Siga nossas redes

Rio do Campo

Família Steinbach mantém tradição na produção de melado de cana em Rio do Campo

Além do melado, açúcar mascavo e cachaça também são produzidos pela família de forma artesanal

Um pão quentinho com nata e melado de cana, é de dar água na boca, não é mesmo? Para os apreciadores do produto, acompanhe um pouco da tradição e da forma do preparo do doce.

Aos 67 anos, o agricultor Fernando Steinbach, da comunidade Rio Waldrich, em Rio do Campo, mantém a antiga tradição em produção artesanal de melado de cana. Fernando é natural de Rio do Campo, cidade onde sempre viveu. Também natural do município, é sua esposa, Olinda Steinbach. Aos 63 anos, Olinda é da família Weber, tradicional da comunidade. Casados há 43 anos, o casal tem três filhos: Silvana, Fabiano e Vitor. E são avós de quatro netos: Gabriel, Daniel, Diego e Guilherme.

A produção do melado artesanal faz parte da cultura da família. "Antigamente, meu pai, Bernardo Steinbach, já tinha um engenho também, mas com o tempo se desfez. Mais tarde, compramos este engenho para darmos continuidade à produção. Eu gosto de fazer o melado", conta Steinbach. Bernardo Steinbach era esposo de Catarina. 

Para garantir a qualidade no sabor do produto a cana-de-açúcar é toda cultivada na propriedade da família "Temos um hectare de cana plantada. Após o plantio, os cuidados são limpar e adubar. Com um ano de vida a cana começa a produzir e depois ela produz por sete anos o corte", explica Fernando. Uma variedade boa da planta é importante para o resultado de um bom produto. "Uma variedade boa, bem tratada na roça, com adubos e cuidados, a cana se desenvolve melhor e dá a matéria prima melhor também", complementa Olinda. 

Com a cana já colhida, a família limpa a planta e faz o processo de moagem com o engenho para extrair a garapa. Fernando diz que é importante fazer o processo logo após a colheita da cana. "Depois da moagem, em tachos grandes fazemos a fervura da garapa até formar o melado", relata o produtor. Além do melado de cana, a família também utiliza a cana para produzir o açúcar mascavo e cachaça. 


Conforme Steinbach, a produção ocorre prioritariamente no inverno, que é o período de colheita da cana. "De maio a setembro dá para produzir", diz o agricultor. 

O melado é um produto natural e a cada ano a procura para o consumo aumenta, garante Fernando "A nossa produção é vendida toda na propriedade, o pessoal busca na nossa residência. E a cada ano a procura aumenta, especialmente por serem produtos naturais". A cachaça artesanal produzida pela família é o produto mais vendido. 

Fernando Steinbach deseja que os filhos deem continuidade a tradição das produções artesanais. "Enquanto eu puder trabalhar, vou fazer os produtos e acredito que depois que eu não puder mais, os rapazes vão continuar, pois eles já ajudam e conhecem bem o processo", comenta. 

Acredita-se que a família Steinbach do Rio Waldrich é a única do município a manter esse trabalho artesanal. Algo que para dona Olinda é gratificante "Eu me orgulho desse trabalho, eu gosto dessa atividade, principalmente porque a gente vê que o pessoal gosta dos produtos que a gente faz. E isso deixa a gente contente com o trabalho", afirma Olinda e acrescenta "Ver a satisfação do cliente nos dá ânimo para continuar". 

Senhor Fernando finaliza com um convite à população de Rio do Campo e região "Quem aprecia um desses produtos coloniais, pode chagar em nossa propriedade que temos o ano todo. É um prazer atender a todos que chegam". 


Curiosidade sobre a cana-de-açúcar 

Fruta, legume ou raiz? Quando pensamos em cana-de-açúcar, logo surge a dúvida sobre em que categoria no reino vegetal ela pertence. Pois tire essa dúvida de uma vez por todas: a cana-de-açúcar é considerada uma planta, mais precisamente uma "gramínea" ou "gramina", devido a sua semelhança da planta com a grama.  

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|