Mudança de carreira

Conheça 8 passos para o sucesso

Se você está pensando em fazer uma mudança de carreira, é porque algum aspecto do seu trabalho hoje incomoda, certo? Você não está sozinho.


Mudança de carreira: os 8 passos para o sucesso - Foto: Pxhere

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, 56% dos brasileiros com carteira assinada estão insatisfeitos com o seu emprego. Se esse é o seu caso, saiba que fazer uma transição na carreira é possível, até mesmo para profissionais já consolidados no mercado.

Muitas vezes, a insatisfação é com o trabalho atual e não com a carreira em si. Por isso, é importante se perguntar: "Por que eu não gosto de trabalhar aqui?"; "Quando começou a falta de motivação?"; "O que eu gosto e o que eu não gosto de fazer no meu trabalho?". Entender qual é o real motivo que leva a buscar por essa mudança é imprescindível para evitar arrependimentos. 

Por outro lado, falar em grandes transformações pode causar até arrepios em algumas pessoas, mas é preciso encarar essa etapa como algo positivo e que pode ser realizado de forma tranquila - desde que seja feita com planejamento. Depois de tomar essa decisão tão importante, chega a hora de colocar o plano em prática. Veja como fazer isso em oito passos.

Mudança de carreira: os 8 passos para o sucesso - Foto: Pxhere

??8 PASSOS PARA UMA MUDANÇA DE CARREIRA BEM SUCEDIDA

Passo 1: Mercado de trabalho

Você já concluiu que a mudança de carreira é essencial na sua vida. Mas, agora pode surgir a dúvida: em qual área investir daqui para frente? Analisar o mercado de trabalho é um dos passos para a mudança de carreira bem sucedida. Avaliar o cenário econômico e o mercado é importante para identificar novas demandas por profissionais e o momento mais favorável para a transição ocorrer de maneira suave. Tudo isso aumenta suas chances de sucesso.

Passo 2: Reserva financeira

Antes de embarcar de cabeça nessa transição é importante ter uma reserva financeira, pois você irá reiniciar sua carreira e isso implica em, possivelmente, começar como profissional nível júnior na nova área. Além disso, é importante prever os investimentos que precisarão ser feitos para a nova capacitação profissional, incluindo os cursos e formações necessárias para exercer a nova profissão. O recomendado é ter como reserva aproximadamente de 6 a 9 meses de salário.

Passo 3: Planejamento

É preciso desenhar como você deseja que a sua vida profissional seja daqui em diante e estar preparado para os novos desafios. O planejamento deve indicar claramente onde você quer chegar e quais os caminhos precisará trilhar para atingir esses objetivos. O planejamento, tanto financeiro quanto de tempo, é essencial. Como o tempo é o principal desafio neste processo, estar preparado para os imprevistos é a melhor maneira de progredir.

Passo 4: Conheça experiências de quem já passou por isso

Nada melhor do que conversar com quem já vivenciou essa experiência para conhecer a fundo alguns desafios e soluções existentes nas transições para uma nova carreira de maneira natural e tranquila. Por isso, procure por profissionais que já realizaram esse feito ou busque aqueles que trabalham atualmente na área que você deseja atuar. Os melhores caminhos para a sua mudança podem ser indicados por mentores, minimizando a chance de erros e potencializando os resultados.

Passo 5: Networking

Para conseguir uma nova colocação com mais agilidade, uma rede de contatos fortalecida é importante. Como está o seu networking? Criar pontes para a sua nova carreira é indispensável, por isso contate pessoas próximas, amigos e colegas, pessoas com quem trabalhou no passado para contar sobre essa transição profissional e suas novas aspirações. E use as redes sociais a seu favor!

Passo 6: Faça uma nova graduação ou pós-graduação

Para conseguir alavancar sua carreira em uma nova frente de atuação, é indispensável que você se especialize nela. "Qual faculdade é preciso fazer para exercer essa profissão?", "A minha formação atual me permite um conhecimento prévio sobre o assunto?", "Uma pós-graduação seria o mais recomendado?". Essas são perguntas que você deve se fazer para encontrar as melhores saídas nesse momento. Assim você será visto novamente pelo mercado de trabalho, além de ter uma nova oportunidade para criar conexões importantes em sua rede de contatos, fortalecendo o passo 5 desta lista!

Passo 7: Use suas habilidades como complemento!

Um erro muito comum para quem está em processo de mudança na carreira é abandonar a antiga profissão totalmente. Usar da sua experiência pode ser uma vantagem competitiva. Reflita sobre o quê, da sua antiga carreira, pode se tornar uma vantagem no novo lugar que quer chegar.

Passo 8: Foco no objetivo!

Contar com a ajuda da sua rede de contatos, fortalecer o networking, planejar, trabalhar o autoconhecimento e o controle das emoções é muito importante para não perder o foco nesse processo. Ter clareza e persistência no objetivo traçado é o que irá garantir a efetividade na mudança de carreira. Lembre-se: você está mudando a sua vida, não apenas seu emprego! Uma mudança de vida não se faz toda hora e exige muita clareza mental para ser mantida de pé com sucesso. Os desafios irão surgir, mas se você decidiu que quer mudar, planejou e está determinado, vá em frente!

Para saber como alcançar sua transformação na prática, conheça os cursos de graduação e pós-graduação da UniSociesc e prepare-se para o seu futuro!

G1 SC

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|