Editorial

Editorial JATV - Ensinar x Educar

Leia o editorial da edição 569



Quando conversamos com pessoas cuja certidão de nascimento está amarelada e um tanto rasgada em virtude do tempo, geralmente ouvimos que "na época dessa pessoa, o mundo não era assim". É difícil falar se era melhor ou pior. Mas o fato é que era diferente.

As crianças estão sendo muitas vezes educadas pela escola. Os pais trabalham (e muito) o dia todo e quando chega a noite, tudo o que querem, ou precisam, é de paz e tranquilidade. Muitas vezes, deixam o tablet ou até mesmo a TV ligada com desenhos de gosto duvidoso para que os filhos não "incomodem". Passam até algumas semanas sem perguntar como foi na creche ou na escola.

Algo que já deveria ter sido motivo pelo menos de um estudo ou uma revisão, é como o Poder Público trata algumas situações. Por exemplo: tanto a nível federal, quanto estadual e municipal, o termo que se usa é Ministério ou Secretaria da Educação. Será mesmo que cabe aos profissionais dessa área educar os filhos dos outros? Mesmo que em temas polêmicos? Fazer da opinião individual em muitos assuntos, algo geral entre todas as crianças que possuem individualidades "vindas de berço"?

Talvez o correto seria Ministério/Secretaria do Ensino. Isso sim, responsabilidade dos Centros de Educação Infantil e escolas em geral. Pois mesmo que de forma malfeita, há a necessidade de que a educação venha de casa. Assuntos polêmicos e muito peculiares de cada família, como temas voltados a sexualidade nessa idade, precisam de cuidados maiores. Cada criança com seu tempo e cada família deve escolher o que e quando falar sobre diversos temas.

A falta de respeito das pessoas, jovens delinquentes, como alguns que acabaram destruindo canteiros que a Prefeitura de Taió fazia na beira das calçadas, arrancando flores e danificando um bem público, é culpa dos pais. Não imagino que um adulto ou um idoso tenha cometido esse tipo besta de infração. Mas a culpa não é da escola que esse jovem delinquente estuda. É alguma falha vinda de dentro da sua casa!

Nada custa investir um pouco do seu tempo conversando com seus filhos, netos, sobrinhos, afilhados ou afins. Pais, responsáveis ou pessoas de maior idade ausentes, pode custar caro na vida de quem está iniciando a descobrir os limites entre o bem e o mal.

Portanto, o que se espera é que as escolas façam muito bem o seu papel de ensinar. Ler, escrever, fazer operações matemáticas, ensinar a história, a geografia e tudo mais do mundo, exigem muita responsabilidade. Da mesma forma, espera-se que os adultos façam o seu papel com as pessoas das quais possuam algum tipo de responsabilidade. Ensinar e educar são bênçãos. Aprender nunca é demais.


colunas

Luiz Carlos Prates


Apóstolos Olímpio e Iracema




O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|