O Dia do Homem, celebrado em 15 de julho no Brasil, tem como principal objetivo chamar a atenção para os cuidados com a saúde física e mental masculina, além de incentivar a quebra de estigmas sobre o autocuidado entre os homens.

Ao contrário do Dia Internacional do Homem, que é lembrado em 19 de novembro em diversos países, a versão brasileira foi criada com foco na prevenção de doenças que mais afetam o público masculino, como o câncer de próstata, problemas cardiovasculares e distúrbios psicológicos.

A importância do cuidado com a saúde masculina

Historicamente, os homens vão menos ao médico, realizam menos exames preventivos e costumam procurar ajuda médica somente quando os sintomas se tornam graves. Essa cultura de “resistência” ao cuidado tem impacto direto na expectativa de vida da população masculina, que ainda é menor que a feminina no Brasil.

O Dia do Homem 15 de julho busca mudar esse cenário, promovendo campanhas informativas e ações que incentivam os homens a cuidarem de si mesmos, tanto no aspecto físico quanto emocional.

Origens da data no Brasil

A data foi criada no ano 1992 por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, com apoio de entidades ligadas à saúde e ao bem-estar masculino. Desde então, empresas, instituições públicas e privadas realizam ações de conscientização em torno do dia 15 de julho.

Temas abordados durante a campanha

Entre os temas mais comuns nas campanhas do Dia do Homem estão:


    Prevenção ao câncer de próstata e testículo

    Controle da pressão arterial e colesterol

    Saúde mental e combate à depressão

    Incentivo à prática de atividade física

    Abandono do tabagismo e do consumo excessivo de álcool


Além disso, a data também é uma oportunidade para discutir o papel do homem na sociedade atual, suas responsabilidades afetivas, familiares e a importância de relações mais saudáveis e equilibradas.

Dia do Homem vai além de uma homenagem

Mais do que um dia para parabenizar os homens, o 15 de julho é um convite para reflexão. Cuidar da saúde, buscar acompanhamento médico e valorizar o bem-estar deve ser prioridade em todas as fases da vida.

Se você é homem, use essa data como um ponto de partida para se colocar em primeiro lugar. E se conhece alguém que ainda reluta em cuidar de si, incentive. A saúde masculina também é uma questão de consciência coletiva.

Fonte: Narciso Barone - Redação Site On