Siga nossas redes

Milena Popadiuk

'A essência da enfermagem' por Milena Popadiuk

Confira o texto da colunista do JATV

Nesta semana, no dia 12, comemorou-se o 'Dia Internacional do Enfermeiro', dia em que Florence Nightingale nasceu, ela que é percursora da enfermagem, a qual abandonou seu noivo para cuidar de feridos durante a guerra da Criméia.

A equipe de enfermagem é composta por enfermeiro, técnicos e auxiliares, onde juntos trabalhamos em prol da vida de pacientes, oferecendo-lhes dignidade. Somos uma equipe, onde só estamos completos se estivermos juntos, pois dependemos uns dos outros.

A enfermagem é bem mais do que curar a doença, enfermagem é vida, é saúde, é felicidade, tristeza, é vida, é morte, é doença, é cura... Nesta área temos um leque bastante expandido, onde sim, podemos ser quem quisermos ser, somos a ponta. O primeiro contato com o paciente começa com a enfermagem. Somos os primeiros a renunciar e os últimos a descansar.

Somente quem faz parte da enfermagem, sabe e lembra daquele paciente que segurou a sua mão e se sentiu mais forte? Do outro com olhar fragilizado que lhe arrancava sorrisos? do abraço de despedida? Lembra também das palavras de conforto ditas nos corredores e quartos de hospitais para quem tinha acabado de perder um paciente? Aquela mãe que te agradeceu pelo auxílio na amamentação, pela força durante o parto? Então, a enfermagem é isso! É coração cheio de gratidão!

Durante o período da pandemia que assola todo o mundo, a importância do trabalho desses profissionais não poderia estar mais nítida: são eles que recebem os infectados; acolhem e checam diariamente suas condições físicas, emocionais e psicológicas. São eles também, muitas vezes, as últimas pessoas que têm contato com aqueles que não resistem à doença.

A coragem e a honradez da profissão têm sido motivo de homenagens por todo o mundo, porém, na realidade, a situação desses profissionais enquanto classe, tem poucos motivos para comemoração.

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes"! Florence Nightingale.



O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|