Siga nossas redes

FIES

Governo sanciona lei para renegociar dívidas do Fies

Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil

O Governo Federal sancionou, nesta quarta-feira (22), a Medida Provisória (MP) que prevê a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O texto foi editado em dezembro de 2021 e aprovado pela Câmara e pelo Senado em maio deste ano. Com a sanção, a medida se torna uma lei definitiva.

A iniciativa abrange créditos contratados até o segundo semestre de 2017 e débitos de natureza tributária e não tributária vencidos até 30 de abril deste ano - incluindo os que foram objeto de parcelamentos anteriores. A dívida poderá ser paga em até 120 parcelas mensais e sucessivas, sendo negociada com agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Os estudantes inadimplentes que forem autorizados a realizar os acordos poderão obter descontos de até 99% do valor devido, especificamente para aqueles inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiados pelo Auxílio Emergencial. Para os demais alunos, o máximo de abatimento pode chegar a 77% e ser quitado em um período de 12 anos e seis meses.

Segundo o governo, a medida foi criada "a fim de reduzir os índices de inadimplência do programa e combater os efeitos devastadores da pandemia da covid-19". Dívidas acumuladas a partir de 2018, no entanto, não entram no programa de renegociação. 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 





PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|