Saúde organiza campanha de vacinação contra pólio e sarampo

07 Agosto 2018 09:57:21

Prefeitura Municipal de Salete

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada entre 6 e 31 de agosto com o chamado "Dia D", de mobilização, no dia 18, um sábado. A ação envolve todos os postos de saúde do Brasil. As crianças menores de cinco anos devem ser levadas, mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente.

Em Salete a imunização é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e poderá ser feita na sala de vacinas do posto do programa Estratégia Saúde da Família Dona Felícia May (ESF "2"), no bairro Cachoeira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h30min. É necessário levar a carteirinha de vacinação. Na oportunidade, os adultos também passarão por uma verificação da situação vacinal.

A cobertura vacinal em Santa Catarina está abaixo da meta, o que aumenta o risco da volta do sarampo estado. "Pais e responsáveis devem levar as crianças, mesmo que elas estejam com a caderneta de vacinação em dia para que elas recebam as doses da poliomielite e da tríplice viral que protege contra sarampo, rubéola e caxumba", explica a secretária de saúde, Nelci Terezinha Adami Kuhlkamp.

Com o objetivo de incentivar a população ainda mais, no sábado, 18 de agosto, ocorrerá o dia "D", quando a imunização poderá ser feita no horário das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, no posto Dona Felícia May (ESF "2").

Rotarianos parceiros na luta contra a Pólio

Além de uma ampla divulgação em meios de comunicação, redes sociais, locais públicos e escolas para sensibilizar os pais a levarem as crianças para a imunização, a Secretaria Municipal de Saúde contará com o apoio do Rotary Club de Salete e do Rotary Club Salete-Geração, ambos do Distrito 4650, em várias ações de erradicação da Pólio na cidade.

Os clubes de Rotary contribuirão diretamente nas atividades como apoiadores. No dia "D", 18 de agosto, data da mobilização da campanha, eles serão patrocinadores de algumas ações para as crianças.

"Ficamos muito contentes pelo engajamento dos rotarianos em nos auxiliar para atingirmos a nossa meta, que é imunizar aproximadamente 350 crianças. Estivemos reunidos com os presidentes dos clubes de Rotary e a prefeita Solange Schlichting (Chica), onde estabelecemos que teremos no dia "D" pela manhã, brinquedos, máquina de algodão doce, pipoca, presença de fantoches, do personagem do zé gotinha, pintura de rosto, tudo ao ar livre para a criançada. Caso chova, mudaremos a programação para o ginásio municipal", falou a secretária de saúde, Nelci.

A importância da vacinação

A vacinação é a única maneira de prevenção. As pessoas devem ficar atentas aos boatos criados pelas Fake News nas redes sociais, pois a imunização é necessária e segura. Antes de compartilha algo, a orientação é que se busquem fontes seguras, o site da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, http://www.dive.sc.gov.br, e do Ministério da Saúde, http://portalms.saude.gov.br.

Serviço:

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

Local: Posto Dona Felícia May (ESF "2") - bairro Cachoeira

Data: 6 a 31 de Agosto

Horário: 8h às 11h e das 13h às 16h30min

Dia "D" - sábado, 18 de Agosto (atividades pela manhã para as crianças: brinquedos, máquina de algodão doce, pipoca, presença de fantoches, do personagem do zé gotinha e pintura de rosto)

Local: Posto Dona Felícia May (ESF "2") - bairro Cachoeira

Horário: 8h às 17h - sem intervalo para almoço

* Na oportunidade os adultos também passarão por uma verificação da situação vacinal.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 



PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|