Siga nossas redes

Coluna JATV

'Novembro Azul' por Milena Popadiuk

Confira o texto da colunista do JATV

A campanha novembro azul tem como objetivo conscientizar os homens sobre cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. É um movimento que surgiu no Brasil e se espalhou para mais de 20 países nos últimos anos. Oferece visibilidade à saúde masculina e ao tratamento precoce do câncer de próstata.

De acordo com o Ministério da Saúde o câncer de próstata é considerado a segunda patologia que causa mais mortes no Brasil, isso ocorre porque as células se multiplicam de forma desordenada formando um tumor maligno. A próstata é uma glândula localizada na base da bexiga, na frente do reto, que envolve a uretra (canal por onde a urina é eliminada).

Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. É possível que outras doenças, como uma infecção urinária esteja causando os sintomas. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos e assintomáticos, a recomendação também é consultar um médico, pois somente ele pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização dos exames.

Além de ter o foco na prevenção do câncer de próstata, o 'Novembro Azul' também mobiliza o público masculino a cuidar, prevenir e tratar outros tipos de doença, não só durante o mês de novembro, mas em todos os outros meses.

Por razões sociais muitas vezes o homem negligencia a própria saúde em nome do status de infalível, e há um grande desafio: o preconceito. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata. De acordo com o Inca, a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata.

Alguns homens costumam ser mais resistentes na hora de ir ao médico regularmente e muitas vezes descobrem o câncer de próstata tarde demais, pois os sintomas da doença demoram a aparecer. Por esse motivo, 95% dos casos se encontraram em um estágio avançado, pois não é descoberto na fase inicial, quando as chances de cura são maiores.

Com isto tenha atitude de praticar o amor-próprio. O câncer de próstata pode ser prevenido e isso significa que você pode vencer uma luta antes mesmo de começar a lutar. Procure um urologista e mantenha-se sempre saudável. Um diagnóstico precoce pode ser sinônimo de cura.




O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|