Seguir Jesus Cristo hoje

13 Abril 2018 10:15:50

Padre Gilson

Paz e Bem!

Segundo as palavras do teólogo e Padre João Batista Libânio (1932 - 2014) seguir Jesus hoje 'significa refazer em nosso contexto o caminho que Jesus percorreu no seu tempo'. Sendo assim; devemos assumir em nossa vida as opções de Jesus. Porém, assumir as opções de Jesus requer de nós hoje rupturas com um estilo de vida centrado no eu para a travessia do nós. Onde o bem comum seja prioridade.

Por isso que o Cristianismo é uma religião plasmada pelo seguimento. Não a uma ideia ou instituição. Mas adesão, por uma fé viva, a uma pessoa viva. Nosso Senhor Jesus Cristo. O evangelho, fonte inequívoca e confiável para conhecermos, amarmos e seguirmos Jesus, mostra em diversas situações Jesus convidando homens e mulheres para o seguimento (Mc 1,16-20; Mt 4,18-22; Lc 5,1-11). Ele se apresentou como 'a Luz do mundo' (Jo 8,12) e ainda hoje continua sendo a grande Luz que ilumina o coração humano. Ele também se apresentou como 'o Pão da vida' (Jo 6,34) somente Jesus tem a capacidade de saciar nossa fome existencial. Para corroborar com isso, lembramos as Palavras de Santo Agostinho: 'inquieto se encontra o coração humano enquanto não repousa em Deus'. Quando o ser humano tem um encontro pessoal com Jesus nas mais diversas situações do cotidiano, ele redireciona sua vida para as coisas do alto.

A cena do lava-pés que o Evangelista João narra no capítulo treze, ilustra bem os efeitos do seguimento. Pois Jesus muda a lógica do poder e transforma em serviço; 'se, portanto, eu, o mestre e o Senhor, vos lavei os pé, também deveis lavar-vos os pé uns dos outros' (Jo 13,14). Jesus como mestre e Senhor não ensina somente com palavras, mas com atitudes. E os que o seguem devem caminhar na lógica do serviço. Porque é na dimensão do serviço da vida que nos realizamos.

E o mesmo Jesus que chamou pessoas para o seguimento no seu tempo. É o mesmo que nos chama hoje. 'Vinde em meu seguimento' (Mc 1,17) a resposta é pessoal, mas as consequências de nossa resposta atinge muitos. Afinal está em jogo a construção de uma nova sociedade, à primazia da ética sobre a estética, a prática da solidariedade, a luta por justiça e o pleno exercício da cidadania. O caminho dessa utopia possível se faz de forma mais plena pelo seguimento de Jesus Cristo. Que tal segui-lo hoje?

Por Pe. Gilson Siqueira Alves, Pároco da Paróquia São José de Rio do Campo e Pós-Graduado em Teologia Bíblica. E-mail: pe.gilsonsiqueira@gmail.com


colunas

Luiz Carlos Prates


Apóstolos Olímpio e Iracema


Padre Saule Dias



O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|