DNIT testa tráfego nos dois sentidos na ponte da BR-470 entre Ibirama e Apiúna e pode encerrar sistema de pare e siga. Obra já tem 84% de avanço

O DNIT iniciou nesta quarta-feira (17) o teste de tráfego nos dois sentidos da ponte localizada no km 111 da BR-470, entre Ibirama e Apiúna. O objetivo é avaliar se o fluxo de veículos pode ocorrer de forma contínua sem comprometer a segurança dos trabalhadores e motoristas.

Se o resultado for positivo, o sistema de pare e siga — responsável por filas e lentidão nos últimos meses — será encerrado de forma definitiva. Entretanto, bloqueios temporários poderão ser aplicados conforme a necessidade em etapas específicas da obra.

Leia também: Grave engavetamento na BR-470 em Indaial deixa quatro vítimas em estado grave


Obras de recuperação e ampliação

A ponte, que tem 200 metros de extensão, passa por um processo de reforço e alargamento. A largura será ampliada de 9 para 15 metros, o que permitirá duas pistas de rolamento, acostamentos laterais, barreiras de concreto, passeio para pedestres e guarda-corpo.

Parte da estrutura já recebeu camada asfáltica e nova concretagem, mas ainda faltam etapas como a demolição de antigos guarda-corpos, reforço da laje e aplicação de novo revestimento.

Investimento e prazo de conclusão

As melhorias fazem parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Obras de Arte Especiais (Proarte), que contempla pontes, viadutos, passarelas e túneis de rodovias federais. O investimento total é de R$ 15 milhões, e a entrega está prevista para o fim deste ano.

Segundo o DNIT, a conclusão das obras garantirá mais segurança, durabilidade e fluidez no trânsito, além de mais conforto para motoristas e pedestres que utilizam diariamente a BR-470.


Siga-nos no