Siga nossas redes

Editorial

Editorial JATV - A solidariedade precisa de selfie?

Ser solidário é divino. Mas será que fazer caridade sem conformidade com a Bíblia é a maneira correta?

"Quando, pois, deres ajuda, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu ajudares, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente". Com palavras diferentes, mas com esse mesmo sentido, você poderá encontrar essa mensagem se abrir a Bíblia em Mateus no seu capítulo seis.

Hoje em dia, o que mais se vê em pessoas que propõe auxílio na questão solidária, são as fotos nas redes sociais. Ser solidário é divino. Mas será que fazer caridade sem conformidade com a Bíblia é a maneira correta? Sabemos que na nossa região, haitianos, venezuelanos e pessoas de outras naturalidades habitam. Alguns deles precisam de auxílio, seja ele financeiro ou espiritual. Para alguns, não basta apenas prestar esse auxílio. A bondade necessita ser fotografada. Por vezes, filmada. Beira o absurdo. De um jeito ou de outro, as pessoas ficarão sabendo da bondade da sua alma. Mas fica tão feio quando é através do Facebook ou do Instagram!

O que precisamos saber é que a caridade não precisa de selfie, storie ou alguma dessas ferramentas. Precisa do coração puro e sem a necessidade de aparecer. Infelizmente, políticos acabam se aproveitando de pessoas em situação financeira precária para a autopromoção. A carapuça de bonzinho rende centenas de likes nas redes sociais e fazem um grande sucesso. Pra uma pequena parcela das pessoas, isso pode até soar positivo. Mas a grande massa não deixa mais se enganar. Podem ficar felizes se souberem dessas ações através das próprias pessoas ajudadas, ou por terceiros. Mas não quando a notícia vem através da facínora vontade de aparecer.

Não se olha a quem quando se faz o bem. E na verdade, ninguém precisa olhar que pratica o bem. A nossa recompensa pela bondade pura do coração não virá na Terra. Virá em outra dimensão. Naquela que cada um acredita para si. Com o respeito da fé que devemos ter. Os Cristãos, que são a maioria no país, acreditam no céu. Para estes, é lá que Deus recompensará as coisas boas que fazemos no mundo.

Portanto, não pare de ajudar. Talvez mude a forma da divulgação. Muita gente precisa de ajuda. Por outro lado, ninguém precisa saber da sua ajuda. Assim todos ficam felizes. Há o entendimento de que o grande sábio sabe como fazer o bem. Já o tolo, acaba agindo como um abutre. Doe comida, agasalho ou o que quer que seja. "E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos" Gálatas 6:9. Talvez a colheita de quem faça o bem não seja no dia das eleições de 2020. Tudo tem seu tempo. Aguarde e verás!


O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|