Siga nossas redes

Editorial

Sérgio Moro seria um bom Presidente da República?

Confira o editorial do JATV

Vamos falar um pouco sobre a história das eleições presidenciais no país, após o período do Governo Militar. Sem mencionar Tancredo Neves (e posteriormente José Sarney) que assumiram após uma eleição indireta. Era 1989 quando Fernando Collor despontava como uma grande novidade na política brasileira. Nordestino, era a figura da renovação que o país precisava. Pouco tempo depois, o "Caçador de Marajás" sofreu um pedido de impeachment e escolheu a renúncia do cargo. Assumiu Itamar Franco.

Nesse governo, o destaque foi para o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Agora, sim! Essa seria a salvação para o nosso país. Resultado: Após oito anos de governo, sai com baixíssima aprovação e não consegue eleger seu sucessor. Porém, nasce uma nova esperança. Agora vai! Lula! A alma mais honesta do país. Resultado: Mensalão, petrolão e até a sua prisão. Mas calma. Dilma Rousseff vem aí pra melhorar tudo o que os presidentes anteriores não conseguiram fazer. Resultado: Impeachment. Em um nó jurídico, poucos anos depois, consegue ser candidata ao Senado por Minas Gerais e é derrotada. Michel Temer, que era seu vice, sai com aprovação pífia do seu governo e é acusado de diversos crimes.

Agora os problemas do país acabam. O brasileiro elege Jair Messias Bolsonaro. É verdade que foi muito atrapalhado pelo Coronavírus. Mas no seu primeiro ano, praticamente estagnação da economia. Resultado: Mais uma vez, não elegemos o cidadão que resolverá nossos problemas.

Por fim, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Essa é a aposta de parte do povo brasileiro para as próximas eleições. Arrumou eleitores que confiam nele cegamente pelo seu trabalho feito como juiz em Curitiba. Mas qual é o plano dele para melhorar a Educação do nosso país? E a saúde? Quais rodovias e ferrovias ele acha mais importante fazer? A verdade é que ninguém sabe.

Sempre votamos em possíveis Salvadores da Pátria. Nunca conseguimos. Alguns culpam os eleitores que sempre "votam errado". Outros culpam os candidatos, que geralmente, não possuem as credenciais necessárias para estarem neste cargo.

Não que não seja importante saber qual será o próximo presidente da República Federativa do Brasil. Mas quem faz o Brasil andar (ou parar) é o poder legislativo. Como não temos a prerrogativa através do voto de escolher diretamente os Ministros do STF (Poder Judiciário), precisamos estar atentos a quem votamos para deputados federais e Senadores. Aliás, você sabe em quem votou para esses cargos na última eleição? Sabe quais os parlamentares que representam seu estado em Brasília? Pois é.

Pouco adianta reclamar do Presidente e não saber como funciona o sistema político. Ou o Presidente tem "governabilidade" dando cargos aos deputados, ou enfrenta-os e vê seus projetos "mofarem" no Senado ou na Câmara. Moro seria um bom Presidente? Depende. Ele está disposto a ter "governabilidade"? Os Brasileiros vão votar em legisladores sérios? Portanto, é uma pergunta impossível de responder. Caso estiverem Moro e Bolsonaro no 2º turno, será interessante ver o posicionamento do PT e partidos ligados a esquerda.


O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|