Siga nossas redes

Editorial

Editorial JATV - A eleição das redes sociais

'É melhor já ir se acostumando'

É melhor já ir se acostumando. Essa frase que tanto foi dita na eleição de 2018, "serve como uma luva" para o pleito deste ano. Esteja preparado para uma enxurrada de fotos, textos e vídeos referentes a campanha eleitoral. Dificilmente alguma das pequenas cidades do Vale Oeste terá menos do que 50 candidatos ao cargo de vereador. Para conquistar uma das nove vagas, haverá um "acotovelamento" nas mídias sociais. Provavelmente, a principal ferramenta será o Facebook. Portanto, será rotina você se deparar com promessas e apresentações a partir do mês de setembro em diante.

O pleito está marcado para o dia 15 de novembro, podendo ser adiado até o final de dezembro em cidades que estejam sofrendo em demasiado com a pandemia do Coronavírus. Na nossa região, a eleição deverá ser feita no dia 15/11 mesmo. Portanto, dentro de pouco mais de dois meses, conheceremos os nossos novos representantes municipais (prefeitos e vereadores). Em tempo de Covid-19, como visitar uma residência que possa ter alguém com doenças ou receio de contrair Coronavírus será o grande desafio dos candidatos. Se em outras campanhas, o povo não queria ver político, nessa ficou ainda pior.

O fato é que o Tribunal Regional Eleitoral deve ficar de olho em grandes produções que não sejam contabilizadas na campanha. Hoje qualquer um tem celular e pode fazer o seu vídeo. Caso queira melhorar o áudio, grande parte dos fones de ouvido possuem um microfone que capta em boa qualidade. Nada contra quem fará grandes produções, desde que declare no fim da campanha. Se começar fazendo "Caixa 2", imagina o que poderá fazer após ser eleito. Portanto, devemos ficar de olho em tudo. Aliás, veja quem fez doações aos candidatos. Possivelmente, vão querer algo em troca em caso de êxito nas urnas.

Seu número de WhatsApp também deverá ser incluído em vários grupos ou listas de transmissões. Seu celular poderá ficar "contaminado" com tantas mentiras em forma de vídeo, montagem de foto ou até mesmo texto. Boa parte dos candidatos a vereador prometerão obras, ruas melhores e essas coisas. Na verdade, a função é criar leis e fiscalizar os atos do poder executivo municipal, do qual o prefeito é o chefe. Se o candidato começar a prometer ponte, asfalto ou algo parecido, "pule fora". Não vale a pena. Serão três anos para aprender o que faz um vereador, e um ano para trabalhar com esse conhecimento.

Portanto, caros eleitores, além de não vender o seu voto, fique atento às campanhas. Tudo o que começa errado, termina errado. Não deixe se enganar com falsas promessas e campanhas multimilionárias. Precisamos acreditar em alguém, mesmo que isso seja difícil. Como dizem atualmente, "o brasileiro na eleição é mais iludido do que os namorados da Anitta achando que o relacionamento vai dar certo". Que possamos votar de forma honesta e consciente. Que não precisemos perder o sono por ter feito alguma irregularidade. Que sejamos exemplos de eleitores, para não nos arrepender nos próximos quatro anos. 


O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|