Siga nossas redes

Milena Popadiuk

'Setembro Amarelo' - Diga sim à vida (por Milena Popadiuk)

Confira o texto da colunista do JATV

Já estamos em setembro. Nesse mês, apoiamos a campanha "Setembro Amarelo", que é organizada desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Esse movimento busca valorizar a vida e prevenir o suicídio.

No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e no mundo cerca de 1 milhão, sendo a grande maioria jovens. Não é "mi mi mi". Não é frescura. Não é bobagem e muito menos falta de Deus. Suicídio é coisa séria e pode estar próximo de acontecer bem perto de você.

Que bom seria se o ano todo fosse amarelo, se "todos os dias fossem setembro". Assim falaríamos sobre esse tema tão sensível o ano inteiro e preveniríamos muitos casos.

Pessoas sob risco de suicídio podem:

* Apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;

* Ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor (depressão, bipolaridade, transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade;

* Apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;

* Sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.

* Odiar-se, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;

* Ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento;

* Apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;

* Escrever cartas de despedida;

* Falar repentinamente sobre morte ou suicídio;

* Apresentar um convívio social conturbado;

* Ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;

* Apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.

De que maneira você pode ajudar?

Dando o apoio necessário, demonstrando empatia, demonstrar outras saídas para além do suicídio, ouvir, levar a situação a sério e verificar os graus de risco, conversar com a família e amigos imediatamente, permanecer ao lado da pessoa e remover os meios que podem ser perigosos a pessoa.

Na falta de ter alguém com quem conversar, ou se a pessoa não se sente à vontade para falar sobre seus problemas com um amigo ou um familiar, os voluntários do CVV estão disponíveis 24 horas pelo telefone 188. A ligação é gratuita.

A conversa também pode acontecer por e-mail ou chat em diferentes horários. Os atendimentos presenciais estão temporariamente suspensos devido à pandemia.

Viver é a melhor opção. Plante flores e floresça a sua alma. Diga sim à vida!



O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|