Siga nossas redes

Coluna JATV

'Precisamos do necessário' por Padre Gilson Siqueira

Confira o texto do colunista do JATV

Nós não precisamos de mais e nem de menos. A Palavra de Deus nos ilumina e aponta um caminho. "Concede-me o Pão que me é necessário. Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus" - Pr 30,8-9. Esta perícope retirada do livro de Provérbios, livro esse escrito provavelmente pelos anos 900 a.c. mostra a atualidade da Palavra de Deus. E indica um caminho diferente da lógica de hoje. Que é a lógica "capetalista" da concentração de renda e falta de partilha. Onde os pobres são invisíveis e em um país rico como o Brasil é um escândalo que mais de dez milhões de pessoas passem fome. Porém, existe o outro lado do horror. Um país que possui 238 pessoas bilionárias, juntas possui quase o PIB do Chile (PIB é o produto interno bruto), sendo assim o livro de Provérbios nos alerta para vivermos com o necessário.

Viver com o necessário significa ter o suficiente para viver com dignidade. Onde todas as demandas da vida possam ser preenchidas. Tais como alimentação, vestuário, estudo, lazer, etc... Quando a pessoa possui mais do que o necessário a tentação é tirar Deus. Dizer: "eu não preciso de Deus, meus bens me bastam"; estes são os tolos que colocam sua esperança e coração nas riquezas. E não enxergam que é Deus que nos concede a matéria prima para termos os bens. A outra situação é das pessoas pobres sem o mínimo. A tentação é profanar o nome de Deus: "onde está Deus? Deus não existe", reclamar, murmurar contra Deus. Como se fosse Deus o culpado por sua pobreza. No fundo são dois caminhos tortos. Porém entre esses dois caminhos existe o meio termo. O equilíbrio. Que chamamos do necessário. O grande Padre Léo já dizia: "eu preciso de pouco para ser feliz", este pouco é o necessário.

Mas o que é viver com o necessário? Viver com o necessário significa assumir uma postura primeiramente de gratidão a Deus e não de murmuração. Ter o suficiente para vida digna como falamos antes. Não viver como escravo das coisas. Pois devemos aprender a amar as pessoas e usar as coisas. E não usar pessoas e amar as coisas. Viver com o necessário é ter um estilo de vida sóbrio, sem ostentação. Enxergando nos bens bençãos como resultado do justo trabalho. O necessário nos ajuda a sair da mesmice e buscar uma vida coerente. Que possamos hoje estabelecer uma regra de vida pessoal e familiar; precisamos do necessário. Nem menos. Nem mais. Quando aplicamos esta regra na vida pessoal e familiar gradativamente percebemos os frutos. Primeiramente de paz. Simplesmente porque saímos da neurose do ter. Do acumular. Esta sabedoria bíblica deve ser aplicada no cotidiano da vida. Sendo assim, é belo notar que um livro como o de provérbios que faz parte da literatura sapiencial de Israel possui atualidade e orientações. Que colocado em prática experimentaremos a prosperidade e vida plena. Por isso, viva com o necessário, este é o querer de Deus.

pe.gilsonsiqueira@gmail.com



O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|