11 Dezembro 2019 08:14:00

$artigoImagemTitulo

 

Na última sexta-feira (06), iniciou a implantação do Bosque de Heidelberg em Rio do Campo. O projeto é uma iniciativa da Apremavi e no município conta com apoio das Secretarias de Agricultura e Educação e Epagri.

O Bosque de Hildelberg é um projeto internacional e tem como principal atividade a restauração da Mata Atlântica e a realização de ações de educação ambiental.

A ideia de implantar o bosque no município veio após uma visita a Apremavi, quando a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Marilu Moser, teve a oportunidade de conhecer o projeto. A instituição promove o plantio gratuitamente.

 

Em conversa com a Secretária de Educação, Andrea Giovana Leite Andreani e Diretora da Escola Municipal Prefeito Hilário Preis, Márcia Zickuhr, surgiu a ideia de implantar esse bosque na instituição, como atividade de educação ambiental e conscientização com alunos.

Técnicos da Epagri ficaram responsáveis pelos procedimentos para implantação do bosque juntamente com a instituição ambiental. De início acompanharam o plantio os representantes da Apremavi Edegol Schaffer e Taís Fontanive. Na ocasião, com a presença de alunos, foi comentada a proposta do bosque. As crianças de ambos turnos da Escola participaram do plantio.

Assessoria de Imprensa 


Previsão do Tempo
11 Dezembro 2019 08:03:00

Temperaturas devem ficar baixas no início do dia e aumentarem durante a tarde; não está descartada chance de temporais isolados

$artigoImagemTitulo


Temperaturas devem ser baixas pela manhã e altas durante a tarde desta quarta-feira (11) - Foto: Gustavo Bruning/Divulgação/ND

A quarta-feira (11) deve começar com sol e algumas nuvens, mas, áreas de instabilidade formadas pelo calor favorecerão a previsão de chuvas isoladas no período da tarde. Além disso, o dia começará com temperaturas baixas e aumentam durante a tarde.

As regiões dos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Sul poderão contar com temporais isolados durante o dia. Porém, a chuva é isoladas e diversas cidades passarão sem registrar chuvas.

Mesmo com as baixas temperaturas no início do dia, os termômetros poderão alcançar máximas de 29°C e 38°C. Destaque para os maiores valores no Litoral Sul e parte da região Oeste.

Os ventos estarão dos quadrantes leste e nordeste na faixa Leste do Estado e norte/noroeste nas demais áreas com fraca e moderada intensidade. Além disso, a costa catarinense estará um pouco agitada.

ND



Rio do Campo
09 Dezembro 2019 09:40:00

$artigoImagemTitulo


Fotos: Divulgação

Após meses de trabalho e dedicação, foi oficialmente inaugurada a iluminação e decoração natalina da cidade de Rio do Campo. O lançamento ocorreu no tradicional evento de Abertura do Mês Natalino de Rio do Campo na sexta-feira (06), na praça da rodoviária. A noite cultural contou com apresentações típicas, brincadeiras, queima de fogos e distribuição de presentes pelo 'Papai Noel'

Cerca de mil pessoas prestigiaram as atrações que incluíram apresentações da Casa da Cultura, Escola Hilário Preis, Santa Maria e Fernando Ferreira de Mello. Também subiram ao palco grupos de canto Brasileiro, Italiano e Alemão, Grupo de Dança de Balé, Fanfarra Municipal, entre outros.

  

Fotos: Divulgação

O Secretário de Cultura, Balbino José de Andrade, comentou sobre a importância do evento e do empenho para realizar as apresentações, além de todo esforço para enfeitar e iluminar a cidade de Rio do Campo.

  

Fotos: Divulgação

Em sua fala, o Prefeito Rodrigo Preis, parabenizou a Secretaria de Cultura e Turismo pelo trabalho e agradeceu as demais Secretarias pelo apoio. Rodrigo também destacou o verdadeiro sentido do natal e os valores cristãos.

Ao fim do evento, o Prefeito Rodrigo declarou aberto o Mês Natalino da Cidade de Rio do Campo. Em seguida houve queima de fogos de artifício e a chegada do Papai Noel.

Assessoria de imprensa


Santa Terezinha
09 Dezembro 2019 09:28:00

O garoto alcançou a segunda maior nota do estado de SC, na OBMEP

$artigoImagemTitulo

 

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

A edição de 2019 da olimpíada trouxe muito orgulho para o município de Santa Terezinha, pois o garoto Marcos Vinícius Burdzinski, estudante da EEB Padre João Kominek é medalhista de ouro. O resultado saiu na terça-feira, dia 03 de dezembro. Na nota da prova, Marcos ficou em segundo lugar no estado de SC no resultado geral, ficando atrás apenas de um aluno de Içara, Alessandro Mathias Machado.

Com apenas 12 anos de idade, Marcos está no 7º ano do ensino fundamental. Segundo a mãe do menino, a professora de letras Andréia Cristina Burdzinski, devido suas altas habilidades no andamento escolar, Marcos avançou do 4º ano do primário direto para o 6º ano do ensino fundamental "Foi uma solicitação feita por mim, pois percebia que ele tinha capacidade para ir além", diz a mãe. "Então, fiz a solicitação para avançar ele de turma tendo base na lei da progressão para estudantes com altas habilidades", menciona Andréia.

Com base na lei da progressão, uma pessoa representante da extinta ADR - Agência de Desenvolvimento Regional, junto à escola fez uma semana de provas escritas de todas as disciplinas com o Marcos e o menino teve êxito em todas. "Desta forma, não precisou fazer o 5º ano, do 4º passou direto para o 6º ano. E vai cada vez melhor", afirma a mãe, orgulhosa.

Em 2018, Marcos também fez as provas da primeira e segunda fase da OBMEP e alcançou ótima colocação, foi medalhista de bronze e recebeu a medalha em Florianópolis. "Ele também recebeu uma bolsa de 100 reais durante um ano e um curso, de duração de um ano também do PIC - Programa de Iniciação Científica Junior, pela Universidade Federal de Santa Catarina - USFC, e tem aulas online a cada 15 dias, durante quatro horas relógio mais uma avaliação online mensal", explica Andréia Cristina.

A OBMEP 2019 teve duas fases, a primeira ocorreu em abril, e a segunda foi no mês de setembro. Com os medalhistas de ouro selecionados, os alunos terão uma cerimônia de premiação, em Brasília. A data ainda não está definida.

Marcos Vinícius ama estudar, e isso orgulha muito a mãe, Andréia, e o pai, Liberto Burdzinski, que também é professor. "Marcos está sempre assistindo a vídeos e canais educativos, lendo ou escrevendo. Faz sempre uma lista e um cronograma do que precisa estudar e a fixa na porta do guarda-roupa para seguir", conta Andréia.

Sobre as disciplinas preferidas do filho, Andréia menciona "Como ele diz que quer ser cientista, creio que prefere ciências e matemática".

O maior incentivo vem dos pais, Liberto e Andréia Cristina

"Sempre incentivamos muito o Marcos a estudar. Compramos para ele muitos livros e deixamos livre acesso à internet. Não somos aqueles pais de ficar obrigando ele a estudar, pois entendemos que a criança deve aprender a gostar de estudar e saber a importância disso e não ser obrigada a isso de forma que a desmotive, mas sim, incentivamos em todo momento e comentamos sobre a importância do estudo para que ele possa se realizar como pessoa e realizar seus sonhos futuros, procuramos sempre estar atentos ao que assiste e lê. Ele sabe que pode acessar a internet e celular para jogar, conversar com amigos, assistir TV, mas antes disso, ele precisa fazer as tarefas da escola, então já acostumou assim, virando uma rotina da qual gosta, depois que fez os trabalhos e tarefas escolares e leu algo, ele pode destinar o restante do dia aos amigos, internet e TV. Ele também participa da escola de futebol municipal uma vez por semana e faz aulas de canto e violão", contam os pais.

"Já cheguei a me preocupar com a sobrecarga de estudos e cursos que o Marcos faz, mas ele gosta e não tenho como o impedir. Então, procuro acompanhar sempre seu desempenho e fico atenta se há sinais de cansaço ou alterações de humor. Mas tudo sempre vem ocorrendo de forma sadia. A cada dia ele demonstra mais interesse por estudar e isso tem me orgulhado muito", finaliza Andréia.


"É um menino de ouro", diz professora de matemática

Há dois anos lecionando matemática e ciências para o menino Marcos, a professora Beatriz Zeczkowski kaleski afirma "Ele é um menino de ouro". Beatriz é professora há 25 anos e é pós-graduada em matemática e ciências. Atua na EEB Padre João Kominek há 23 anos.

"Além de ensinar, já aprendi muito com o Marcos, pois o desempenho dele na escola é 'magnífico', com certeza essa é a palavra que descreve bem o desempenho do aluno Marcos, 'magnífico'", conta Beatriz.

Assim como a mãe do Marcos, a professora Beatriz também menciona que o garoto passou de fase pelo seu bom desempenho "Através de provas, o aluno Marcos passou do 4º ano direto para o 6º, os professores percebiam que ele sabia muito mais do que as turmas. Agora, ele está no 7º ano, mas também se fosse para fazer um avanço de período, com certeza ele teria como avançar um ano sem estar frequentando", garante a docente.


Professora Beatriz com Marcos e a aluna Tais Felipe, que recebeu menção honrosa na OBMEP. Foto Divulgação

O Marcos está de parabéns por tudo que faz, diz Beatriz. "No ano passado também ele foi destaque na Olimpíada de Matemática, tanto que na quinta-feira, dia 5, ele foi homenageado na prefeitura", conta a professora e acrescenta "Além de matemático, o Marcos também é um ótimo cientista. Na disciplina de ciências, quando realizamos trabalhos e experimentos, as explicações dele são como de alunos de universidade".

Beatriz faz questão de mencionar também que Marcos Vinícius é excelente aluno em português "Ele fez e declamou um cordel maravilhoso, enorme, comprido, não sei como conseguiu fazer e decorar tão bem, lembrar e não ficar nervoso na hora da declamação", lembra Kaleski. Também um trabalho realizado na escola sobre Bullying rendeu ao garoto Marcos um outdoor no pátio da escola.

"O Marcos é um aluno extremamente inteligente e muito educado, jamais ele foi descortês com algum professor ou colega, inclusive se sente mal quando algum colega não trata bem o outro. Todos esses anos de estudo na escola o Marcos é maravilhoso. Por isso que o título desta matéria poderia ser: Marcos, um menino de ouro", sugere Beatriz.

Jornal A Tribuna do Vale


Previsão do Tempo
09 Dezembro 2019 09:09:00

Para os municípios do Oeste, Serra e Sul catarinense, as elevações ficam entre 23ºC e 31ºC.


A segunda-feira (9) amanhece com chuva em algumas cidades catarinenses e durante o dia, apesar das altas temperaturas previstas, o tempo fica instável e há chance das pancadas de forma isolada.

No início da tarde, as temperaturas começam a ficar elevadas e o sol deve predominar em todas as regiões. Em algumas cidades o aparecimento de nuvens deve ser maior.

As máximas para as cidades que ficam no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis devem ficar entre 22ºC e 29ºC. Para os municípios da região Oeste, Serra e Sul catarinense, as elevações ficam entre 23ºC e 31ºC.

G1 SC e NSC TV


Previsão do Tempo
09 Dezembro 2019 09:09:00

Para os municípios do Oeste, Serra e Sul catarinense, as elevações ficam entre 23ºC e 31ºC.

$artigoImagemTitulo


A segunda-feira (9) amanhece com chuva em algumas cidades catarinenses e durante o dia, apesar das altas temperaturas previstas, o tempo fica instável e há chance das pancadas de forma isolada.

No início da tarde, as temperaturas começam a ficar elevadas e o sol deve predominar em todas as regiões. Em algumas cidades o aparecimento de nuvens deve ser maior.

As máximas para as cidades que ficam no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis devem ficar entre 22ºC e 29ºC. Para os municípios da região Oeste, Serra e Sul catarinense, as elevações ficam entre 23ºC e 31ºC.

G1 SC e NSC TV


ENERGIA
09 Dezembro 2019 08:56:00

Programa da Celesc busca troca por produtos para reduzir consumo de energia elétrica

$artigoImagemTitulo


No total, 4.999 equipamentos são disponibilizados(Foto: Flávio Neves/Diário Catarinense/Arquivo)

A Celesc realiza, a partir desta 2ª feira (9), a segunda etapa do programa Bônus Eficiente, que permite a compra de freezer, geladeira ou ar condicionado com desconto de 50% em relação ao valor médio de mercado, após a entrega do equipamento antigo. São ao todo 4.999 equipamentos, que podem ser comprados nas lojas Colombo, que venceu a licitação.

Para participar do programa, é preciso ser cliente residencial e estar em dia com a Celesc. O item a ser trocado precisa ser do mesmo tipo, ter no mínimo cinco anos de uso e não possuir o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Também é necessário fazer uma doação de R$ 50, que será revertida a uma entidade social beneficente.

No dia da compra, o cliente deverá levar documentos pessoais e uma fatura de energia elétrica. Os itens podem ser adquiridos em uma loja Colombo em Santa Catarina ou através do televendas, com ligação gratuita pelo 0800-642-4242. Durante a entrega do produto, o cliente deve entregar cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que serão trocadas por cinco de LED.

A primeira edição do Bônus Eficiente foi em 2013. Desde então, foram trocadas quase 110 mil eletrodomésticos, além de 550 mil lâmpadas. A Celesc estima que a economia de energia, dentro do projeto, é suficiente para abastecer 35 mil casas durante um mês. Na primeira etapa deste ano, lançada em outubro, foram vendidos mais de 13,5 mil itens.

Os clientes que já adquiriram um refrigerador, freezer ou split, em um dos projetos realizados anteriormente, não poderão realizar trocas do mesmo produto. Outras informações podem ser obtidas no site do programa Bônus Eficiente da Celesc

Por Redação CBN Diário



Lages
09 Dezembro 2019 08:47:00

A polícia segue com as investigações para tentar identificar o autor ou os autores

$artigoImagemTitulo


Antônio Cesar Pereira, de 43 anos, Cezinha como era conhecido na região do bairro Guarujá, em Lages, estava desaparecido há alguns dias e os familiares estavam em busca de seu paredeiro. O homem morava em uma quitinete. O proprietário do local percebeu que ele tinha deixado umas toalhas no varal e foi chamá-lo. A porta estava fechada, porém, a janela estava encostada. Chamou várias vezes por ele e quando abriu a janela, se deparou com a cena, o corpo caído de bruços no chão, ao redor muito sangue.

Em uma das mão vários dedos foram decepados, além do órgão genital que estava em cima da mesa. O locatário acionou a PM, que chegou ao local, isolou a cena do crime, para que o perito e auxiliar realizassem o trabalho. Após, o cadáver foi removido do local.

Familiares contaram que há alguns meses a vítima teria se relacionado com uma mulher casada e por causa disso tinha sido agredido violentamente. A polícia segue com as investigações para tentar identificar o autor ou os autores. 

(Informações Notícia no Ato)


BR-470
09 Dezembro 2019 08:36:00

Ocorrência foi na manhã dessa segunda-feira (09)

$artigoImagemTitulo

 

Por volta das 06h30min, desta manhã de segunda-feira (09), os Bombeiros foram acionados para atendimento de ocorrência no bairro Pombinhas em Pouso Redondo, nas proximidades do Restaurante Fazenda.

O motorista de um Gol com placas de São José se perdeu na pista molhada e o carro veio a tombar.

Ainda não há informações sobre os ferimentos do motorista. 

Rádio Educadora


OPERAÇÃO ZERO GRAU
09 Dezembro 2019 08:03:00

Segundo investigadores, ao menos quatro servidores e cinco empresários estão envolvidos

$artigoImagemTitulo


Dinheiro apreendido durante cumprimento de mandados de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira(Foto: Polícia Cvil / Divulgação)

A Polícia Civil deu detalhes sobre como agia o grupo de empresários e servidores suspeito de desviar recursos na Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (5) em Florianópolis. Segundo as investigações, o esquema utilizava tempestades e temporais como pretexto para contratar empresas para prestar serviços de manutenção, mas na maioria dos casos os serviços não eram necessários e o dinheiro acabava desviado. Os desvios ocorreram em 2010 e, conforme os investigadores, o prejuízo já comprovado foi de R$ 3,3 milhões, mas é possível que o rombo chegue a R$ 10 milhões. 

Os suspeitos de integrarem o grupo criminoso foram alvo da operação Zero Grau, deflagrada durante a manhã, quando os policiais cumpriram 21 mandados de busca e apreensão em seis cidades catarinenses: Florianópolis, São José, Itajaí, Blumenau, Orleans, Pescaria Brava, além de Curitiba (PR). Também foram expedidos 49 mandados de sequestro de veículos. Dinheiro e celulares foram apreendidos.

Segundo os investigadores, a fraude ocorria a partir de processos de caráter emergencial e teve origem na Divisão de Infraestrutura de Telecomunicações (DVIT) da Celesc. Os desvios foram comprovados em ao menos seis de sete processos investigados nas regionais de Florianópolis, Joinville, Rio do Sul e Criciúma.

O esquema envolvia ao menos quatro servidores da Celesc e cinco empresas que prestam serviços de manutenção à companhia. Conforme a Polícia Civil, os servidores estão aposentados - um diretor-técnico e outros três funcionários, mas alguns dos empresários ainda prestam serviços a Celesc. O inquérito foi instaurado em 2013. A polícia não divulgou o nome dos envolvidos.

- Esses funcionários da Celesc se aproveitavam da facilidade, porque com base nesses eventos climáticos emergenciais não havia um procedimento licitatório, e atuavam com empresas previamente ajustadas, que eram cúmplices e emitiam notas fiscais frias para os serviços, e depois o dinheiro retornava para eles e o serviço não era realizado - explicou o delegado Marcos Fraile, da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor/Deic). 

Em nota, Celesc diz que colabora com autoridades

A reportagem procurou a Celesc para uma posição sobre a suspeita de desvios apontada pela operação Zero Grau. A companhia se manifestou apenas por meio de uma nota enviada à imprensa, na qual afirma que está colaborando com as autoridades e que aguarda a continuidade das investigações.

Confira a nota na íntegra:

Em relação a Operação Zero Grau, deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira, 5, em Santa Catarina e Paraná, a Celesc informa que está colaborando com as autoridades nesta ação coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), que apura fraudes que teriam ocorrido na Empresa em 2010 com suposto envolvimento de empregados da estatal e empresários. A Celesc aguarda agora a continuidade das investigações e continua contribuindo com a operação.

Operação Zero Grau

O nome da operação Zero Grau é uma alusão à grande quantidade de notas fiscais frias emitidas por supostos serviços, os quais não foram realizados pelas empresas/empresários, de acordo com a Polícia Civil. Prestaram apoio na operação as 11 (onze) Delegacias de Polícia Especializadas da Deic, a Delegacia da Comarca de Orleans e as Divisões de Investigação Criminal de Blumenau e de Laguna.

Por Guilherme Simon / Por Mateus Boaventura



Viver bem
09 Dezembro 2019 07:50:00

Com iniciativas positivas para a população idosa, Santa Catarina lidera ranking de longevidade no Brasil. Cenário traz também desafios para as cidades

$artigoImagemTitulo


Aos 80 anos, o engenheiro aposentado André Roger Boutigue mantém a natação na rotina como lazer e também em competições(Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense)

Três vezes por semana André entra na água e nada por mais de uma hora em um clube de Florianópolis. Braçadas ritmadas ao lado de crianças que aprendem as técnicas da natação e de adultos com fôlego renovado. O ritmo já não é mais o mesmo, mas o ritual é igual há quase sete décadas. Aos 80 anos, é na água que ele encontra os caminhos para vencer a idade e manter a vitalidade enquanto treina e ainda compete em torneios de natação no Brasil e no exterior.

Engenheiro aposentado, André Roger Boutigue é um exemplo dos moradores de Santa Catarina que rompem as barreiras da idade como nadadores nas raias. Conforme um estudo recém-divulgado pelo IBGE, os catarinenses têm a maior expectativa de vida do país e, em média, vivem três anos a mais em relação aos brasileiros.

Nascido na França, André mora no Brasil desde os oito anos de idade. Quando ele tinha 10 dias de vida, o pai foi convocado para a guerra e acabou retornando ferido, o que motivou o pedido de transferência na empresa automotiva em que trabalhava. O Brasil foi o destino e, hoje, André mora em Florianópolis com a esposa e uma filha. Manteve a natação na rotina durante a vida inteira, como lazer e em competições. Hoje ainda disputa campeonatos na categoria de homens entre 80 e 84 anos, um nível em que poucos atletas chegam e, muitas vezes, André precisa nadar contra os mais jovens.

- Vou nadar até onde der. Se não nadar, não vou ter o que fazer. O segredo é não parar, se parar já era. Eu vou levando enquanto conseguir - diz.

Sem parar, André encontrou nas braçadas razões para manter uma vida saudável e disposta, e também conhecer pessoas e viajar. Pelas competições de natação, viaja para provas em piscinas ou até travessias aquáticas.

- Me mantenho saudável com a natação, uma coisa que nunca fiz foi regime. Como o que gosto - brinca.

É com índices altos de qualidade de vida e atividades saudáveis como as da rotina de André que os catarinenses alcançaram, segundo o levantamento do IBGE, a média de 79,7 anos de longevidade - enquanto a do Brasil é de 76,3. Entre as mulheres a expectativa de vida é ainda maior, atingindo os 83 anos em média. Outro ponto levantado e que destaca Santa Catarina é a expectativa de vida da população mais velha. Quem chegar aos 65 anos, por exemplo, na média deve viver pelo menos até os 85 segundo a pesquisa.


André nada desde os 10 anos de idade(Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense)

"É importante inserir o idoso no meio em que ele vive", diz médico geriatra

O envelhecimento populacional é uma realidade no Brasil (e em Santa Catarina) e as iniciativas privada e pública não podem dar as costas a essa realidade. A afirmação é do médico especialista em geriatria Roberto Esmeraldino, que aponta quatro fatores que influenciam no resultado positivo de SC em longevidade:

- Santa Catarina tem essa cultura de conscientização de cuidar da saúde, de envelhecer com mais qualidade de vida. Há também o avanço da medicina, com meios de tratamento e diagnósticos mais modernos, e o acesso à informação em SC é mais disseminado. Por fim, apenas de todos os problemas, o nosso Estado tem uma rede de saúde pública mais abrangente em relação a outros estados.

Para Esmeraldino, é essencial que as políticas públicas incentivem a inserção do idoso na sociedade em nível profissional, de saúde, social e cultural. Assim, as cidades podem se tornar mais amigáveis ainda para a população mais velha. Idoso, lembra o geriatra, é considerada a pessoa a partir dos 60 anos, sendo que pela nova previdência os brasileiros vão trabalhar ao menos até os 65 anos. Assim, o especialista prevê uma terceira idade cada vez mais ativa e com necessidades na sociedade.

- Antigamente era só botar o idoso no baile dançando. Isso mudou. Não é só falar em saúde, tem que pensar até nas aposentadorias para envelhecer melhor. É uma sopa de letrinhas para formar um bom caldo. Quanto mais cedo para se cuidar melhor, mas nunca é tarde para começar.

Estado faz parte de programa nacional de políticas para a terceira idade

Uma população que cada vez vive por mais tempo demanda também por cidades mais preparadas para atender a esse público. Desde maio de 2008 Santa Catarina faz parte da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, um programa do governo federal voltado ao envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável da população idosa - especialmente na faixa de vulnerabilidade social. Cada município tem etapas para cumprir dentro do programa e o Estado acompanha o desenvolvimento.

- Acreditamos que para implantar a Política de Assistência ao Idoso, em primeiro lugar há a necessidade de se conhecer a realidade do idoso em Santa Catarina, e para isso estamos realizando diagnóstico por meio de um levantamento nos sistemas disponíveis para obter informações completas sobre os idosos que recebem o benefício do Programa Bolsa Família, bem como a quantidade de violência sofrida pelo idoso. Para nós, o foco das políticas públicas e o grande desafio é combate a violência contra a pessoa idosa e para isso precisamos promover o envelhecimento ativo e saudável - explica a gerente de Políticas para Pessoa com Deficiência e Idosos da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social de SC, Roseane Zacchi Colasante.

Em 2017 um relatório do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a FGV, fez um ranking das cidades grandes do Brasil com melhor preparação para a terceira idade. Florianópolis ficou em segundo lugar, atrás apenas de Santos (SP), e Blumenau foi a 11ª do ranking. O Estado tem bons índices em Balneário Camboriú - que segundo o governo de SC é o município catarinense mais avançado no programa Brasil Amigo da Pessoa Idosa - e Chapecó, onde a Cidade do Idoso é um exemplo de atendimento.

Em Florianópolis, o relatório destaca pontos positivos em quesitos de renda para os idosos e o ótimo desempenho em atividades de cultura e engajamento, além de acesso à informação. A Capital promove ações como o Floripa Feliz Idade, que incentiva ações culturais e de lazer como viagens e artesanato, além de práticas esportivas. Em Blumenau, a prefeitura cita que ao menos 6,8 mil idosos são atendidos pelo programa Pró-Idoso, com atividades específicas de cultura, lazer e esporte.

- O desafio é continuar mantendo firme a saúde básica. A pessoa só chega lá porque teve saúde, e criar novas opções de lazer, especialmente nos bairros, para manter a cidade preparada para o idoso - diz o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Por Lucas Paraizo





09 Dezembro 2019 07:39:00

Após passagem rápida pelo Vila Nova, Itamar Schulle assume time pernambucano

$artigoImagemTitulo

Conforme já havia adiantado o colunista do DAV, Guilherme Reginatto, o treinador rio-sulense, Itamar Schulle, assinou contrato com o Santa Cruz e irá comandar a equipe na Série C de 2020. É ele que vai capitanear, ao lado da diretoria, o planejamento do clube para a temporada, mirando o principal objetivo: sair da Série C.

De acordo com Reginatto, Itamar foi o preferido da diretoria por ter experiência na série C, onde levou o modesto Cuiabá à série B pela primeira vez na história.

Jornal Diário do Alto Vale


03 Dezembro 2019 08:41:00

O Poder Judiciário acolheu o pedido da Polícia Civil e prorrogou a prisão que terminaria neste sábado (30)

$artigoImagemTitulo


Os sócios da empresa Uni Trading, presos na terça-feira (26), na operação Pedra Angular, coordenada pela Delegacia de Polícia Civil de Taió, tiveram a prisão temporária prorrogada por mais cinco dias. O Poder Judiciário acolheu o pedido da Polícia Civil e prorrogou a prisão que terminaria neste sábado (30).

De acordo com o delegado, Jackson Guasseli Pessoa, as investigações ainda estão sendo realizadas.

Jornal Diário do Alto Vale


Notícia é falsa
03 Dezembro 2019 08:30:00

No Instagram de Raul Gil, muitos seguidores ainda comentam sobre o assunto

$artigoImagemTitulo


Um boato de que Raul Gil, 81, teria morrido, surgiu e logo se espalhou pela internet na tarde desta segunda-feira (2). Tudo começou quando uma aeronave caiu na região da serra da Cantareira, na zona norte da capital paulista. Um internauta publicou que o apresentador estaria no avião.

Procurada, a assessoria de Raul Gil negou a informação. "A notícia é falsa. O Raul está bem, graças a Deus. Ele está gravando neste momento. Obrigada pelo carinho", afirmou ao Yahoo!. O SBT também se manifestou após a repercussão da fake news. "Ele não estava na aeronave", avisou via e-mail.

No Instagram de Raul Gil, muitos seguidores ainda comentam sobre o assunto. "Não me diz que era o senhor naquele avião da Serra da Catareira. O Twitter está falando disso", escreveu um internauta. "Infelizmente foi ele. Conheço um pessoal que mora perto e todos estão comentando isso", respondeu outro perfil.

Internautas usaram seus perfis para lamentar a "morte" do artista. A informação também passou a ser compartilhada por meio de uma corrente no WhatsApp.

Yahoo!


Salete
03 Dezembro 2019 08:20:00

$artigoImagemTitulo


No último sábado (30) terminou a Olimbairros de Salete 2019. Pelo terceiro ano seguido, o Bairro Schreiber conquistou o título de campeão. A competição reuniu de 19 de outubro a 30 de novembro, mais de mil atletas em disputas de diversas modalidades esportivas.

A escolha da Garota Olimbairros, a entrega da premiação geral e o baile de confraternização fecharam a competição. Viviani Batista, do Beira Rio/Furninha de Fátima, ficou com o título de rainha. Natália Aparecida Felippi, do São Luiz/Ribeirão Cipriano, a 1ª Princesa. Natcheli Schlickmann, do Ribeirão América/Rio Wildy/Conjuntos Habitacionais, a 2ª Princesa e Thuane Cristina Borghesão, do Cachoeira, a 3ª Princesa.

No geral, os representantes do Bairro Schreiber somaram 555 pontos, o Bairro Beira Rio/Furninha de Fátima ficou com a segunda colocação com 360 pontos. O terceiro posto ficou com o Centro que fez 350 pontos e o quarto para a Barra Grande/Rio Herta/Santa Margarida que somou 274 pontos.

A prefeita, Solange Schlichting (Chica), parabenizou os bairros participantes. "Foram dias de muita confraternização através do esporte, crianças, jovens, adultos e idosos puderam se divertir e defender suas equipes em várias disputas. A união de todos garantiu mais uma belíssima Olimbairros".

A Olimbairros de Salete 2019 foi organizada pela Prefeitura por meio do Departamento Municipal de Esportes (DME), com apoio do Conselho Municipal de Esportes (CME) e voluntários, com patrocínio oficial da Cresol. Neste ano participaram 10 equipes bairros/comunidades.

Toda a cobertura fotográfica da competição pode ser conferida na fanpage do evento http://bit.ly/2pv6xsQ

Pontuação Final Olimbairros de Salete:

1º lugar - Schreiber - 555 pontos (tricampeão)

2º lugar - Beira Rio/Furninha de Fátima - 360 pontos

3º lugar - Centro - 350 pontos

4º lugar - Barra Grande/Rio Herta/Santa Margarida - 274 pontos

5º lugar - São Luiz/Ribeirão Cipriano - 231 pontos

6º lugar - Bela Vista/Casan/Platina - 195 pontos

7º lugar - São Cristóvão - 158 pontos

8º lugar - Cachoeira - 113 pontos

9º lugar - Ribeirão América/Rio Wildy/Conjuntos Habitacionais - 110 pontos

10º lugar - Ribeirão Alegre/Ribeirão do Ouro/Rio Luiz/Braço Torretti - -3 pontos

Assessoria de Comunicação


Taió
03 Dezembro 2019 08:13:00

$artigoImagemTitulo

A Polícia Militar da região Vale Oeste procura o homem que foi abordado pela Polícia Militar Rodoviária na manhã desta segunda-feira (02), desobedeceu o comando, entrou em luta corporal e acabou roubando a arma do policial, fugindo em um veículo Corsa Classic. Ele abandonou o veículo na localidade de Ribeirão dos Lobos (Taió) e empreendeu fuga para um matagal.

A polícia divulgou nesta tarde, fotos do agente.

Até o momento o foragido ainda não foi localizado. Policiais das guarnições da Polícia Militar (PM) com apoio do helicóptero Águia da PM e cães farejadores fazem buscas na região.

Qualquer informação sobre o suspeito, poderá ser encaminhada a PM através do fone 190.

PMRv Taió


03 Dezembro 2019 07:55:00

O acréscimo acompanha a economia brasileira e oscila entre altas e baixas

$artigoImagemTitulo


(Foto: Salmo Duarte/Arquivo NSC)

Os motoristas que deixaram para abastecer o veículo nesta segunda-feira, em Santa Catarina, já sentiram a diferença no bolso: em algumas bombas de combustível é possível encontrar preços nas marcas de R$ 4,49 a R$ 4,69 na Grande Florianópolis.

No Estado, os preços variam bastante: em alguns postos ainda é possível abastecer por R$ 4,07 o litro. Mas esse valor não deve ser mantido por muito tempo, segundo vice-presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis Minerais (Sindopolis), Joel Fernandes.

- A gasolina pode chegar a R$ 5,00 em poucos dias se o valor do petróleo e do anidro - substância usada na mistura - continuarem crescendo e o dólar seguir alto - analisa Fernandes.

Outro fator que será determinante para a gasolina mais cara em dezembro é o aumento na base de cálculo do ICMS, que pode subir em 3 centavos o litro da gasolina.

- Há lugares que já é cobrado R$ 5,00 - diz Fernandes, sem detalhar a cidade.

Com média de 4,285 na última semana de novembro, na região metropolitana, os preços tiveram um acréscimo de 5,3% no último mês, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Se levar em consideração os últimos 15 dias, houve um aumento de 14 centavos para o revendedor. Na bomba, pode significar ainda mais. E, apesar das variações frequentes, esse acréscimo deve ser mantido pelos próximos 30 dias, ao menos, conforme pondera o representante do Sindopolis.

As variações do preço da gasolina em SC

Do preço mais baixo ao mais alto em cada variação, uma média de quanto foi cobrado nas principais cidades catarinenses em 2019.

O pico foi em maio, quando a média de preço em Criciúma foi de R$ 4,443. Em agosto o preço caiu na maior parte das cidades. Em Joinville, por exemplo, a média dos valores cobrados pelos postos de combustíveis ficou em R$ 3,699. Em setembro, porém, os preços começaram a subir novamente.

Por Clarissa Battistella/ Por Ângela Prestes


Previsão do Tempo
03 Dezembro 2019 07:41:00

O dia começará com o predomínio do sol; no entanto o sistema de baixa pressão vindo do Paraguai poderá trazer chuva para a região Oeste do Estado

$artigoImagemTitulo


A terça-feira (3) será marcada por mudanças no tempo por todo o Estado. No entanto, a manhã será estável, ou seja, o sol irá predominar em Santa Catarina. Além disso, as temperaturas seguem amena.

Mesmo com a estabilidade pela manhã, a tarde contará com um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai que poderá trazer chuva acompanhada de raios na região Oeste e Meio-Oeste.

Nas outras localidades, o período entre a tarde e noite terá aumento de nuvens, e no máximo, chuvisco isolado. Além disso, o mar poderá ficar muito agitado, com condições favoráveis para ondas de até três metros, especialmente no litoral Sul. Atenção, a terça-feira (3) poderá ter risco de ressaca na Costa Catarinense.

Por isso, a recomendação da Defesa Civil é que as embarcações e apetrechos de pesca e maricultura se protejam. Além disso, cuidado redobrado para as edificações em áreas vulneráveis. Enquanto isso, as temperaturas seguem amenas com os maiores valores durante a tarde, especialmente no Oeste e Meio-Oeste.

Confira as temperaturas para terça-feira (3):

  • Florianópolis/Palhoça/São José: 18/26;
  • Criciúma: 11/24;
  • Imbituba/Garopaba: 18/26;
  • Lages: 12/25;
  • Urupema: 8/23;
  • São Miguel do Oeste: 12/30;
  • Chapecó: 13/30;
  • Joaçaba: 14/30;
  • Xanxerê/Xaxim: 12/30;
  • São Lourenço do Oeste: 13/30;
  • Caçador: 12/21;
  • Curitibanos: 11/27;
  • Itaiópolis/Mafra/Canoinhas: 12/25;
  • Joinville: 19/30;
  • Itapema/Balneário Camboriú: 20/28;
  • São Francisco do Sul: 15/28;
  • Blumenau/Rio do Sul: 15/24.

Saudações Meteorológicas

CÁTIA BRAGA, FLORIANÓPOLIS



02 Dezembro 2019 10:59:00

$artigoImagemTitulo


Uma ocorrência gerou uma intensa movimentação policial na região Vale Oeste na manhã dessa segunda-feira (02). Segundo informações obtidas pela equipe de reportagens da Educadora, por volta das 10h, a Polícia Militar Rodoviária de Taió tentou realizar a abordagem de um veículo, porém, o motorista fugiu do local.

Com a viatura, um policial conseguiu aborda-lo na comunidade de Ribeirão dos Lobos. O meliante entrou em luta corporal com o policial e conseguiu furtar a arma dele. Após render o policial, ele fugiu com um Corsa Classic prata de Taió em direção a SC-114.

Policiais de Taió, Pouso Redondo e Mirim Doce fizeram o acompanhamento da ocorrência e localizaram o carro na comunidade de Ribeirão dos Lobos, porém, o meliante fugiu para o mato. Qualquer informação, entre em contato com o 190.

Rádio Educadora


02 Dezembro 2019 10:59:00


Uma ocorrência gerou uma intensa movimentação policial na região Vale Oeste na manhã dessa segunda-feira (02). Segundo informações obtidas pela equipe de reportagens da Educadora, por volta das 10h, a Polícia Militar Rodoviária de Taió tentou realizar a abordagem de um veículo, porém, o motorista fugiu do local.

Com a viatura, um policial conseguiu aborda-lo na comunidade de Ribeirão dos Lobos. O meliante entrou em luta corporal com o policial e conseguiu furtar a arma dele. Após render o policial, ele fugiu com um Corsa Classic prata de Taió em direção a SC-114.

Policiais de Taió, Pouso Redondo e Mirim Doce fizeram o acompanhamento da ocorrência e localizaram o carro na comunidade de Ribeirão dos Lobos, porém, o meliante fugiu para o mato. Qualquer informação, entre em contato com o 190.

Rádio Educadora




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|