Siga nossas redes

Coluna JATV

'Natal em tempos de Pandemia' por Padre Gilson Siqueira

Confira o texto do colunista do JATV

O mês de dezembro é muito especial. O coração dele é o Santo Natal do Senhor, onde o amor veio morar entre nós. "O verbo se fez carne e habitou entre nós" - Jo 1,14, essa maravilhosa verdade deve encher nosso coração de luz e esperança. E reacender em nós a chama da vida, mesmo em meio as situações de morte que podem nos cercar. Todavia, a pandemia, essa intrusa e escura realidade que estamos mergulhados, não pode arrefecer a expectativa do Natal. Diz o Papa Francisco: "O Senhor interpela-nos e, no meio de nossa tempestade, convida-nos a despertar e ativar a solidariedade e a esperança, capazes de dar solidez, suporte e significado a estas horas em que tudo parece naufragar". Mesmo em meio a essa tempestade chamada COVI-19 devemos avivar, acordar a fé, a esperança e solidariedade. Não deixemos que nossa fé, esperança e solidariedade seja varrida. Não deixemos que se instale dentro de nós o medo o pânico. Jesus é o Senhor da vida.

Dezembro é o tempo favorável para fazermos os presépios. Essa rica e catequética tradição que une a família. Em cada casa deve haver o presépio. O sinal visível de que nossas casas estão conectadas ao espírito do Natal. Lembremo-nos de fazer as orações com nossos filhos, mostremos a eles o verdadeiro sentido do Natal. Que não é Papai Noel. Esse "intruso" que chega uma vez por ano e vai embora. Ele é um produto. Vamos dizer aos nossos filhos que o centro do Natal é o menino Jesus. Assim como o menino Jesus se encontra na manjedoura do presépio, ele também pode ficar na manjedoura de nosso coração. Basta vivermos o amor. Como diz Santa Catarina de Sena: "pela prática do amor o homem se torna outro Cristo". A pandemia não deve tirar o foco de Cristo. Sendo assim, não ocupemos nosso tempo e coração com notícias de morte. Vamos espalhar a vida. E como diz o Papa Francisco: "O tempo de decidir o que conta e o que passa, de separar o que é necessário daquilo que não é. É o tempo de reajustar a rota da vida rumo a ti, Senhor, e aos outros". Que possamos aproveitar o Natal para ser o tempo da decisão. O tempo de escolher Cristo. Deixar de lado as fantasias e ilusões que o mundo nos oferece. Tempo de conversão e alegria. Que a escuridão da tristeza não domine nossas mentes.

Vamos concluindo com as palavras do Sábio Tihamer Toth, Bispo e Professor que nasceu na Hungria, em 1889. "O que acontece conosco, meu Deus? Que maldita surdez é a nossa que nos impede de ouvir a mensagem que nos traz o Natal? Pois, sem dúvida, nosso mal consiste em não querer prestar atenção às palavras do homem-Deus que veio a nós, em não haver compreendido a sua mensagem". Noite de Natal, é o nascimento de Cristo, Príncipe da paz! E, contudo, que longe de nós está a paz de Cristo! Então, paremos um pouco e façamos do Natal uma oportunidade de conversão e mergulho na luz de Cristo.

E-mail- pe.gilsonsiqueira@gmail.com



O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|