entrevista da semana

Setor de esportes de Santa Terezinha apresenta novidades

O professor Jonas Martins é o Secretário de Esportes do município de Santa Terezinha. Jonas reside no município há mais de 30 anos e assumiu o cargo na área da gestão pública no início de 2017.
Em princípio, quando Jonas assumiu, o setor de esportes do município era vinculado à Secretaria de Educação que evolvia também o setor de cultura e turismo, mas, conforme ele, de imediato, naquele período a administração percebeu a necessidade de desvincular o setor da Secretaria de Educação para que pudesse realizar um trabalho mais eficiente, pois eram muitas atividades envolvidas em uma só secretaria, ainda mais por ser a Secretaria de Educação, que por si só envolve muitas ações.
Os trâmites para desvincular o setor de esportes da Secretaria de Educação iniciaram em 2018, quando o projeto foi para Câmara de Vereadores, onde foi aprovado. Com a aprovação, criou-se uma nova pasta, a Secretaria de Esportes Cultura e Turismo. Secretaria, a qual Jonas é o responsável.
Em entrevista ao JATV, na terça-feira, dia 26, Jonas falou dos avanços dentro do setor ainda em 2018 e pontou várias ações projetadas para este ano.


JATV: De forma geral, como você resume o desempenho das atividades no setor, em 2018?

Jonas: 2018 foi um ano muito promissor para o esporte de Santa Terezinha, tivemos muitas conquistas. Primeiramente, iniciou com o primeiro campeonato intermunicipal entre indústrias e comércios, foi uma conquista, um campeonato onde abrimos espaço para os municípios vizinhos também participarem. Foi muito positivo, tanto que neste ano haverá a segunda edição.
Também elevamos nosso torneiro familiar, que passou a ser considerado o segundo maior da região, sendo uma das conquistas do esporte em 2018. Foram 40 famílias, com mais de 3 mil pessoas prestigiado o evento durante o final de semana, isso fez com que ganhássemos ainda mais credibilidade e motivação para fazermos, em 2019, um evento ainda melhor.

Algo extremamente importante que conseguimos no ano de 2018 foi concluir a parte burocrática da escolinha municipal de futebol de salão, um sonho de longos anos e que todos os municípios almejam, mas que dificilmente conseguem colocar em prática por várias questões: burocráticas, financeiras, profissionais, enfim, são vários fatores que dificultam, mas nós conseguimos. Fiz o projeto de lei, a Câmara de Vereadores aprovou, criamos novamente nosso conselho municipal de esportes, visto que a parte burocrática é a pior, contudo, estritamente necessária. Pois é assim: ou você faz correto ou responde às consequências depois, então ativamos o CME, e com ele nossa escolinha municipal de futebol. Começando, em princípio, com duas categorias, sub 10 e sub 13, masculinas. Esse é um projeto piloto que pretendemos expandir, e muito, mas temos que ir aos poucos. Pretendemos abranger para todas as categorias, inclusive a femininas, para participarem de campeonatos levando o nome do nosso município. No meu ver, essa foi a maior conquista do ano de 2018, concluir a parte burocrática da escolinha que iniciará na próxima semana com as atividades práticas.




JATV: Qual o principal objetivo da Secretária de Esportes ao longo de 2019?

Jonas: Sempre, o principal objetivo é manter as atividades já existentes, dar continuidade as coisas boas que vêm acontecendo. Vamos manter todos os campeonatos municipais. Temos em foco nossa escolinha, que vai reverter em competições nos próximos anos dentro do município, pois já estamos com uma defasagem grande na questão de atletas, de esportistas em nosso município justamente pela falta de incentivo, então, pretendemos dar muita atenção nessa área. Ao mesmo tempo que estamos trabalhando para formar atletas, a escolinha não deixa de ser um projeto social, que é importante, onde crianças e jovens vão se ocupar com o esporte e não com coisas prejudiciais a eles, esse é o nosso pensamento.

Junto às competições já existentes, neste ano teremos novas competições. Era um sonho já no ano de 2018 colocarmos em prática o Campeonato Municipal de Vôlei, não foi possível, pois temos que entender que o recurso para o esporte dentro de um município é uma fatia muito pequena, e é apenas o que temos em mãos. Muitas vezes temos pouco para fazer muito e nem sempre conseguimos. Caminhar dentro da legalidade e mais a questão financeira, na maioria das vezes, são nossos maiores obstáculos em meio as nossas ideias e projetos, mas pretendemos colocar sim em prática o vôlei. Também temos projetos dentro do atletismo, olimpíadas, enfim... projetos temos muitos e não falta vontade de colocá-los em prática.


JATV: Quais os principais campeonatos do município? 

Jonas: Já estamos com as inscrições abertas para o 2º Campeonato de Indústria e Comércio, quem tiver interesse pode nos procurar. Também, já estão dentro da nossa programação para os próximos dias, o Campeonato de Futebol Suíço e o nosso tradicional Campeonato Municipal de Bocha. E mais para frente teremos o Campeonato de Futsal, que é uma grande atração para os terezinhenses, no ano passado tivemos uma nova categoria dentro desta competição, que foi a Master, de jogadores acima de 45 anos, foi uma novidade. Além do nosso Torneio Familiar, que é um grandioso evento.


JATV: O Torneio Familiar do município já é considerado o segundo maior da região. Como estão os preparativos? Já tem uma data prevista para acontecer? Haverá novidade no evento?

Jonas: O Torneio Familiar é uma competição que nos programamos o ano inteiro. É um campeonato muito abrangente que envolve muitos detalhes que precisam de atenção. Então, desde o início do ano nos empenhamos para que o evento ocorra de forma 100% correta. Em princípio, está com a data prevista para setembro, como foi no ano anterior. Quanto ao dia, não está definido ainda. Nosso torneio chegará com novidades, queremos desenvolver novas atrações para as famílias, claro que o futebol já é uma atração única, mas pretendemos colocar algumas novas ideias em prática, para que todas as famílias se sintam bem no evento.


JATV: Em sua opinião, o que é necessário para que o esporte aconteça de forma eficaz dentro do município? Qual a relevância da participação da comunidade? 

Jonas: Com certeza a participação da comunidade é fundamental, porque o esporte se faz com gente, se não tivermos a participação da comunidade, nada acontece. É de suma importância que os pais participem, que as crianças participem, apenas dessa forma conseguimos dar continuidade aos trabalhos, ao contrário, nada funciona. Além da comunidade participar, outro ponto importante é podermos contar com pessoas voluntárias para auxiliar, porque, em um município onde são poucos recursos, nem tudo conseguimos bancar financeiramente. É importante que os munícipes participem como atletas e também como voluntários para que as coisas aconteçam.


JATV: O que os munícipes podem esperar do Secretário Jonas para mais esse período à frente do esporte do município? 

Jonas: Os terezinhenses podem esperar de mim muito trabalho, muito esforço e dedicação. É o que procurei fazer já nos dois primeiros anos de trabalho, e nesse ano não será diferente, vou dar meu máximo para que as coisas ocorram de maneira correta, sempre visando a igualdade de todos perante ao esporte, perante à secretaria. Essa é minha meta e a meta de toda minha equipe, dar o nosso melhor para o município de Santa Terezinha.  

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|