Membros Imortais da Academia de Letras de Santa Terezinha são empossados

Fotos: Jornal A Tribuna do Vale


Fotos: Jornal A Tribuna do Vale

Na noite de sexta-feira, dia 04 de outubro, o Salão de Eventos do Parque Mata Nativa, em Santa Terezinha, foi palco da solenidade de posse dos 'Membros Imortais' da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Seccional Santa Terezinha.

Na presença das autoridades municipais, prefeita Valquíria Schwarz e vereador Nelson Tiago, os 12 'Membros Imortais' foram nomeados. Após cada membro receber a toga do padrinho, o escritor Manuel José, no ato representando o Presidente Estadual da ALBSC, e o professor e escritor Miguel João Simão, representando a professora e escritora Apolônia Gastaldi, Presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - Microrregional do Alto Vale do Itajaí, fizeram a entrega das medalhas e diplomas. Na sequência, ocorreu o juramento de posse.


Fotos: Jornal A Tribuna do Vale

O evento foi realizado pela prefeitura de Santa Terezinha através da Secretaria de Educação que apoia a ALBSC. A abertura da solenidade contou com apresentações musicais de alunos da Casa da Cultura do município, na regência do professor Marcelino Cesar Burdzinski. E no final foi servido a todos os presentes um delicioso coquetel.

Membros Imortais da Academia de Letras de Santa Terezinha:

1. Andréia Cristina Bertotti Burdzinski - Letras

2. Alaine Carvalho Nania - Artes

3. Debora Zatur Monteiro - Letras

4. Deize Meri Stopa - Pedagogia

5. Edina Maria Burdzinski - Sociologia

6. Elenice Weber Apodaca - Jornalismo e Letras

7. Ilisiani Küchler - Pedagogia

8. Jocimara Goedert Berri - Pedagogia

9. Leila Cristina Espindola Corbani - Pedagogia e Letras

10. Milena Corrêa Linzmeyer - Letras

11. Simone Shultz - Pedagogia

12. Marieli Aparecida de Paula - Filosofia

A importância da ALBSC - Seccional Santa Terezinha

A ALBSC mantém atividades e organizações associativas ligadas à arte e à cultura. É uma instituição Literária Cultural regida por estatuto próprio. E atendendo ao objetivo central, que é difundir e incentivar a cultura e a arte, faz chamamento a escritores, artistas e intelectuais que são apaixonados pela causa.   

As tratativas para a criação da seccional de Santa Terezinha iniciaram no mês de abril, quando o município realizou a Feira do Livro. Na oportunidade, o escritor Manuel José soube do sucesso da feira, que obteve uma expressiva venda de livros, evidenciando o interesse dos munícipes pela leitura e a busca pelo conhecimento; desta forma, senhor Manoel direcionou o convite à Secretária de Educação, Ilisiani Kuchler, para a criação da seccional no município.

A partir de então, para conduzir o grupo foi nomeada ao cargo de Presidente da Seccional a professora Andréia Cristina Bertotti Burdzinski. "Em acordo com os demais interessados em ingressar na ALBSC foi sugerido que eu assumisse a presidência da seccional de Santa Terezinha considerando o fato que possuo formação em Letras, leciono Literatura e já venho desenvolvendo alguns projetos de leitura e escrita nas escolas onde leciono", comenta Andréia.

A professora diz que aceitou o convite com muita alegria "Assumi o cargo por ser completamente apaixonada por leitura, escrita e artes em geral. Penso que nada é mais incisivo como marcador da identidade de um povo do que a cultura em que este povo mesmo se define. Sem ela, tal identidade simplesmente desaparece, dissolve-se, deixando ali, como consequência, uma amorfa massa humana. Daí ser imperativo o reconhecimento, incentivo e preservação da cultura, principalmente a local, de forma que as gerações futuras se sintam não só herdeiras, mas também merecedoras desse gigantesco e precioso tesouro", menciona Andréia.


Fotos: Jornal A Tribuna do Vale

"Senti-me muito feliz também quando soube que a Secretaria Municipal de Educação acolheu com carinho o convite feito pelo escritor, senhor Manuel José, pois a cultura tem um papel importante para a população e para a cidade que investe neste bem tão precioso", completa a Presidente.

Quando bem trabalhada a cultura pode se tornar algo que faz parte da vida e do cotidiano das pessoas, diz Andréia "Nesse sentido, a Seccional da ALBSC em Santa Terezinha tem muito a contribuir, dando oportunidade a muitas crianças e jovens de participar em eventos organizados pela Academia. Eventos que vão trazer a elas conhecimentos que poderão ser de grande importância para suas vidas futura, pois a cultura - somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, 'jeito' este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica. Ora, 'ser' é também 'pertencer' - a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povo", explica a presidente.

Andréia conclui reforçando que a cultura, em todos os seus aspectos, artísticos ou outros, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, tem como resultado fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo "Bem como de integrá-lo em sua família e em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do bem-estar mental e social, condições de bem estar no mundo. Portanto, o indivíduo comprometido com a cultura é feliz, pois sua vida adquire um significado útil".

Sobre os próximos passos dos 'Membros Imortais', Andréia ressalta "O grupo acaba de ser consagrado, estamos ainda extasiadas com o recente evento, mas já com muitas ideias e planos na área da cultura e educação e começaremos 2020 colocando-os em discussão e ação. O grupo formado é muito comprometido e competente no que faz. Santa Terezinha acaba de ganhar um presente logo após o seu aniversário de emancipação, um grupo que fortalecerá sua cultura e deixará uma rica herança em sua história", afirma a professora.

Andréia finaliza com agradecimentos "Não posso deixar de agradecer a Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha por todo incentivo, bem como a ajuda de custos que tivemos para a cerimônia de consagração do grupo. Agradecer pelas ilustres presenças da Prefeita Municipal, Valquíria Schwartz, do Vereador Nelson, representando o Presidente da Câmara de Vereadores da cidade, à Vereadora Gi, e aos Membros da Seccional de Rio do Campo que estiveram em nossa cidade para prestigiar o evento. Agradecer ao professor e músico Marcelino Cezar e seus alunos de música que encantaram a todos com suas apresentações. Agradecer também a Valceni Kotelak e Adriana Savick que ajudaram no evento. E a todas as pessoas que de forma direta ou indiretamente prestaram sua ajuda".

Jornal A Tribuna do Vale




Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 



PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|