Siga nossas redes

Aulas

Diretor da EEB Pe. João Kominek fala sobre volta às aulas

Escola de Santa Terezinha recebeu melhorias durante a paralisação devido a pandemia

Por: Jornal A Tribuna do Vale - www.jatv.com.br

Em meio às incertezas sobre o retorno das aulas presenciais, o JATV conversou com Liberto Burdzinski, diretor da EEB. Pe. João Kominek de Santa Terezinha. Confira:


JATV - Durante todo esse tempo de pandemia, como foram as aulas e quais foram as dificuldades encontradas pelos professores e direção da escola?

LIBERTO - Desde o início da suspensão das aulas presenciais, a preocupação de toda a equipe era saber como seria a sequência do ano letivo. Diante disso, os professores e a equipe administrativa se dedicaram muito, participando das capacitações e se adequando as novas ferramentas de trabalho. Quanto à gestão, nos preocupamos em fazer tudo conforme a legislação. Todos foram proativos e encararam de frente o problema, tanto os profissionais, quanto os pais. Isso foi muito positivo para as aulas. Os professores formulam as aulas através de um modelo pré-estabelecido pela escola. Isso foi postado no Google ClassRoom e nos grupos de WhatsApp semanalmente. Quem não tem acesso, recebe as atividades de forma impressa. Quem mora longe da escola, recebe tudo em casa. Os professores seguem acompanhando os alunos. É uma situação que traz muita dificuldade. Também é um momento de aprendizado para todos. As coisas estão indo melhor do que o esperado. Nossa grande dificuldade é a distância. Educação é contato, é sentar-se do lado, é o olho no olho. Isso não está acontecendo. Sentimos falta dos alunos na escola, assim como eles sentem falta do professor e da interação com os colegas.


JATV - Com essa breve liberação do Governo de SC, como a EEB Pe João Kominek planeja a volta às aulas?

LIBERTO - Ainda estamos em fase de adaptação, assim como foi no início da suspensão das aulas presenciais. Há muitas dúvidas e necessidade de capacitação. Isso estamos fazendo para um retorno seguro. Estamos trabalhando em duas frentes: elaboração do plano de contingência escolar, o qual vai determinar toda a organização e cuidado da escola para um retorno seguro, e também na sondagem dos alunos que possuem o interesse do apoio pedagógico presencial, pois o mesmo não é obrigatório. Estamos preocupados em ter uma escola segura e que siga todas as diretrizes legais, além de buscar os estudantes interessados. Vale lembrar que o retorno é gradativo, iniciando pelo terceiro ano do ensino médio, seguindo para as demais turmas. Importante é deixar a escola preparada para receber os alunos nesse ano. Essa organização também será importante para o ano que vem.


JATV - O que vocês mais ouvem dos pais dos alunos, referente a uma possível volta às aulas?

LIBERTO - As famílias estão com muitas incertezas. De forma geral, dizem que nesse ano, nem deveriam voltar as aulas presenciais. Eles se sentem mais seguros com os filhos em casa, pois já estão adaptados a essa nova realidade. Claro que isso não é unanimidade. Alguns casos cobram o retorno. As famílias que possuem pessoas no grupo de risco têm uma preocupação ainda maior. Por isso a importância de esclarecer que esses alunos não retornem à escola neste ano.


JATV - Mesmo sem atividades presenciais, a EEB Pe João Kominek não ficou parada. Quais obras foram realizadas no educandário?

LIBERTO - Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, estamos trabalhando para melhorar a escola na parte física. Temos recebido materiais importantes para o apoio pedagógico com destaque para a lousa digital e mais de 500 excelentes livros para a biblioteca. Conseguimos executar, com o apoio da Coordenadoria Regional de Educação de Taió, o projeto de acessibilidade, o qual era extremamente necessário e urgente. Também estamos com a cobertura nova do ginásio de esportes ao lado da escola, aguardando a sua colocação. Essa obra também é fundamental, pois a cobertura que já estava bastante danificada, ficou sem condições de uso após a passagem do ciclone bomba. Ainda em 2020, devemos ter a nova cobertura colocada no ginásio.


JATV - Deixe sua mensagem aos pais e professores da escola.

LIBERTO - Quero deixar meu agradecimento a comunidade escolar pela responsabilidade e o empenho que todos estão demonstrando. Digo aos pais e estudantes que entendo a dificuldade pela qual estão passando. Não era isso que tínhamos planejado para a escola esse ano. Mas precisamos continuar contando com o apoio de todos para concluir da melhor maneira possível esse ano letivo. Planejamos atividades culturais, esportivas e pedagógicas que não foram possíveis de executar. Mas isso vai passar e retornaremos para uma escola renovada. Aos professores, parabenizo pela passagem do seu dia nesse dia 15. Mais uma vez, mostraram que são imprescindíveis em qualquer sociedade. A coragem de vocês para enfrentar essa situação enchem de orgulho. Ficou claro para todos que o professor faz falta e é importante. Para finalizar, quero dizer a toda comunidade escolar que vocês não estão sozinhos. Podem nos procurar quando for preciso.

Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|