SANTA TEREZINHA

Jovem Terezinhense desenvolve projeto sobre turismo rural

30 Novembro 2018 15:50:00

JATV
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Um Projeto de Turismo Rural em Rio do Campo, Santa Terezinha e Papanduva está sendo desenvolvido pela terezinhense, estudante de medicina veterinária, Keila Jordana Esser, de 24 anos. A estudante reside em Curitibanos, mas diz que nos finais de semana sempre está em Santa Terezinha, cidade em que nasceu.

Proporcionar novas experiências aos visitantes e à população local, além de contribuir para o crescimento pessoal e dos envolvidos no projeto, são alguns dos motivos que motivaram Keila a desenvolver o projeto "Principalmente para incentivar esse tipo de atividade, pois os municípios de Rio do Campo, Santa Terezinha e Papanduva são privilegiados por possuírem inúmeras belezas naturais. A minha ideia vai além de apresentar esses lindos locais, mas também mostrar a cultura local, culinária, histórias dos moradores antigos, entre outras atividades", explica a jovem.

Momentos da infância de Keila também alimentaram a ideia de começar o projeto, diz a estudante. "Tenho grande amor pela natureza. Desde pequena sempre admirei as cachoeiras. Sempre tive contato direto com a natureza e a sorte de morar próxima a elas, e com o tempo surgiram ideias de projetos para apresentar esses locais às pessoas".

Pelos relatos de Keila Jordana, observa-se que ela é uma desbravadora nata das belezas naturais. "Várias cachoeiras descobri sozinha e as nomeei, algumas somente eu frequento. Faz dois anos que estou me preparando e montando os roteiros para mostrar. Para mim a maior felicidade é compartilhar e ver a alegria das pessoas ao chegarem numa cachoeira. É muito gratificante", menciona a jovem.

É um projeto pequeno, explica Keila. As pessoas envolvidas são basicamente os membros da família "Sou a guia. Meus pais, Hilberto e Maria Esser, minha cunhada, Sonia Esser e meu irmão Emerson Esser ficam com a parte da alimentação".

O projeto elaborado pela estudante tem como base oferecer dois dias de trilhas e cachoeiras em algumas localidades. "São 8 cachoeiras, 1 cânion e o morro do Taió. Cachoeira do cânion, Cachoeira da Laje, Cachoeira do Polaco, Cachoeira da Voatka, Cachoeira do Pulo, Cachoeiras São João do Mirador, Cachoeira Nova Cultura e Cachoeira do Werka", conta.

Conforme Keila, no sábado, dia 15, os turistas serão recepcionados com um café colonial e depois seguirão para o Cânion da Prata, localizado na propriedade de Clovis e Sandra Czerniack, em Rio da Prata, Rio do Campo. "Depois do cânion, visitaremos a Cachoeira Laje da Prata. E ao meio-dia será servido o almoço colonial na minha casa, localizada na Tifa Esser, em Santa Terezinha. Durante a tarde de sábado, iremos para o Morro do Taió, montaremos o acampamento, seguido da subida e vista do pôr do sol. Já à noite, haverá um luau com fogueira, churrasco e interação entre os turistas", explica a guia.

No domingo, dia 16, a manhã inicia com café colonial também na casa de Keila, e depois ocorrerão visitas a três cachoeiras nas proximidades. "Depois almoçamos e durante a tarde finalizamos com visitas a mais três cachoeiras", diz Keila.

A jovem comenta que o projeto será contínuo durante as férias de verão. "Vai começar no dia 8 e seguirá todos os finais de semana seguintes até fevereiro. Depende da demanda, mas pretendo que seja contínuo, inclusive nas férias de julho também", revela Esser.

A gastronomia envolverá pratos típicos da cultura local "Café da manhã colonial e almoço colonial com pratos típicos da culinária polonesa, italiana e alemã. Serão fornecidos na casa dos meus pais, na localidade Tifa Esser, em Santa Terezinha", conta Keila Jordana.

A jovem amante da natureza, finaliza convidando a todos para prestigiarem o projeto "Gostaria de enfatizar o potencial turístico desses municípios e que a minha intenção é de promover um maior reconhecimento dos mesmos, pois acredito que será algo muito positivo para o desenvolvimento local. É algo simples, mas feito com muito amor pela natureza, por isso sempre vou falar da importância de preservar esses locais, de não jogar lixo, não interferir na fauna e flora para que futuramente esses locais se mantenham lindos do jeito que estão para que nossos filhos e netos tenham o privilégio de conhecer esses locais".

Para Participar faça contato pelo número (49) 984282989, Keila.

Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|