-
- Trotes atrasam atendimentos urgentes e podem afetar vidas, alertam autoridades (Foto: Divulgação, Governo de SC)
Vale do Itajaí lidera ranking negativo de chamadas falsas; Estado registrou quase 7 mil ligações enganosas no ano passado
Um balanço divulgado pelo Governo do Estado revela um dado preocupante para o Vale do Itajaí: a região de Blumenau concentra a maior quantidade de trotes realizados para o SAMU (192) em Santa Catarina. Na prática um a cada quatro trotes registrados em 2025 partiu desta região somando 1.721 chamadas falsas.
No total o estado recebeu 6.856 ligações enganosas no ano passado. Apesar de representar uma queda de 4,6% em relação a 2024 o número ainda é considerado alto e coloca vidas em risco. Segundo a coordenação do serviço a maioria dos trotes é feita por crianças especialmente durante o período de férias escolares.
Risco real à vida
Embora os trotes representem 0,7% do total de chamados o impacto operacional é grave. O tempo gasto para verificar uma falsa ocorrência pode atrasar o socorro a quem realmente precisa. O SAMU alerta que o deslocamento desnecessário de uma viatura pode ser a diferença entre a vida e a morte em casos de paradas cardiorrespiratórias ou acidentes graves.
Educação e Crime
O projeto EducaSamu tem atuado nas escolas para conscientizar jovens atingindo mais de 37 mil alunos em 2025. Vale lembrar que passar trote aos serviços de emergência é crime previsto no Código Penal com pena de detenção de um a seis meses. No caso de menores o ato é considerado infração gravíssima.
Leia também: Projeto de financiamento de R$ 8 milhões gera dúvidas e pode enfrentar resistência na Câmara de Santa Teresinha
Fonte: NSC Total / Governo de SC
ARTIGOS RELACIONADOS
Segurança
Trote
Feminícidio
Segurança
Política
Agricultura
ÚLTIMAS
Segurança
Esporte
Política
Segurança
Política
Segurança
Saúde
Política
Tempo
Tempo
Segurança
Agronegócio
Deixe seu comentário