Previsão do Tempo

Temperatura chegou aos 30º centígrados neste domingo e sol deve permanecer ao longo da semana transferindo o famoso 'veranico' para o mês de junho

17 Junho 2019 07:12:00

Mineiras residentes em Florianópolis ficaram impressionadas com calor fora de época. Foto: Flávio Tin/ND


Mineiras residentes em Florianópolis ficaram impressionadas com calor fora de época. Foto: Flávio Tin/ND

Conhecido como veranico de maio, o período de calor que marca o outono parece ter se transferido para o mês de junho. Neste final de semana, os moradores de Florianópolis se depararam com temperaturas que chegaram a 30º C de máxima, e mesmo faltando cinco dias para o início do inverno, teve muita gente disposto a aproveitar as praias da Capital.

Após ficar escondido pela névoa do amanhecer, o sol brilhou com intensidade no final da manhã de domingo e levou milhares de pessoas para as praias da Capital. O movimento se intensificou a partir do meio-dia deixando o trânsito lento em direção as praias do Norte, Leste e Sul da Ilha.

Nascidas em Belo Horizonte, as publicitárias Érica Sales, 36 anos, e Barbara Xavier, 27 anos, se mudaram para Florianópolis recentemente e não esperavam o calor fora de época. "Na verdade nós esperávamos muito frio, mas acho que está fazendo mais frio em Belo Horizonte nessa época do ano do que aqui", declarou Bárbara, que aproveitou o sol para se bronzear na praia do Campeche. "É primeira vez que estamos nesse praia e estou muito feliz com esse calor", falou Érica.

Natural de Belém do Pará, o lubrificador Clebson Monteiro, 38 anos, já reside em Florianópolis há nove anos e não lembra de ter frequentado a praia nessa época do ano. Ontem, eles aproveitaram o dia na Praia do Campeche ao lado dos amigos Lucas Porto e Flávio Fullly

"Esse ano está diferente mesmo, nem deu tanta tainha mesmo", disse Clébson, em referência a ausência do vento Sul, que costuma vir acompanhado das temperaturas baixas e favorecer a migração das tainhas da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, para o litoral catarinense.

Para Lucas Porto, 32 anos, o vento atrapalha um pouco no outono e dá aquela sensação de frio no final da tarde, mas deixa o dia mais bonito. "Uma pena que não temos mais horário de verão. Se tivesse agora seria demais", declarou, ao lembrar que o horário de verão foi extinto pelo Presidente da República Jair Bolsonaro.


Clebson, Flávio e Lucas aproveitaram o dia de sol no Campeche. Foto: Flavio Tin/ND

O dia ensolarado também ajudou o comércio local. Restaurantes ficaram cheios e os ambulantes também aproveitaram para faturar na beira da praia com o movimento que se estendeu até o final de tarde. O comerciante Marcelo Izoppo, 39 anos, calcula que faturou até 40% a mais neste domingo em relação ao ano passado. "No ano passado, o domingo caiu no dia 17 e choveu. Quando sai um sol tudo fica melhor e a gente vende mais", afirma.

Sol deve permanecer durante a semana

Apesar das previsões de chuva acima da média para o trimestre formado pelos meses de junho, julho e agosto, o sol deve permanecer brilhando em Florianópolis durante a semana, de acordo com previsão da Epagri/Ciram. As temperaturas máximas é deverão cair ao longo da semana, com o frio chegando na noite de quarta-feira (19) para quinta-feira (20).

Nesta segunda-feira (17), a máxima cai para 28º C, e segue baixando até quinta-feira (20), na véspera do início do inverno, quando o termômetro deve registrar 22º de máxima ao meio-dia e 10º de mínima ao amanhecer. De acordo com a Epagri/Ciram, no trimestre a temperatura estará acima da média climatológica, em SC, e inverno será ameno, pois as ondas de frio serão escassas e pouco duradouras, intercalando com períodos mais aquecidos.

De acordo com os meteorologistas Marcelo Freitas e Gilsânia Cruz, o veranico de junho foi provocado por um bloqueio atmosférico na região Oceano Pacífico que impediu o deslocamento das frentes frias pelo sul do Brasil, chegando até o Uruguai. Com isso, Santa Catarina ficou sob a influência de uma massa de ar seco, que dificulta a formação de nebulosidade.

CRISTIANO RIGO DALCIN, FLORIANÓPOLIS

Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 





PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|