Siga nossas redes

Fach News

'Impressões sobre o Morro do Taió, em Santa Terezinha' por Lucas Fach

Confira o texto do colunista do JATV

Olá, queridos leitores! Se não tivesse essa maldita pandemia, nos próximos dias, teríamos as eleições. Essa loucura de campanha já teria terminado. Aliás, com tantos candidatos a vereador e prefeito nas cidades da região, aconteceu o que já havíamos avisado aqui: uma enxurrada de publicações nas redes sociais. Cabe ao eleitor ouvir as propostas e escolher quem acha o melhor, o mais preparado para o respectivo cargo. Não tenho dúvida que temos bons nomes disputando. A torcida é para que consigam passar a mensagem sem precisar denegrir adversário algum. Mais uma vez, resolvi fazer uma coluna um pouco diferente, similar ao que fiz na última semana. Se você pede para votar no candidato mais inteligente, o que é burro sente-se ofendido. Por essas e outras, nas próximas semanas, tentarei me abster desse assunto, a não ser que tenha algo muito grave. Vamos lá!

******************************

O Lucas Aventureiro segue a todo vapor. Depois de desbravar o Cânion da Prata em Rio do Campo, fui me aventurar no Morro do Taió, em Santa Terezinha. O local é bem sinalizado. Mesmo para quem não conhece as entranhas da cidade, não terá dificuldade em encontrar esse ponto turístico. No máximo, perguntar para algumas pessoas, que certamente lhe atenderão bem, tendo em vista a hospitalidade do povo terezinhense. Confesso a vocês que do auge dos meus quase 100kg, quis dar uma de atleta e subir esse morro a passos largos. Me dei mal! Dizem que o local recebe muitos visitantes no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. Nesse feriado católico de 2020, não deverá ser diferente. Por isso, posso dar algumas dicas.

******************************

Caso você seja um "sedentário hiperativo" como eu, tome certos cuidados. Tente não levar muita coisa para não pesar. A subida é extremamente íngreme, e em certos pontos, de difícil acesso. Mas leve sua garrafinha de água e talvez uma toalhinha. Durante a romaria da subida do morro, existem quinze pontos que tratam sobre a vida cristã. Todos muito bem conservados. Aproveite cada um deles para fazer a sua prece, ou até mesmo para descansar. Caso você não se pareça com um atleta, não vá com hora marcada para ir embora. Tenha cautela. Senti meu coração bater na garganta, e por diversas vezes, pensei que não concluiria o trajeto. O último terço do caminho é o mais complicado. Subi de manhã e fiquei cansado até a noite. Maldita pandemia que nos deixou sem o "futebolzinho" ou a caminhada sem máscara.

******************************

Porém, ao chegar no topo, todo o esforço é compensado. Há uma vista maravilhosa de parte da cidade de Santa Terezinha. Além disso, aos católicos, há imagens de santos para quem quiser levar a sua fé ao local. Algumas fitinhas também são vistas amarradas a uma cerca. O ponto é tão alto, cerca de 1km de altura, que lá existe também uma torre de telefone. Há também uma casinha para orações. Os guerreiros que chegam lá em cima, fazem questão de deixar o seu nome escrito com carvão na construção de tijolos pintada de branco. Realmente é uma conquista.

******************************

Após fazer as selfies e as rezas, há outra dificuldade, porém, bem menor: a descida. Faça o trajeto devagar, admirando a paisagem e cuidando para não escorregar nas folhas secas. Apesar da manutenção ser feita por voluntários, quando fui ao local, estava muito bem conservado. O trajeto devidamente roçado e relativamente limpo. Não sei quem são os responsáveis, mas parabéns pelo zelo ao local. Além disso, caso for visitar, não deixe seu lixo por lá. Ajude na manutenção. O ponto certamente deve ser explorado como turismo religioso. Fico feliz em conhecer esses locais que eu ouvia falar, e agora conheço.

******************************

Aquela pitada política só para encerrar o espaço semanal. O site DivulgaCand mostra planos de governo e vários outros detalhes sobre todos os candidatos do Brasil. Há inclusive a relação de bens de cada um deles. Acho até que os doadores de campanha serão conhecidos ali. Fique atento a esses detalhes. Se o candidato tem muitos bens adquiridos com o suor do trabalho, parabéns. Mas não sei se todos conseguiram dessa forma. Pronto, coloquei a pulga atrás da sua orelha.

Livro da semana: O Impostor - Maicon Tenfen

Filme: Febre do Mississipi

Música: Buena Vista Social Club - Veinte Años




O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|