capa coluna master mind.jpg

Comprometimento no Trabalho

29 Fevereiro 2016 08:04:53

As empresas têm buscado a contratação de pessoas comprometidas com suas responsabilidades e com seu trabalho. Em recente pesquisa realizada com milhares de empresários no mundo todo, chegou-se a conclusão de que: o que mais os profissionais, que exercem cargos de liderança, querem de seus colaboradores, é o comprometimento.


Mas o que é comprometimento?
Comprometimento é tudo que as pessoas fazem a mais, sem que alguém tenha solicitado. Em suma, é você surpreender as pessoas. O que acontece hoje nas empresas, são profissionais realizando estritamente o necessário, ou seja, eu faço o que o meu cargo compete, o restante não é comigo.
Comprometer-se é mais que estar envolvido, interessado, obrigado, responsabilizado. É botar paixão no que faz, é trabalhar uma das Leis do Êxito de Napoleon Hill “fazer mais que o combinado”, se destacar apresentando diferentes soluções, aliando empenho, iniciativa e criatividade. É encantar o cliente, seja ele um cliente interno (colega de trabalho) ou externo (um comprador).
O mercado hoje mais do que nunca exige pessoas que atendam às novas demandas do mundo globalizado e competitivo, que a cada dia vem enxugando postos de trabalho e exigindo pessoas capacitadas e qualificadas.


Independentemente do tamanho da organização, a expectativa do empregador é formar uma equipe sólida e eficiente que esteja realmente envolvida com a política da empresa, suas metas e resultados. Desta forma, a visão do colaborador que simplesmente “cumpre” com suas obrigações está fora de propósito.


Hoje a busca é por profissionais que provem mesmo a que vieram e vejam nos desafios novas oportunidades de crescimento.
Quantas vezes ficamos a mais na empresa, sem ganhar horas extras, pelo compromisso de apresentar aquele relatório no outro dia? Enfim, tudo que você faz a mais, sem o interesse de obter alguma vantagem, é o que faz a diferença hoje no mundo corporativo; e é o que cada vez mais os gestores buscam.


O comprometimento também sai da alçada profissional, e chega até nossa casa. Será que na minha vida pessoal, eu sou comprometido com a minha família? Será que sou comprometido com o sucesso profissional da minha esposa, ou do meu marido? O que eu faço a mais para que isso aconteça? De que forma colabora para que isso aconteça?
Em todos os caminhos de nossa vida, nós vamos nos deparar com o comprometimento ou não, de outras pessoas, ou da empresa na qual trabalhamos. E é esse diferencial que traz a credibilidade e o sucesso de pessoas e empresas.


Precisamos estar conscientes e cientes de que os modelos tradicionais de gestão e técnicas de administração que foram usadas e vitoriosas do passado não são mais suficientes para garantir o sucesso das empresas. Não há fórmulas milagrosas e a gestão empresarial também não é ciência.


O grande desafio dos gestores atuais e os do futuro é encontrar métodos e processos ideais para conseguir o comprometimento e empenho de seus colaboradores em prol do crescimento e desenvolvimento da empresa, portanto, seja comprometido e conquiste seus objetivos!
Um grande abraço e até a próxima...


colunas

Luiz Carlos Prates


Apóstolos Olímpio e Iracema




O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|