Siga nossas redes

Editorial

Editorial JATV: Lives sertanejas: irreverentes ou irresponsáveis?

Alguém sabe quantas toneladas de alimentos já foram arrecadadas?

"Tirem as crianças da sala"! Assim tem sido as lives dos sertanejos famosos nas redes sociais. Um dos alvos favoritos da imprensa foi o sertanejo Gusttavo Lima. Em sua última participação ao vivo, ele ingeriu vários tipos diferentes de bebidas alcoólicas, falou palavrão, cantou seus sucessos e cozinhou um interminável prato. Quem também sofreu críticas foi Eduardo Costa. Na apresentação junto ao cantor Leonardo, também falou algumas besteiras. Parte dos fãs disseram que se divertiram e outras pessoas afirmaram que se sentiram ofendidas. Em desabafo feito, Eduardo ameaçou pausar ou até encerrar sua carreira depois de ler as críticas recebidas. Sem falar também no cantor Rick da dupla Rick & Renner que xingou a produção da live e desdenhou de seu parceiro de tantos anos durante a transmissão.

Esse novo tipo de apresentação tem se mostrado muito eficiente. Sem querer fazer defesa dos famosos, a mídia tem sido enfática nas críticas. As toneladas de doações que estão recebendo para ajudar pessoas mais necessitadas, são apenas notas de rodapé ou nem isso nos principais meios de comunicação do país. A live dos cantores Bruno e Marrone também sofreu inúmeras críticas devido à embriaguez de Bruno. Novamente, nada sobre as doações.

O fato é que a crítica "vende". As pessoas preferem ler, clicar e assistir coisas negativas e depreciações, ao invés da caridade. Não dá "Ibope" fazer o bem. Aliás, quem não mostra que está entregando as doações, é alvo de questionamentos: "Será mesmo que arrecadou todos esses alimentos? Não vi a instituição receber". Caso mostre: "Olha, caridade não se mostra, se faz. Que vergonha ter que mostrar isso". O fato é que sempre haverá críticas. Nem Jesus Cristo agradou a todos. Mas antes de falar ou teclar, precisamos ter a responsabilidade de nos colocar no lugar do próximo. Eu gostaria que essa crítica sobre meu respectivo defeito fosse parar em todas as páginas? Ou gostaria que quem notasse meu defeito, me chamasse no particular e fizesse essa ressalva?

O JATV também fez uma live solidária. Mesmo sem uso de bebida alcoólica ou falas desapropriadas, também deve ter sido alvo de críticas por parte de alguns. Se não tivesse feito a transmissão, também sofreríamos críticas. Muitas vezes, o peso das críticas é mais forte do que o alívio da ajuda. De saber que pessoas foram beneficiadas. De saber que fazemos a nossa parte.

Portanto, faça! Você será alvo de críticas. Sabe de quem? De pessoas que provavelmente não ajudaram com um centavo sequer ao próximo. De pessoas que sequer ligam para o seu próximo e esquecem de amar ao próximo como a si mesmo. Críticas se fazem de forma particular. Elogios, de forma coletiva. Essa é a premissa de qualquer liderança de bem. Quando for apontar erros, lembre-se sempre que somos todos seres imperfeitos. Mais amor, por favor!


O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|