Coluna Pe. Gilson

Viver bem a Quaresma

Foto: Coluna Pe. Gilson - Foto JATV/ Divulgação

A Igreja Católica, em sua pedagogia de nos conduzir ao céu, guiada pelo Espírito Santo, propõe para nós um tempo forte de conversão: a Quaresma. São 40 dias que nós fazemos memória aos 40 dias de Jesus no deserto. Além dessa memória é o tempo favorável de preparação à Santa Páscoa. Como proposta para vivermos bem esse tempo, três elementos se destacam: a oração, a esmola e o jejum. Isso Jesus fala claramente no Evangelho de Marcos (6,-6.16-18) a oração é a relação para com Deus, o jejum é a relação conosco mesmo. A esmola é a relação com o outro. Três degraus da espiritualidade para alcançarmos a santidade. A oração é fundamental. Coloca-nos em contato direto com Deus. Rezamos não para manipular Deus, mas para que a nossa natureza se pareça com a natureza de Jesus. A esmola é a dimensão da caridade. Minha sensibilidade para com o outro. O jejum é um grande remédio que nos ajuda no autodomínio. Tão importante hoje.

Todavia, o tempo que vivemos rema para outro lado. Palavras como autodomínio, oração, jejum, sacrifício, luta interior... Andam em desuso hoje. Por isso que estamos vivenciando uma sociedade cega e surda das coisas de Deus. A quaresma nos acorda para vencermos o pecado, o homem velho que teima em crescer em nós. O mundo que nos cerca não favorece à espiritualidade. Simplesmente porque boa parte das pessoas fizeram a opção de colocar sua esperança na terra. No ilusório passageiro no efêmero. Aqui destacamos as palavras do grande Padre Antônio Vieira quando disse: "pode haver cegueira mais cega que empregar tudo na vida que há de acabar, e não tratar da vida que há de durar para sempre?" Faz bem pensar nessas palavras e assumir na vida outra postura.

Deus em sua infinita misericórdia concede a cada um de nós esse tempo favorável. A questão é se estamos dispostos a viver uma vida nova. Romper com o pecado, aniquilar em nós o homem velho, se exercitar no autodomínio, ter vida de oração, buscar a Comunhão Eucarística, a santa Confissão a leitura de um livro espiritual, se esforçar para não ser escravo de vícios. Especialmente da Internet, whatsapp, tirar tempo para a família. Enfim, as condições estão dadas para vencermos. A opção é de cada um. A Quaresma é nosso retiro espiritual. Que possamos sair desta Quaresma mais santos, mais iluminados. Não perdendo tempo com coisas fúteis. Colocando Deus como nosso absoluto sempre.

Por Pe. Gilson


Imagens


colunas

Luiz Carlos Prates


Apóstolos Olímpio e Iracema




O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|