Você tem medo?

06 Fevereiro 2017 08:59:00

O que é o medo? Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. 

A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.

O medo é uma sensação de alerta de extrema importância para a sobrevivência das espécies, principalmente para o ser humano. Inconscientemente, as características físicas reproduzidas pelo sentimento de medo preparam o corpo para duas prováveis reações naturais: o Confronto ou a Fuga.

Em qualquer situação que a vida nos coloque, sempre é melhor enfrentarmos, confrontarmos nossos medos, pois na maioria das vezes, sentimos medo de várias situações, algumas reais e outras que nossa mente fantasia.

A Fuga nunca será a solução. Quando fugimos de alguma situação, estamos jogando o problema para frente, e se tornará muito maior do que realmente ele é. Na maioria das vezes o problema é menor do que o fazemos, ele se torna gigante quando nossa mente fantasia a situação e não consegue achar o caminho correto para resolver e enfrentar.

Existem vários níveis de medo, desde a noção de perigo, diante de algum risco, até o mais complexo pavor, fobia ou síndrome do pânico. O medo sempre é baseado num exagero ou numa mentira de satanás para aprisionar as pessoas. Por isso é preciso desmascarar estas mentiras com a verdade da Palavra de Deus, que liberta "E conhecerão a verdade e a verdade os libertará", João 8-32.

O medo é algo natural ao ser vivo como senso de sobrevivência, mas não pode dominar a pessoa. Contudo, não nascemos com medo de coisas que não conhecemos. Na verdade, o medo é ensinado às crianças como uma forma de ameaça na tentativa de dominar seu comportamento. Por isso, o medo se torna uma doença que deve ser combatida e tratada antes que prejudique a pessoa.

Como vencer o medo?

Confiando na Palavra de Deus. "Por isso não tema, pois eu estou com você, não tenha medo, pois eu sou o seu Deus", Isaias 41-10.

A Bíblia traz a expressão "não temas" 365 vezes, ou seja, uma para cada dia do ano. Toda vez que Deus se comunicava com seus servos, pessoalmente ou por um anjo, iniciava sua conversa com esta expressão.

Grandes homens de Deus, como Josué, basearam toda sua vida confiando na Palavra de Deus que ecoava em sua mente "não temas" (Josué 1.9) e por isso foi vitorioso em todas as suas batalhas.

Não ter medo é uma questão de confiar na Palavra de Deus que promete proteção, segurança e consolo. Uma pessoa sozinha tende a ter medo facilmente, mas se estiver bem acompanhada não teme. Por isso Jesus nos prometeu que "Eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos", Mateus 28.20.

Você tem confiado na palavra de Deus? Confie nas promessas do Senhor para sua vida. Quando verdadeiramente entregamos todas as nossas ansiedades, nossos medos na presença do Senhor, tudo se torna mais leve e fácil. Talvez você esteja se perguntando, muito fácil falar, mas como posso fazer para conseguir vencer essa barreira? Vamos entender, em apenas três passos, qual o caminho para vencer o medo.

Entregar tudo nos braços do pai, Deus

"Entrega teu caminho ao Senhor confia Nele e o mais Ele fará", Salmo 37-5. Se entregarmos todos os medos e ansiedades nos braços do Senhor, e confiarmos Nele, Ele com certeza mudará a nossa sorte, transformará essa situação e reverterá o medo em confiança.

Buscando a Deus em oração

Através da oração podemos pedir a Deus o discernimento espiritual para perceber a proteção garantida do Senhor sobre nossas vidas. Na oração sentimos a presença do Senhor mais perto de nós e o medo é vencido pela certeza de proteção do Senhor. Você tem buscado a Deus em oração? Ore a Deus e confie na sua Proteção.

Recebendo o Espirito Santo

Após sua ressurreição, quando Jesus surpreendeu seus discípulos com uma aparição surpresa, encontrou-os cheios de medo. Por isso, o Senhor Jesus disse duas vezes "paz seja convosco" e para os fortalecer soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. A alegria tomou o lugar do medo e a presença do Espírito Santo em suas vidas seria a garantia de que poderiam vencer o medo. Você já recebeu o Espírito Santo? O poder do Espírito Santo protege do medo!

Para vencer o medo é preciso confiar na Palavra de Deus, buscar a Deus em oração e receber o Espírito Santo. Faça um propósito com Deus para vencer o medo e quando se deparar com aquilo que teme, vá em frente com o "escudo da fé" (Efésios 6.16). Exercite sua fé lembrando-se de textos da Palavra de Deus, orando ao Senhor e pedindo que a presença do Espírito Santo revista sua vida de confiança.

O amor de Deus é perfeito e lança fora todo medo!




colunas

Luiz Carlos Prates


Apóstolos Olímpio e Iracema




O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|