Taió

Exército conclui simulado em Taió

Exercício de Ajuda Humanitária realizou uma série de ocorrências simuladas

A movimentação de viaturas de Bombeiros Militares, Polícia Militar, Exército, Cavalaria e até Helicóptero chamou a atenção de moradores de Taió, que por dois dias tiveram mudanças na rotina, eles acompanharam exercícios militares de atendimento e apoio à situações de desastres naturais.

Parte das atividades do 3º Exercício de Ajuda Humanitária do Exército Brasileiro foi realizada em Taió, militares do 23º Batalhão de Infantaria, que fica em Blumenau, vieram ao município para dar apoio à Defesa Civil, em um cenário simulado de enchente, transbordo e rompimento de barragem.

Os exercícios envolveram patrulhamento de áreas para evitar saques em comércio, resgate de pessoas ilhadas, transporte de pessoas feridas para atendimento médico, distribuição e entrega de alimentos, abertura de abrigos, evacuação de escola, salvamento de pessoas em rio, busca por soterrados, entre outras atividades.

Os cenários preparados eram de conhecimento apenas do comando das operações, ou seja, a partir dos telefonemas para a Defesa Civil Municipal, é que as equipes eram acionadas e direcionadas para os locais, inclusive com a simulação de ocorrências simultâneas.

Com exceção do exercício de evacuação de escola, em que foram utilizados alunos de três turmas da Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich, todos os demais exercícios simulados foram realizados com uma equipe de figuração, montada pelo próprio Exército, com integrantes que estavam descaracterizados.

Os militares fixaram duas bases no Município de Taió, a equipe de atuação em apoio e salvamento ficou instalada no Clube 25 de Julho, já a equipe que fez parte da figuração ficou alojada na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Taió (Sintrasp), a medida foi adotada para evitar a comunicação entre as duas frentes e assim permitir o máximo de realidade possível nos exercícios.

Além do 23º BI do Exército, o exercício mobilizou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que fica em Florianópolis; a 5ª Divisão do Exército, que compreende Paraná e Santa Catarina; e o Comando de Operações Terrestres (Coter) do Brasil.

O General de Divisão Antonio Manoel de Barros (General Barros) - Chefe do Emprego do Comando de Operações Terrestres (BR); o General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado - Comandante da 5º Divisão do Exército (PR/SC); General de Brigada Ricardo Miranda Aversa - Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (SC); e o Coronel de Infantaria André Luiz Grenteski - Comandante do 23º Batalhão de Infantaria (Blumenau e Vale do Itajaí) acompanharam a organização do exercício simulado tanto em Taió quanto em Indaial.

Assessoria de Imprensa

Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|