Santa Terezinha

Primeiro Seminário de Plantas Medicinais é promovido em Santa Terezinha

12 Junho 2019 09:45:00

Palestrantes Alessio dos Passos Santos ? cultivador e especialista em plantas medicinais; e Viviane Corazza ? Farmacêutica Bioquímica com especialidade em plantas de uso medicinal. Foto JATV


Palestrantes Alessio dos Passos Santos ? cultivador e especialista em plantas medicinais; e Viviane Corazza ? Farmacêutica Bioquímica com especialidade em plantas de uso medicinal. Foto JATV

Na véspera do 'Dia Mundial do Meio Ambiente', comemorado em 05 de junho, foi realizado no Salão Comunitário de Rio da Anta, em Santa Terezinha, o primeiro seminário sobre plantas medicinais. O evento, que ocorreu no dia 04, terça-feira, das 8h30min às 11h30min, foi promovido através de trabalho conjunto da Administração Municipal, Secretaria Municipal da Agricultura, Epagri, Sindicato dos Produtores Rurais e Sindicato da Agricultura Familiar. Na oportunidade estiveram presentes a Prefeita Valquíria Schwarz, Secretários Municipais da Saúde, Assistência Social e Agricultura, e também o Deputado Estadual Pe. Pedro (PT).

Em poucas horas os palestrantes Alessio dos Passos Santos - cultivador e especialista em plantas medicinais; e Viviane Corazza - Farmacêutica Bioquímica com especialidade em plantas de uso medicinal; passaram muitos ensinamentos e tiraram várias dúvidas sobre benefícios através de plantas.

Alessio diz que o conhecimento popular unido ao conhecimento científico dá um bom casamento "A grande importância desse seminário é valorizar o saber popular, mas unir esse saber ao conhecimento científico. Nosso objetivo é educar as pessoas para o uso correto das plantas que eles têm disponíveis na região. Dando a identificação botânica de cada planta, explicando sobre as contraindicações e a interação de medicamentos para que a comunidade aprenda a utilizar as plantas como benefício à saúde sempre com eficácia", comenta o especialista.



Segundo Alessio, a região contempla muitas espécies de plantas importantes "Uma delas, a Guaçatonga, chamada nessa região de erva de bugre. Essa planta pode com muita eficácia substituir o omeprazol, que as pessoas tomam muito hoje em dia. A substituição se daria após uma abordagem bem-feita com a pessoa e com autorização médica. Outra planta medicinal muito benéfica e que é símbolo de Santa Catarina é a Espinheira Santa", revela Passos.

Conscientizar as pessoas dos benefícios das plantas medicinais, é o foco para a Bioquímica Viviane Corazza "Esse evento é muito importante para conscientizar a população do uso correto das plantas. As pessoas conhecem e utilizam muitas espécies, inclusive muitas foram trazidas no seminário para que tirássemos dúvidas quanto ao valor medicinal. E os participantes saem do evento conscientizados sobre o uso correto e também sobre as contra indicações no consumo".

Viviane afirma que o Brasil é o país mais rico em plantas medicinais "E nessa região onde o município de Santa Terezinha está inserido as pessoas conhecem muitas espécies e também têm o costume de consumir. Neste seminário teve um senhor que nos apresentou uma planta da região que o curou de cálculo renal e nós não conhecíamos essa espécie, inclusive estamos levando para estudar conhecer mais seus benefícios", finaliza a Farmacêutica.

Depoimento de Terezinhense Pedro Nolasko

Pedro é agricultor, tem 57 anos, é natural do Oeste de SC, da cidade de Quilombo, mas reside em Santa Terezinha há 33 anos, na comunidade 25 de Maio. Pedro diz que o tema do seminário foi o que chamou sua atenção para participar, pois se considera uma testemunha dos benefícios das plantas medicinais "Faz três anos que não tomo mais nenhum tipo de comprimido ou remédio de farmácia, somente chás, e me sinto outra pessoa com essa atitude e por isso vim no seminário para pegar mais conhecimento", menciona o agricultor.

Por indicação de um médico de outro estado, Pedro conta que passou a tomar chá da planta 'cipó prata' para se curar de cálculo renal "Depois que comecei a tomar nunca mais senti nada. Antes era cólica em cima de cólica, comprava caixas de remédios fortes para poder passar a dor, mas há cerca de três anos não consumo mais, pois fui curado através da planta", revela o agricultor.

Antes de ser beneficiado por uma planta medicinal, Pedro não acreditava muito no poder de cura das ervas "Sempre cultivamos em casa algum tipo de chá, mas antes de ser curado dos rins eu não acreditava muito, nem tomava, já hoje indico a toda família, aos amigos e a quem puder para que aproveitem benefícios também", afirma.

Para Pedro seminários como esse deveriam acontecer mais vezes "No meu ver eventos assim devem ser promovidos mais vezes para as pessoas irem se conscientizando, pois elas não sabem dos grandes benefícios das plantas. Algo natural, acessível e barato".



Mais eventos como esse estão nos projetos da administração municipal

Para a Prefeita Valquíria, foi um evento de muito conhecimento e informação à população "Esse já era o nosso objetivo inicial ao promovermos o evento, trazer a nossa população o conhecimento do uso correto das plantas medicinais", cita.

Conforme Valquíria, vários setores foram envolvidos propositalmente "A fim de envolver todo o município de maneira mais ampla e eficaz possível para absorver mais conhecimento nessa área, visto que é um tema novo no município, foi o primeiro seminário realizado na cidade", diz a Prefeita e acrescenta "Ressalto o trabalho exemplar da nossa Pastoral da Saúde que já atua com projetos nesse sentido. Eles foram parceiros também desse seminário".

Resgatar valores das culturas passadas, em relação a utilização de ervas e plantas medicinais que contribuem para a qualidade da saúde foi também um ponto relevante para promover o seminário, comenta Valquíria. "Além de valorizar toda riqueza em plantas que nosso município possui, é importante saber utilizar de maneira correta, no manuseio e dosagem certos".

"Agradecemos o Deputado Estadual Pe. Pedro (PT) e toda sua equipe por proporcionar tanta aprendizagem e conhecimento através do uso correto das plantas medicinais no tratamento de enfermidades. Agradecemos a participação de todos", finaliza Valquíria garantindo que mais eventos como esse já estão sendo projetados.

Jornal A Tribuna do Vale

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 





PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|