Siga nossas redes

Editorial

Editorial JATV - Eleições 2020: Como escolher o melhor?

Qual deles eu devo escolher?

Pontos de vista diferentes. Em qualquer cidade de pequeno porte, como é o caso das cidades do Alto Vale, teremos mais de cinquenta candidatos a vereador. Supondo que em Rio do Campo tenha 60 e a população é de cerca de seis mil pessoas, a cada 100, um é candidato. Tirando os idosos com mais de 80 anos que não costumam participar do pleito, e também excluindo quem ainda não tem idade para ser candidato, essa amostragem cai ainda mais. Sendo assim, com tantas opções, como escolher o melhor?

Dentre essa montoeira de candidatos, um é meu amigo, outro é meu vizinho, a outra é parente da minha esposa, tem parente meu também, sem esquecer do rapaz que arruma meu carro há anos, o que passa a minha compra com muita simpatia no mercado e a que já ajudou meus avós quando precisavam de atendimento médico. E agora? O que fazer? Pela Câmara de Vereadores ser um parlamento, ou seja, um lugar de fala (de parlar), devemos escolher alguém que tenha o dom do discurso. Mas e quando esse "falador" é bom mesmo só "no papo"? Pouco fará se for eleito?

Vamos tentar facilitar as coisas. Nas pequenas cidades, geralmente temos dois candidatos a prefeito. Mais ou menos 75% das pessoas já sabem em quem vão votar. Seguem tradicionalmente o voto a esse ou a aquele partido. Como dizem, se botar um cachorro para ser candidato, o indivíduo fanático pelo partido vota no cãozinho. Ah, mas um deles me ajudou uma vez e na outra, me deixou na mão. O outro candidato eu nunca tinha visto. Qual deles eu devo escolher? O que já me ajudou e depois não conseguiu mais, ou o que nunca me estendeu a mão, mas pelo menos não me decepcionou?

Também é muito difícil quando é o "mano a mano". Certamente, um é melhor do que o outro em algo, mas pior em algum outro fator. Uns prezam pela honestidade, outros pelo serviço prestado. Alguns pela novidade, outros por quem já mostrou serviço. Um é mais inteligente, mas o outro "bota a mão na massa". Na verdade, se for parar para pensar, o eleitor fica louco! É muita responsabilidade escolher quem irá gerir a maior empresa do município, que em muitas cidades, é a Prefeitura. Se não for a maior, mas certamente é muito importante.

O fato é que não existe um fator que garanta que a escolha será perfeita. Isso vai muito do intuito da pessoa. Portanto, procure honestidade se o seu voto for honesto. Não adianta querer alguém que não esteja envolvido em corrupção e vender o seu voto. Uma boa cidade para viver, depende de cada um de nós. O mês de novembro está chegando, e com ele, a oportunidade de exercer o direito democrático do achismo. Eu acho que esse será melhor. Votarei nele. Não adianta brigar, pois dificilmente quem já está convencido, mudará de opinião. Portanto, paz e consciência nessas eleições. 


O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|