Coluna do Prates

 

Andar em círculos

07 Fevereiro 2017 08:38:00

Como é difícil deixar de andar em círculos na vida! Aliás, já citei aqui várias vezes aquela passagem que diz que - "Não há nada de novo abaixo do sol, o que é já foi, o que foi será"... Verdade. Todos os dias fazemos o mesmo e do mesmo jeito. Se você duvidar, seu banho de chuveiro é um exemplo. Sem se dar conta, você pega o sabonete com a mão de sempre e começa a esfregá-lo pelas mesmas partes do corpo, as mesmas, num roteiro que só é quebrado em situações especiais, uma lesão na mão, por exemplo. Claro que esse "roteiro", esse hábito, facilita o banho, é inconsciente mesmo... E assim com tudo.

Claro que os hábitos nos fazem a vida mais leve, mais fácil, até mais feliz, mas... Mas há hábitos que nos travam a vida, nos fazem pensar errado. Exemplo? O passado. O passado? Vou explicar.

Acabei de ler o meu horóscopo (um hábito) para saber da mensagem do dia, os horóscopos de hoje não passam de saudáveis propostas psicológicas, nada têm de sombrios ditames do "destino", são água morna.

O meu Aquário dizia, num trecho, que: - "Quem quer saber do passado quando há tanto futuro"? Aí está um dos nossos hábitos mais danosos: o viver olhando para o passado, ou para suspirar por momentos que não foram tão bons assim ou querendo mudá-los, o que é uma refinada estupidez. Viver grudado no passado é uma perda de tempo e um perder tempo com o futuro que nos está por vir; o futuro que, presumidamente, ainda podemos ter e melhorar. O resto é sandice, afinal, quando nos perguntam quantos anos temos, a resposta mais sábia é: Não tenho mais tantos ou tantos anos, afinal, o já vivido não é mais nosso, não temos mais...

E o futuro, você sabe, é o hoje bem vivido. O exemplo mais imediato e insofismável é o da poupança: poupando hoje, o futuro nos dará recursos, nos acenará com o de que viermos a precisar, mas... Negligencie o hoje, o investimento de hoje, para ver no que vai dar o seu futuro... Vais ver estrelas, isso sim.

A vida é de hoje para a frente. Reabrir a janela do passado é para quem tem remorsos ou é muito burro/a.

FESTAS

Tudo bem, a aprovação tem que ser celebrada, mas é bom não esquecer que a celebração de hoje tem que visar ao futuro, e o futuro vai depender de incansáveis esforços. Falando mais claro. Tenho visto jovens por todo o Brasil pulando de alegria por terem passado no Vestibular. É bom que não esqueçam que passar no Vestibular e concluir uma faculdade nada significam. Nada. O que vai fazer diferença é o foco em algo muito bem definido, o suor da testa, a obstinação na luta e a fé, a certeza da vitória no final. O mais não passa de festa.

PAI

Pai, não, idiota, isso sim. Diz um desses na TV: - "Educo a minha filha para ela se ser, se vestir e se comportar da maneira que ela quiser". Negativo, paspalhão, essa liberdade toda tem que estar dentro da decência, das saudáveis adequações na vida. Simplesmente, ensinar a ser livre é coisa de pais irresponsáveis que não querem assumir os cansativos trabalhos de educar. Libertinos de uma figa!

FALTA DIZER

O ano letivo vai começar, será que os prefeitos e o governador já passaram instruções às diretoras de escolas para que as professoras joguem duro, implacáveis em sala de aula? Ou vão continuar omissos e a defender a odiosa pedagogia do amor? Vigiá-los na paleta...

 



colunas

Luiz Carlos Prates


Apóstolos Olímpio e Iracema


Padre Saule Dias



O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|