Siga nossas redes

Milena Popadiuk

'Fique em segurança!' por Milena Popadiuk

Confira o que escreveu a colunista do JATV



Em meio a esta pandemia nos noticiários, nas mídias sociais, só se fala sobre o COVID-19, mas há uma coisa que você precisa saber, é como ele se espalha e como você pode se proteger. O vírus se espalha quando a pessoa que está doente libera gotículas que entram em contato com os olhos, nariz e boca da pessoa saudável.

Se vir alguém, ao seu encontro, que estiver visivelmente tossindo, espirrando, doente, você pode escolher:


1- Manter a distância de dois metros, que vai deixá-lo em segurança de gotículas grandes;

2- Dar-lhe uma máscara e passar a etiqueta da tosse e assim proteger todos que estão por perto.


No geral é uma boa ideia evitar multidões porque não se sabe quem poderá estar doente. Pessoas que estão infectadas podem não demonstrar sintomas, mas são contagiosas.

Contudo, por vezes a saliva de uma pessoa doente pode chegar a outras coisas: mãos, maçanetas, canetas, dispositivos eletrônicos, copos, corrimões e ainda na parte de fora da sua máscara. E se tocar em alguma dessas coisas e depois tocar no seu rosto, esfregar os olhos podem todos ficar doentes.

O vírus consegue durar até 24 horas em objetos. E a única maneira eficiente de se livrar deles é lavar bem com sabão. Com isso é importante seguir estas cinco precauções:


1- Não toque no seu rosto, caso precise, lave bem suas mãos com água e sabão primeiro. Mas o que é lavar bem? Lavar a parte de trás e da frente das suas mãos, entre os dedos, não esqueça do dedo, esfregue a ponta dos dedos na palma das suas mãos, faça isso por 20 segundos e que seja o suficiente para você cantar "parabéns" duas vezes;

2- A Partir do momento que sentir que sua máscara está suada, suja jogue-a fora. Não a use mais do que um dia. Lembre-se, as bactérias conseguem crescer no lado de dentro da máscara se usar por muito tempo. Também evite tocar no lado de fora da máscara. Mas se tocar não se preocupe, lave bem suas mãos com água e sabão;

3- Não partilhe comida, utensílios, copos, toalhas. Use uma colher para servir e todos tem direito a sua própria toalha;

4- Se tiver acabado de lavar as mãos, não toque diretamente na maçaneta da porta, use o cotovelo ou uma toalha de papel para abrir a porta;

5- Última, mas não menos importante... Lave sempre as suas mãos com água e sabão antes das refeições e depois de estar em público.


Lembre-se, evite aglomerações, evite sair de casa pelo seu bem e pelo bem de todos!

Fiquem todos em segurança!

Fique em casa!




O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|