Siga nossas redes

Fach News

'Bastidores da Política de Taió' por Lucas Fach

Confira o texto do colunista do JATV

Olá, queridos leitores! Mês de agosto chegando. Ouço meus amigos dizerem que marcaram o casamento para agosto. Mas logo em seguida, eles remendam que é "A gosto" de Deus. Ou seja, continuarão solteiros. Misericórdia. Provavelmente não seja, mas estou na torcida para que esse seja o mês que acabaremos com a "praga" do Coronavírus. Precisamos virar essa página, seja com medicamento, vacinas ou alguma outra forma. Vamos lá!

******************************

Eu não gosto muito de pesquisa eleitoral. No meu entendimento, os levantamentos de opinião deveriam ser internos apenas. Mas isso é assunto para outro dia. De qualquer forma, uma pesquisa feita pela Paraná Pesquisas, solicitada pela Revista Veja, mostra que mesmo em meio a pandemia e a queda do PIB de forma drástica no Brasil, nenhum nome chega perto da aceitação do atual presidente Jair Bolsonaro. O auxílio emergencial e a transposição do Rio São Francisco levando água aos nordestinos deve ter ajudado. Se a oposição quiser tirar um novo mandato do atual presidente, precisa se reinventar. No atual cenário, tudo leva a crer que teremos Bolsonaro até 2026. Mas até a próxima eleição presidencial, muita coisa pode mudar. Mas se insistirem em Ciro Gomes, Marina Silva e cia., a faixa ficará no peito do capitão. 

******************************

Por falar em pesquisa, tive acesso a um levantamento feito em Taió sobre a eleição deste ano. Como não é registrada, não posso falar o nome dos candidatos. O fato é que duas candidaturas despontaram, e outras duas ainda escorregam bastante. Aliás, o nome que figura na quarta colocação também tem o índice mais alto de rejeição. Não sei se chega a ir para as urnas, ou se desiste antes. De coração, gosto de todos os nomes postos para governar a cidade a partir do ano que vem. Ao que tudo indica, não teremos comícios em virtude da pandemia. Não sei se as casas estarão abertas aos possíveis transmissores de Coronavírus irem pedir o voto. Definitivamente, essa será a eleição das redes sociais. Que fiquem atentos a isso! 

******************************

Ainda falando na política de Taió, a pré-candidatura de Elisete Ern (PSDB) ganhou um grande aliado. Trata-se do ex-vereador Paulinho Uhlmann. Ele namorou com o PSL e antes de Elisete anunciar sua pré-candidatura, havia anunciado apoio a Tiago Maestri (Podemos). Porém, a candidata tucana é sogra da irmã do Paulinho. Por esse motivo, vestiu a camisa. Alguns também o esperavam apoiando Nerlise e Capilé, pois Paulinho sempre foi filiado ao PL de Capilé.  

******************************

O PT que tem uma base forte em cidades como Rio do Campo, Santa Terezinha, Salete e até em Mirim Doce, não consegue alcançar esse mesmo patamar em Taió. O nome forte do PT taioense, Cassiano Marafon, revelou em recente entrevista que procurou ou foi procurado por algumas chapas. O fato é que há uma grande rejeição sobre a sigla em Taió. Porém, 1.752 pessoas optaram por Haddad ao invés de Bolsonaro em 2018. São apenas 16% dos votos válidos, mas que em um cenário com quatro candidatos, poderá fazer a diferença. 

******************************

Nessa semana, um infeliz teria dado dois tiros em um cachorro. O fato aconteceu em Taió. É muito difícil dizer qual é a pena que o cidadão merece. "Olho por olho, dente por dente", como no Código de Hamurabi? Foi um tiro na cabeça e um "nas costas" do cão. Acho que a alma desse cara já nem quer mais ficar dentro desse corpo. É um completo infeliz. Digo o mesmo para quem envenena os animais. As leis para vários crimes precisam ser mais firmes no Brasil. Só assim para tentar frear esse tipo de sacanagem. 

******************************

Dessa forma encerro mais um espaço semanal. Aliás, na outra coluna finalizei de um jeito diferente. Farei isso novamente aqui. Quem tiver ideias ou sugestões, também pode me enviar. Qualquer dez mil pilas já divulgo seu livro ou sua música aqui. Brincadeira! Em época de carência financeira de quem vive da arte, seria até legal ajudar mais. 

Música: Sapato Velho - Roupa Nova

Livro: Do mil ao milhão sem cortar o cafezinho - Por: Thiago Nigro

Filmes: Barraca do Beijo (O 1 e o 2. O 3 já está gravado. Acho que isso nunca vai acabar)




O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|