir ao SISBI para vender todo o Brasil", afirma. 

Conforme o médico veterinário Emerson José Eli, os interessados em aderir ao SIM devem inicialmente procurar a Secretaria de Agricultura para as devidas orientações. "Todos que tenham interesse em produzir e comercializar produtos de origem animal podem aderir ao SIM", comenta Emerson. 

O produtor de pólen Luiz Antonio Sosnowski acompanhou a cerimônia de lançamento do SIM e afirmou que esse foi um momento muito aguardado "O que hoje Rio do Campo está implantando é uma conquista enorme. O município inteiro ganha porque serão expandidas as fronteiras de comercialização. E com a nova regulamentação, nós ganhamos um mercado que passa de 6 mil para 300 mil habitantes", comenta. 

O chefe de gabinete Lenoir Menegazzi explica que através de uma luta do Prefeito Rodrigo e AMAVI, foi criada uma lei unificada para instituir um consórcio regional para permitir o funcionamento do Serviço. "Agora aquele queira realmente trabalhar legalizado tem essa chance", declara. 

A parceria com a Câmara de Rio do Campo foi fundamental para a aprovação da lei do SIM, o que tornou Rio do Campo o primeiro da região a lançar o programa. Representando a Casa, o presidente Diomar Sadlowski usou a palavra e citou que também é agricultor e parceiro da iniciativa "o SIM terá uma grande importância para o nosso município, onde além da agricultura, vai refletir no nosso comércio", afirmou. 

O reflexo econômico após o SIM se dará de diversas formas. Conforme o Prefeito, haverá novos empreendimentos no município. 

Gean Beiger - Assessoria de Imprensa

Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|