

URGENTE
- Prisão domiciliar de Bolsonaro é decretada – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ministro do STF aponta descumprimento de medidas cautelares e uso de redes sociais em manifestações
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. A decisão também determina que a Polícia Federal recolha o celular do ex-mandatário, apontado como meio de participação em atos públicos realizados no fim de semana com críticas à Corte.
Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares anteriormente impostas e usou redes sociais de aliados — inclusive de seus filhos parlamentares — para divulgar mensagens com teor de incentivo a ataques ao STF.
“Diante do exposto, em face do reiterado descumprimento de medidas cautelares impostas anteriormente, decreto a prisão domiciliar deJair Messias Bolsonaro, a ser cumprida, integralmente, em seu endereço residencial”, afirmou Moraes no despacho.
Celular será recolhido pela PF
O aparelho celular do ex-presidente deverá ser apreendido, segundo o ministro, como forma de impedir novas manifestações públicas que possam violar decisões judiciais.
De acordo com Moraes, as publicações veiculadas nas redes sociais tinham "claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.
Medida é preventiva e sem prazo definido
A prisão é preventiva, ou seja, sem prazo determinado, e será cumprida em regime domiciliar, com as condições a serem detalhadas pela própria Corte. Ainda não foi divulgado se haverá uso de tornozeleira eletrônica ou limitações adicionais ao ex-presidente.
Leia também:
Mulher tenta viajar com filha de 2 anos escondida em mala e é presa
A decisão de Moraes ocorre em meio a novos desdobramentos de investigações que envolvem articulações políticas ligadas ao ex-presidente e a uma série de manifestações com discursos contra as instituições democráticas.
ÚLTIMAS
URGENTE
Tabaco
Educação
Política
Segurança
Segurança
Segurança
Tempo
Luto
Agosto Lilás
Acidente Fatal
Chocante
Deixe seu comentário