Siga nossas redes

Coluna JATV

'Automedicação' por Milena Popadiuk

Confira o texto da colunista do JATV

A automedicação é o ato de tomar remédios por conta própria, sem orientação médica. E é uma prática muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, mas pode trazer consequências mais graves do que se imagina:


-Intoxicação - usar doses inadequadas de remédios pode causar diversos impactos na saúde, desde a ineficácia do tratamento, até overdose da substância no organismo, que leva a intoxicação.

-Interação medicamentosa - há risco de um medicamento ingerido reagir em contato com outro que a pessoa usa de forma contínua. Neste caso, um pode anular ou potencializar os efeitos do outro.

-Alívio dos sintomas que mascara o diagnóstico correto da doença - usar remédios para aliviar imediatamente dor e mal-estar pode esconder a real causa daqueles sintomas. Dessa forma, a doença não é tratada corretamente e pode se agravar.

-Reação alérgica - ingerir medicamentos que não foram prescritos por um profissional da saúde pode causar reações não esperadas no organismo.

-Dependência - algumas substâncias proporcionam mais chances de vício quando tomadas em doses incorretas e por tempo além do indicado por um médico.

-Resistência ao medicamento - o uso indiscriminado de um remédio pode facilitar o aumento da resistência dos microrganismos àquela substância. No caso dos antibióticos, por exemplo, pode prejudicar a eficácia de tratamentos em infecções futuras.


A disponibilidade de informações médicas na internet cria um ambiente propício para a pessoa fazer diagnóstico e se medicar por conta própria. Esses fatores tornaram o uso indiscriminado de medicamentos um dos principais problemas da saúde no Brasil.

Se deparar com hospitais cheios e não ter acesso a planos de saúde faz com que cada vez mais pessoas recorram a medicamentos não prescritos. A mudança da cultura da automedicação começa dentro do consultório médico. Durante a consulta, é imprescindível informar ao paciente os males que a conduta pode acarretar e como isso prejudicará o tratamento.

Os profissionais de saúde sempre que atendem o paciente, fazem as recomendações necessárias quanto ao uso de determinada medicação para o tratamento de uma doença. A mudança da cultura do brasileiro exige mais ainda. Requer a conscientização da sociedade como um todo de que tomar medicações é algo a ser feito sob orientação médica, não pela recomendação do vizinho, da tia ou da comadre.

A prática da automedicação pode trazer riscos sérios à saúde.



O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|