opinião

Uma sociedade de cegos

01 Março 2019 09:20:15

Padre Gilson

No livro o pequeno príncipe, um clássico da literatura mundial diz assim: "só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos". O olhar do coração é sempre mais profundo e sensível. Todavia vivemos uma sociedade de cegos. Ou seja, fechados insensíveis. Basta olharmos as atitudes das pessoas no cotidiano. Onde a injustiça permeia todos os lados. E a impunidade virou uma cultura. 

Nossas famílias caminham na cegueira com pais que não enxergam seus filhos, filhos que não enxergam seus pais, por vezes nossas famílias têm se tornado "fami-ilhas" cada um na sua ilha, no seu mundo. A ponto de termos casais que experimentam a solidão a dois. Existe a cegueira da impunidade. Homens que agride mulheres de todas as formas, a cegueira da corrupção que alimenta os bolsos, nunca satisfeitos, dos ricos. A cegueira das mordomias do judiciário, a cegueira social do aumento de desempregados.

Diante dessa cegueira social, onde o coração humano se encontra fechado cego e insensível, necessitamos urgente de uma orientação, de um rumo. Essa orientação, rumo e sentido só podem vim do próprio Jesus Cristo. No Evangelho de São Marcos (8,22-26) Jesus cura um cego.

Mas é uma cura não somente física. É a cura também do coração. Jesus se utiliza de uma pedagogia nova. Ele pega o cego pela mão. A pergunta que devemos fazer é essa; Nossa mão verdadeiramente quer ser conduzida, tocada pela mão de Jesus? Ser conduzido pela mão de Jesus significa assumir na nossa vida um estilo de vida novo, diferente.  

Que abramos os olhos do coração e comecemos a enxergar a nós, o mundo e os outros com o olhar de Jesus. Que é o olhar do coração convertido. O texto diz que Jesus cospe em seus olhos. Esse cuspe de Jesus é sua graça, seu amor e sua bondade. A natureza divina que toca a natureza humana. Jesus toca em seus olhos. Hoje precisamos urgentemente que Jesus toque nosso coração. Que se encontra fechado.

É no encontro com Jesus que o ser humano se encontra, liberta-se de uma visão pequena de mundo. É no encontro com Jesus que o nosso coração se abre e enxerga tudo. Não podemos viver mais essa sociedade de cegos. Deixemo-nos ser tocados por Jesus. Que haja verdadeiramente a conversão do coração em nossa sociedade.



colunas

Luiz Carlos Prates


Apóstolos Olímpio e Iracema




O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|