Siga nossas redes

Fridas

Vídeo das Fridas de Taió emociona milhares de pessoas

Clipe chegou a Brasília. Ministra Damares Alves se manifestou sobre a música

Nos últimos dias, um vídeo feito pelo Vokallgruppe Fridas de Taió ganhou as redes sociais. Cerca de 200.000 pessoas já assistiram a bela homenagem aos profissionais da saúde que estão dedicando as suas vidas para salvar os contaminados pela Covid-19.

A música "I Have a Dream" do Grupo ABBA ganhou uma versão toda especial feita pela regente das Fridas, Denize Purnhagen, e se transformou na música "E todo mal terá um fim" (Und alles Böse wird ein Ende haben). Mesclando as cores do Brasil e da Alemanha no vídeo, a canção é entoada nos dois idiomas. Para ajudar na tradução, a alemã Dóris Bunch e Arnoldo Ricardo A. Peiter também foram acionados.

Em contato com o JATV, Denize afirmou que se sentiu tocada com esse momento tão difícil vivido pelo mundo, e através da arte, capitaneou o processo que foi idealizado pela Casa da Cultura, Secretaria da Educação e Prefeitura de Taió. Vale ressaltar que há alguns meses, o grupo não ensaia junto de forma presencial, algo que 'As Fridas' sentem muito, devido a união das integrantes.

Unindo a homenagem com a vontade do grupo em realizar uma apresentação, surgiu esse grande sucesso. Denize também lembra que o grupo conta com profissionais da saúde, que também estão na linha de frente do combate à pandemia.

De fato, a intenção era de homenagear todos os profissionais de saúde do Brasil, mas ninguém do grupo imaginava que tomaria essa proporção gigantesca. Por mãos de amigos, como o Dr. Marco Vinícius Pereira de Carvalho, o vídeo foi assistido pela Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves e também pelo Secretário Nacional da Cultura, Mário Frias. Ambos fizeram questão de gravar um vídeo parabenizando as Fridas de Taió pela mensagem musical. "Nossa intenção agora é que chegue no Ministro da Saúde, e talvez até no Presidente Jair Bolsonaro", conta Purnhagen.

Denize afirma que tem um grande sonho de resgatar a cultura de etnias, iniciando com as crianças da pré-escola para valorizar as origens. "Outro sonho meu é que Taió tenha a Frida's Fest. Por que não? Pode começar pequena, como a Festa Pomerana começou, e crescendo anualmente. Precisamos de pessoas que acreditem e deem força a essa ideia. Vimos o poder que a música e a mensagem verdadeira possuem", relata a regente do coro, que lembra que 'As Fridas' são mulheres voluntárias que amam a cultura alemã.

A gravação não foi fácil de fazer. Tendo os cuidados necessários, as gravações de áudio e vídeo foram feitas de forma individual. Após a mixagem, o vídeo foi divulgado na página da Prefeitura de Taió, e o coral teve ainda mais visibilidade. "É gratificante abrir o WhatsApp e ver mensagens de diferentes cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná parabenizando. Recebi mensagem até da Alemanha! Elas não querem só saber a história das 'Fridas'. Elas querem fazer amizade. Recebi uma mensagem de uma mulher de Joinville que me convidou para ir comer café com cuca na casa dela", relata Denize, alegre com o sucesso do projeto.

Outro contato que chamou a atenção, foi do senhor Antonio Marquetti Cerini de 62 anos. Ele mora em Realeza/PR. O vídeo dele recebendo alta foi utilizado de forma aleatória no clipe. Antonio ficou sabendo disso, assistiu ao vídeo, e de forma emocionada entrou em contato com Denize ao se reconhecer nas imagens. Ao se identificar na ligação, tanto ele quanto Denize se emocionaram. Após 16 dias internado, sendo nove deles utilizando respirador, Cerini venceu o Coronavírus. Além disso, ele gravou um vídeo confirmando ser ele o paciente que venceu o vírus e apareceu nas imagens da Policlínica de Francisco Beltrão/PR e deixou clara a intenção de visitar Taió e conhecer 'As Fridas'.

Purnhagen acredita que nesse momento tão difícil que vive o mundo, as pessoas querem afeto e carinho ao invés dessa sobrecarga pandêmica vivida. "Falar de fé, de amor e de esperança é o que a maioria das pessoas querem. Querem saber que haverá uma cura", diz Denize. Ela crê que após o vídeo, 'As Fridas' serão vistas como mensageiras de esperança. As pessoas não as olharão apenas como "coral que canta nas festas de outubro", e sim, verão um pouco mais esse lado social do grupo, já que visitam hospitais, idosos, doentes e vários órgãos.

Composição do grupo

No vídeo que ganhou fama, o grupo é formado por Anadir Cirico Purnhagen, Alcione Honório, Anelor Gadotti, Analise Rahn, Cristiana Sandri de Souza, Cristiane W. Alves, Cristiani Rahn Krewer, Deivid Fortunato, Denize Purnhagen, Edeltrudes Engel, Gabriela Sebold, Gerda Hildegarte Mathias, Iara Mariza Bonin, Indianara Seman, Janaina Borges Weiss, Karin Kindel, Luciana Mendes da Silva, Luciana Niedermaier, Marco Aurélio Castro Rodrigues, Margarete Bozan, Patricia Anderle Schreiber, Patricia Martinhago Vieira, Paulo Sérgio Kniess, Priscila Hosang Bissoli, Rosani Mathias, Rosiane Kindel Broering, Sinara dos Santos, Tatiane Bilk Félix Leite, Thais Engel Oliveira, Valdemar Rodrigues, Virgína Blank do Prado e Wanderli Vogel de Oliveira e Zenita Gil Forster. Especialmente no clipe, algumas pessoas contribuíram muito, algumas delas até sem aparecer. Mas o agradecimento das Fridas também fica para Adriana Oliveira, Ana Carolina Setter, Ana Júlia Oliveira Nunes, Arnoldo Ricardo A. Peiter, Bryam Alves e Dóris Bunch que tiveram participações mais do que especiais, cada um em seu segmento.

História das Fridas

Formada por 32 integrantes entre cantoras, bailarinas e músicos, 'As Fridas' já se apresentaram em diversas cidades, inclusive na Oktoberfest de Blumenau e de São Paulo. A festa catarinense já foi cancelada em 2020 e a paulista, provavelmente também será. De qualquer forma, em 2021 elas devem voltar a figurar nesses palcos.

Projetos Futuros

O próximo projeto das Fridas será um projeto autoral. "Estamos torcendo que em 2021 a gente possa voltar a ensaiar, fazer apresentações e alegrar ao povo. Além disso, as Meninas Cantoras que tiveram sucesso na homenagem aos professores, terão um novo vídeo sobre proteção aos animais. Os nossos grupos são brilhantes". adianta Purnhagen.


Imagens

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|