Salete
08 Dezembro 2018 15:01:16
Autor: Prefeitura municipal de Salete

$artigoImagemTitulo

  A Secretaria Municipal de Saúde de Salete realizou na tarde de quinta-feira (06), no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro, o último encontro do programa Hiperdia, que serve para o acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos.

O encontro foi especial e contou com a participação de cerca de 90 pessoas dos postos de atendimento do programa Estratégia Saúde da Família (ESF´s). Além de confraternizar, receber um brinde, participar de um bingo repleto de premiações e tomar um café, os presentes puderam realizar exames de rotina com a equipe da saúde e ouviram uma palestra sobre a luta contra a AIDS.

A secretária de saúde, Nelci Teresinha Adami Kuhlkamp, e a prefeita Solange Schlichting (Chica), também estiveram no encerramento. "É muito importante que as pessoas façam a prevenção, se cuidem através destes programas de orientação. Parabenizo a todos que vieram nos encontros e a equipe que sempre organizou tudo com muito carinho", falou Chica. Por fim, ela desejou um Feliz natal e um próspero 2019.

Hiperdia

O programa Hiperdia teve por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos por meio de ações que pretenderam conscientizar as pessoas sobre a doença e garantir a prevenção para uma vida mais saudável.

O convite para participar dos encontros foi feito pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) que passaram em todas as residências, além de meios de comunicação


Mirim Doce
08 Dezembro 2018 14:54:00
Autor: Conecte mídia

$artigoImagemTitulo

Foi finalizada, nessa semana, a construção de uma nova ponte na localidade de Areia Branca, em Mirim Doce. A estrutura foi completamente reconstruída, em madeira, e recebeu investimento de R$ 12 mil.

De acordo com o secretário de Obras, Lourival Ruprest da Silva, além de garantir o acesso a moradores e escoamento da produção agrícola, a ponte é bastante utilizada devido a duas granjas de suínos que ficam na localidade.

Além de Areia Branca, pontes nas localidades como Ribeirão da Caça, Mirinzinho, Campinas e Alto Volta Grande já receberam melhorias nesse ano. Novas travessias também foram construídas em Tifa Funil e Alto Volta Grande.


Salete
08 Dezembro 2018 14:45:12
Autor: Prefeitura Municipal de Salete

$artigoImagemTitulo

A Olimbairros de Salete 2018 movimentou a cidade entre os meses de setembro a outubro. Mais de mil atletas participaram de diversas modalidades que foram marcadas pela integração e o espírito esportivo. Uma delas foi especial, a Gincana Solidária que envolveu as equipes dos bairros/comunidades num gesto que beneficiou a comunidade.

Na prova da Gincana Solidária foram juntados 176,615 quilos de lacres de latinhas de alumínio. O material foi encaminhado pelo Departamento Municipal de Esportes (DME) ao Rotary Club de Salete-Geração, que efetuou a troca por duas cadeiras de rodas.

Na terça-feira (04) a diretora do DME, Laísa Locks, acompanhada das rotarianas, realizou a entrega de uma cadeira de roda para o uso do Hospital e Maternidade Santa Terezinha. A outra foi destinada para utilização em eventos esportivos, como explica Laísa.

"O Rotary Club de Salete-Geração definiu a destinação das cadeiras de rodas. A do DME deixaremos no Ginásio Municipal de Esportes Roberto Schreiber, no bairro Cachoeira, para usar em eventualidades. Contudo, caso algum cidadão necessitar do equipamento e não tiver no hospital ou Secretaria de Saúde, com certeza será emprestado", falou.

Por fim Laísa agradeceu a todos os bairros/comunidades pelo envolvimento e a participação expressiva na Gincana Solidária.

 


Mirim Doce
08 Dezembro 2018 14:32:00
Autor: Conecte Mídia

Locais são abertos à visitação e ficam próximos ao Centro do município

$artigoImagemTitulo

Para quem gosta do contato com a natureza, um dos destinos nesse verão pode ser Mirim Doce, já que várias cachoeiras fazem parte das opções turísticas do município.

De acordo com a secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Nilsa de Oliveira, todas as cachoeiras são abertas à visitação. "São lugares que dá para chegar de carro, com pequenas trilhas para serem feitas a pé, e também são fáceis de encontrar", afirma ela.

Hoje, as cinco principais cachoeiras do município são Pedra Lisa, Cascata Campinas, Cascata Mirinzinho, Cachoeira do Segredo, Cachoeira do Funil e Cachoeira Salto da Mina. Entre elas, as que contam com quedas maiores são Campinas e Salto da Mina. "É um belo atrativo natural de turistas, principalmente no verão, para quem gosta de turismo de aventura", ressalta Nilsa.

 


Segurança
07 Dezembro 2018 17:51:00
Autor: JATV

Já é a segunda vez em menos de um mês

$artigoImagemTitulo

Na madrugada de hoje, sexta-feira, alguns marginais, que até o momento não foram identificados, invadiram alguns estabelecimentos em Rio do Campo, entre eles a Farmácia Mais Vale e o Escritório de Advocacia da Dra. Silvana e do Dr. Ezio, o Escritório fica em frente à farmácia.

Em entrevista Dr. Ezio e a funcionária Pamela, da Farmácia Mais Vale, contaram como estava a situação, quando chegaram ao estabelecimento: Dr. Ezio Osvaldo Olson 

"Quando a Dra. Silvana chegou a porta estava com a fechadura violada, só encostada. O escritório estava todo revirado, todos os arquivos revirados. Ela se apavorou, porque existem documentos importantes de clientes. Não levaram computadores, scanner, impressora, não levaram nada de valor, apenas alguns pequenos objetos.

Ou eles estavam em busca de documentos ou de dinheiro, mas eles não encontraram, porque não deixamos esse tipo de coisa no escritório.

Eu entendo que as rondas da Polícia Militar, já que estão acontecendo com frequência esses furtos, devem ser durante a madrugada. Fazer as rondas e abordar pessoas suspeitas que estejam transitando nesse horário.

Eles não levaram nada de valor, parece que estavam com intuito de achar alguma coisa, não sabemos se era algum documento ou dinheiro. Agora vamos investir em mais segurança ainda.


Pamela Giordana Pereira:

Quando eu cheguei, tentei desativar o alarme como eu faço toda manhã, mas não funcionou, pensei que o controle estivesse com problema. Então eu fui abrir a porta com a chave para chegar mais perto da central desativar o alarme. Quando tentei abrir a porta, ela já estava aberta, e as luzes, que sempre deixamos acesas, estavam todas apagadas.

Quando eu entrei, a central do alarme estava caída no chão e os documentos todos revirados. Acredito que estavam procurando dinheiro, mas não acharam, só o que tinha na gaveta, que a gente deixa para troco, aproximadamente R$ 100,00.

Eles levaram alguns perfumes femininos, mas poucas unidades.


Confira o vídeo:



Esporte
07 Dezembro 2018 16:33:11

Leonardo está representando o Brasil no Sul-Americano escolar em Arequipa, no Peru

$artigoImagemTitulo

Entre os dias 1º e 09 de dezembro a cidade de Arequipa, no Peru, sedia a edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares. Promovido pelo Conselho Sul-Americano de Desportes (Consude), o evento conta com a participação de 12 países, entre eles, o Brasil.

A delegação verde e amarela é composta por 214 pessoas entre técnicos, atletas escolares com idade entre 12 a 14 anos, equipe médica, chefes de modalidades, entre outros que auxiliam na condução da delegação durante a disputa.

Coube ao mineiro Éverson Ciccarini, presidente da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), ser o responsável geral pela delegação brasileira. Experiente em eventos de grande porte, Vevé, como carinhosamente é conhecido no meio é o chefe da missão Arequipa 2018.

Originalmente nove modalidades são disputadas no Sul-Americano e o Brasil participa de todas. Formada por alunos de escolas públicas e particulares de todas as partes do país, semelhante ao que ocorreu no ano passado, na última edição do evento realizada na Bolívia, existe uma positiva estimativa de que o Brasil termine o evento com muitas medalhas.

Para a alegria e orgulho das famílias Weiss e Luckmann de Rio do Campo está entre os atletas que compõem a delegação brasileira o menino Leonardo Weiss Luckmann, de 14 anos. Leonardo, é natural de Cascavel, no PR, atualmente reside com a família em Timbó, mas residiu em Rio do Campo de 2006 a 2014. É filho de Scheila Aparecida Weiss e Josemar Luckmann. Scheila, que é empresária, nasceu em Salete, é filha de Volnei e Gilca Elaine Weiss. Josemar, o pai do garoto, é Riocampense, filho de José Evaldo Luckmann e Maria das Graças Luckmann.

Leonardo está no Peru representando o Brasil na categoria Voleibol. Sua mãe, Scheila, conversou com a equipe do JATV na quarta-feira, dia 05, e contou detalhes deste grande feito do filho. "O Léo sempre foi apaixonado por esportes, antes de começar a andar já tínhamos que ajudá-lo a correr atrás de uma bola. Nos primeiros anos da caminhada escolar ele jogou futebol, mas quando começou a estudar na cidade de Timbó e a treinar vôlei, a paixão por esse esporte despertou. A partir daí, as habilidades foram aprimorando e o Léo se destacando cada vez mais", conta a mãe.

Scheila diz que a escola onde Leonardo estuda possui um projeto voltado ao Voleibol "E nós o colocamos nos treinos. Ele foi contra a vontade, pois desejava ser jogador de futebol. Sempre treinou em Rio do Campo esta modalidade e quando nos mudamos para Timbó, treinar futebol ficava inviável para nós, pois não conseguiamos adequar os horários para levá-lo e buscá-lo nos treinos. Assim, como o projeto do Voleibol fica na própria escola, facilitou, pois ela é próxima da nossa casa", conta Scheila. Bastou um mês nos treinos de vôlei e Leonardo já se destacou entre os colegas e se apaixonou pelo esporte, acrescenta ela.


A caminhada do garoto até chegar aos jogos Sul-Americanos Escolares, no Peru

Com a escola, Leonardo foi treinando, participando de campeonatos e amistosos, comenta Scheila. "O ano de 2018 foi muito decisivo nos resultados que estamos vendo agora. O time da EVEP foi ao pódio em todas as competições que participaram. Treinaram durante o ano em amistosos sempre com equipes com idades superiores e, nesse meio tempo, Leonardo foi se destacando. Hoje ele é o capitão da equipe, destaque-se na condução do time às vitórias", revela a mãe do menino. 

Para a família, receber a notícia que o time do filho havia sido convocado foi lindo e mágico, afirma Scheila. "Foi uma surpresa preparada pelo professor e técnico, Wagner, foi um dia lindo e mágico, pois se aproximava o dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças e o técnico convocou os pais para assistir à final da Liga Catarinense, que estava acontecendo em Timbó, no ginásio da escola. Solicitou a presença de todos os pais, sem exceção. Ao se consagrarem vencedores da Liga Catarinense e antes de receberam as medalhas, o Professor Wagner fez um discurso lindíssimo e emocionante e finalizou com a informação de que nossos meninos foram convidados para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, que aconteceria no Peru", relata Scheila, emocionada.

Conforme a Riocampense, foi uma grande surpresa para os pais e para os atletas, que juntos caíram num choro de muita emoção. E, após o comunicado, a pressão de ganhar o campeonato brasileiro para chegar aos jogos Sul-Americanos diminuiu para os atletas, pois eles já haviam conquistado com o esforço de um ano todo de trabalho, "Ou seja, eles foram convidados pelos excelentes resultados apresentados durante o ano", expressa a mãe.

No entanto, Scheila conta que para o técnico ganhar o Campeonato Brasileiro ainda era de suma importância, pois existiam alguns comentários de que a equipe não seria a melhor para representar o Brasil. "Sendo assim, continuaram trabalhando duro e conquistaram o 'Ouro' no Campeonato Brasileiro, em Natal-RN, invictos, sem perder nenhum set, comprovando assim, que estavam preparados para representar o nosso país".

Josemar e Scheila sempre acompanham o menino, seja de perto ou de longe "Sempre procuramos estar presentes nas competições, mas quando elas acontecem longe, como foi o caso do Brasileiro, em Natal, o Estadual, em Florianópolis e, agora, o Sul-Americano no Peru, acompanhamos meio de longe. Temos um grupo dos pais no whatsapp, e vamos nos comunicando. O professor/técnico Wagner também sempre informa sobre os canais de transmissão dos jogos. Quando é possível, alguns pais se fazem presentes nos jogos e transmitem via facebook para os pais que não conseguem estar no local das competições", comenta o casal.


No Peru a equipe de Leonardo está surpreendendo

Na quarta-feira (05), no Peru, na fase de grupos o time de Leonardo venceu de maneira invicta, inclusive, sem perder nenhum SET. "Agora disputarão a semifinal e, com certeza, a grande final tão esperada por nós", menciona Scheila. No fechamento desta edição a competição no Peru estava em andamento.

Luckmann acredita que os meninos têm a chance de trazer uma medalha de ouro para o Brasil "Acreditamos muito no potencial dos meninos. Os próximos jogos serão difíceis, mas eles estão preparados para essa competição. A equipe da EVEP, em anos anteriores, já conquistou o título, sendo assim, o trabalho que vem sendo feito pelo técnico é excelente e estamos muito confiantes", afirma. Esta é a primeira competição do garoto Leonardo fora do país.

 "Estou me sentindo muito feliz por estar aqui representando o Brasil,

feliz por estar dando tudo certo.É uma gratidão enorme representar o Brasil",

falou o garoto direto do Peru.

A paixão pelo voleibol também está no coração de Scheila "Sempre fui apaixonada pelo voleibol, e ver um filho seguindo este caminho é um sentimento que jamais poderia imaginar. Com certeza, me realizo vendo ele em quadra e sou muito sua fã, pois ele apresenta uma tranquilidade quando está disputando qualquer jogo, pode ser uma brincadeira ou um jogo sério, ele joga focado da mesma forma. Isso me faz crer que dentro das quadras é o melhor lugar que ele poderia estar", conta a mãe.  

Sobre o futuro do garoto Leonardo, Josemar e Scheila dizem que ainda é cedo para ter uma opinião concreta. "Porém ele está no caminho para se estabelecer nesta profissão. Ele nunca mencionou outra coisa, quem o conhece percebe a paixão que ele tem pelos esportes, especialmente pelo Voleibol".




Agricultura
07 Dezembro 2018 11:20:00
Autor: JATV

$artigoImagemTitulo

Quem cultivou? Como foram os procedimentos? Utilizaram agrotóxicos? Por onde ele passou até chegar à minha mesa? Você já se fez essas perguntas antes de consumir algum alimento? Antes talvez de preparar o almoço de domingo para sua família? Pois bem, os integrantes de uma simpática família de Rio do Campo sabem na ponta da língua as respostas para essas perguntas.

Ronaldo Jarosz, 37 anos, nasceu no município de Salete, mas se criou no município de Rio do Campo, na Comunidade de Serra do Mirador. Descendente de poloneses, Ronaldo é da segunda geração, seu avô veio da Polônia. "Minha família já está estabelecida no município de Rio do Campo desde 1942".

A Família Jarosz, composta por Ronaldo, sua esposa Tatiana, seus filhos, Maria Letícia, de 11 anos, Estefani Larissa, de 7, e Rafael Augusto, o caçula da casa com 2, reside em uma propriedade agrícola na comunidade de Taiozinho, em Rio do Campo, há seis anos. "Quando casamos ficamos um tempo no município, depois fomos embora para Blumenau, lá permanecemos apenas dois anos", diz Ronaldo.

O retorno da família para Rio do Campo ocorreu porque o primogênito, José Roberto, foi acometido por uma doença "Meu filho mais velho foi diagnosticado com câncer, então decidimos voltar, pois para nós era mais fácil estar perto da família", conta o pai.

A família passou por momentos difíceis e por diversas cidades até se acomodarem novamente na propriedade. "Rodamos por vários lugares, ficamos bastante tempo em Florianópolis devido ao tratamento do nosso filho até que voltamos a residir nessa propriedade que é da família da minha esposa", explica Ronaldo. Infelizmente José Roberto faleceu no ano de 2008, mas o amor e o carinho pelo menino, é notório é expressado no olhar da família. "Ele é sempre lembrado".

O pedaço de terra dessa simpática família é conhecido na região pela diversidade de culturas "Atualmente a gente vem trabalhando com a produção de feijão, com quatro variedades diferentes. Com pepino, que é um destaque, também com grandes variedades em hortaliças, verduras e fruteiras. Temos diferentes tipos de amendoins. Temos milho e algumas outras coisas que a gente vem implantando aos poucos. A cana de açúcar, que dela produzimos o melado e o açúcar mascavo. Temos lagoas com peixes, porcos, vacas de leite, enfim, é bastante coisa", relata Jorosz.

A lista do que é produzido é extensa, Ronaldo destaca que tem de tudo um pouco do que é necessário para o consumo da propriedade, da família, e conta qual a vantagem dessa grande variedade "Basicamente é uma alimentação mais saudável, sei o que estou colocando na mesa para meus filhos se alimentarem", garante.

Com o passar do tempo teve uma cultura que hoje Ronaldo já não trabalha mais, porém em suas palavras em nenhum momento ele a menospreza "O fumo. O fumo é uma cultura que a gente já vinha trabalhando há muitos anos. Minha família por sinal sempre trabalhou nesse meio, então eu não desdenho o fumo, é uma cultura muito relevante para nossa região, mas por ser uma lida muito sofrida e também por falta de mão de obra, decidimos tentar algo novo, principalmente pelo fato de ter uma vida mais saudável". Além da grande variedade, Ronaldo destaca que não usa agrotóxicos no que planta. "O veneno que eu uso é o 'inxadol', é na base da inchada mesmo", diz ele com risos. "Tudo que a gente planta vem bem".

Com tanta diversidade e muitas coisas para cuidar, aproveitar e ter uma boa organização é essencial. "A gente levanta sabendo o que tem que fazer, minha esposa já sabe dos afazeres dela eu sei dos meus e tudo vai caminhando", afirma o agricultor.

As parreiras de pepinos são um destaque na propriedade e Ronaldo conta porque começou a produzir o fruto "Nós tínhamos pequenos espaços para trabalhar, então procuramos algo que pudéssemos aplicar nesse espaço, foi aí que começamos a trabalhar com o pepino".

A esposa Tatiana ficou com a tarefa de colher os pepinos, que com 30 dias já podem ser colhidos. E quando a colheita começa recebem atenção todos os dias. "Com 30 dias eles já podem começar a ser colhidos, eles estarão com tamanhos entre 4 e 7 centímetros, que é o padrão ideal para conserva", diz o produtor. A colheita da produção sempre anima "Em nossa melhor temporada de colheita, colhemos por 84 dias, chegamos a uma média de 4,3 kg por pé, a maior quantidade que colhemos com um kit, que são três mil pés, foi em torno de 14 toneladas", revela.

A venda acontece na casa da família, os pepinos não são vendidos para empresas "As pessoas vêm buscar na propriedade, encomendam por telefone, pelo Watsapp, pessoas da comunidade e até de longe vêm comprar, pois conhecem muito bem o produto, sabem como ele é produzido", destaca o agricultor.

Ronaldo e Tatiana contam que são um casal grato por estarem proporcionando uma boa infância para os filhos, um alimento diferente na mesa, um alimento saudável, onde tudo é produzido ali mesmo "Isso sem dúvidas é gratificante para nós, porque tanto eu como a minha esposa crescemos desta forma, nossas famílias buscavam produzir os alimentos que consumiam, e a gente não quer deixar isso se perder, como em muitas propriedades onde infelizmente é um valor que vem se perdendo. Estamos nos dedicando para cada dia poder fazer mais", finalizam.



Política
06 Dezembro 2018 07:49:00
Autor: Por Fernanda Vivas, TV Globo - Brasília

$artigoImagemTitulo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para permitir que municípios estourem o limite de gastos com pessoal sem sofrer punições se houver queda na receita.

Como o texto já foi analisado pelo Senado e aprovado nesta quarta sem mudanças, seguirá para sanção do presidente Michel Temer.

A LRF define que o limite das despesas dos municípios com pessoal é de 60% da receita corrente líquida, obtida com tributos, descontados os repasses determinados pela Constituição.

Pelas regras atuais, o município que ultrapassa o limite tem até 8 meses para se adequar. Se não fizer isso, pode sofrer sanções, entre as quais: não poderá receber transferências voluntárias e não poderá contratar operações de crédito, salvo as que forem para reduzir despesas de pessoal ou refinanciar a dívida.

O projeto aprovado pelos deputados, contudo, permite que os municípios com queda de receita superior a 10% não sofram restrições se ultrapassarem o limite de gastos.

A proposta define, porém, que a queda deverá ter sido provocada pela redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios ou pela diminuição de receita com royalties e participações especiais.


Votação

Ao todo, foram 300 votos favoráveis ao projeto; 46, contrários; e 5 abstenções.

Na votação, 16 partidos orientaram voto a favor da proposta. Somente dois orientaram contra: PSL e PSDB. O PSL é o partido do presidente eleito Jair Bolsonaro. O MDB, do atual governo, liberou a bancada, assim como o PRB.

Durante a análise do projeto, parlamentares manifestaram diferentes opiniões sobre a LRF.

"Acho a Lei de Responsabilidade Fiscal uma lei dura, mas conseguiu enquadrar os municípios, evitando-se uma quebradeira geral. A lei é boa, excelente, coloca os municípios nos eixos. Se continuarmos fazendo esse tipo de alteração, esse tipo de flexibilização, poderemos estar condenando os municípios a não conseguirem pagar suas contas no final do mês", afirmou Joaquim Passarinho (PSD-PA).

"O que nós não desejamos é que os municípios sejam penalizados, em última análise, a população. Quando o governo, discricionariamente, adota medidas como desoneração de folha de pagamento, o impacto fica para aquele município", argumentou o deputado Bebeto (PSB-BA).


Mirim Doce
05 Dezembro 2018 15:02:08
Autor: Conecte Mídia

$artigoImagemTitulo

A praça Pedro Felizari e a região central de Mirim Doce estão em clima de Natal, após a instalação de parte da decoração, organizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos.

Laços, bonecos de neve e peças confeccionadas com garrafas pet fazem parte da decoração. Estão em andamento também uma nova pintura no palco da praça e a casa do Papai Noel. "Teremos ainda luzes, mas elas serão acesas somente no dia da abertura do Doce Natal", adianta Nilsa de Oliveira, secretária de Cultura Turismo e Eventos.

O Doce Natal ocorre no dia 16 de dezembro, a partir das 20h, com apresentações culturais e chegada do Papai Noel. Nesse ano, haverá show com a banda Arrasta Coração.

A organização do evento conta com a parceria dos comerciantes, que disponibilizaram brinquedos para sorteio entre as crianças com idade de até dez anos. "A prefeitura sempre colabora com o comércio local, então também somos parceiros, além disso, é uma forma de agradecer aos nossos clientes", afirma Jaciela Melicia Stehl Borghesan, que está à frente da organização da parceria do comércio com o Doce Natal.

De acordo com Jaciela, a maioria dos comerciantes aceitou participar da iniciativa e avalia que é válido contribuir. "Nossos comerciantes são unidos e participativo, é uma maneira de fazer uma boa ação, reconhecendo que no sorriso de uma criança encontramos mais felicidade que recebendo presentes", comenta.


Taió
05 Dezembro 2018 14:57:00
Autor: Prefeitura municipal de taió

$artigoImagemTitulo

O ginásio de esportes da EEF Prefeita Erna Heidrich recebeu no início da noite desta terça-feira (04/12) a formatura da primeira turma do Programa de Iniciação Profissional em Tecnologia, Inovação com Ênfase em Robótica, desenvolvido pelo Sesi e Senai com apoio da Prefeitura de Taió, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Nesta primeira edição, 130 alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do programa e receberam o certificado de conclusão no dia de ontem. O Secretário de Educação, Cultura e Esportes, João Tadeu Côrrea fez uso da palavra e aproveitou a oportunidade para destacar o quanto este projeto se tornou referência regional. Durante o ano de 2018, dez municípios já vieram até Taió conhecer o modelo adotado pelo município para trabalhar estes princípios de iniciação profissional com alunos da Rede de Ensino de sua cidade. "O programa foi um sucesso neste seu primeiro ano e já temos 190 alunos pré-inscritos para o ano que vem. Novidades estão sendo preparadas", comenta.

O Coordenador de Educação Profissional do Senai, Fernando Antonio Deitos, falou o quanto este investimento na vida de adolescentes causa um impacto positivo no futuro, pois proporciona a cada um deles o descobrimento da profissão que melhor se encaixa. Fernando ainda comentou sobre a importância dos alunos aproveitarem esta oportunidade oferecida pela Administração Municipal "Colecionem chaves, pois estas chaves lhes abrirão as portas das oportunidades", concluiu.

Tiago Maestri, Presidente da Câmara de Vereadores de Taió, comentou sobre o papel fundamental do Poder Legislativo para a realização deste programa em nosso município, pois foi um projeto aprovado pelos vereadores. "Parabenizamos o belo trabalho da Secretaria de Educação junto ao Sesi e Senai e também a toda a nossa Câmara, que têm feito um belo trabalho sempre pensando no cidadão taioense", frisa.

Por fim, o Prefeito Almir Guski também fez seus agradecimentos, parabenizando a todos os alunos a seus respectivos pais pelo apoio e incentivo durante todo este ano. E sua fala, Almir comentou ainda que Taió se tornou uma referência regional quando o assunto é educação, sendo a primeira cidade do Alto Vale e a segunda no estado a implantar na Rede de Ensino um programa que trabalhe com iniciação profissional. "Temos certeza de que muitos de vocês trabalharão com profissões que ainda nem existem. O mercado de trabalho é competitivo e a Prefeitura de Taió fará o que estiver ao nosso alcance para lhes oferecer oportunidades de aperfeiçoamento na área de tecnologia, pois o futuro já está aí e quem entende deste assunto já está um passo a frente dos demais. Queremos proporcionar a todos os nossos alunos as mesmas oportunidades que grandes centros oferecem, porém precisamos que vocês busquem uma contínua melhora para que realmente possamos ser bons no que fazemos", disse.

A Diretora do Alto Vale, Graziela da Silva Branco, está deixando nossa região rumo a Criciúma, mas também falou sobre a importância desta parceria com Taió "Estamos deixando a região com o coração apertado, pois são 20 anos aqui no Senai Alto Vale com muitas parcerias importantes como esta. Pra nós foi um grande prazer trabalhar com o Prefeito Almir, um grande entusiasta, e com o Secretário João Tadeu, que acreditaram e apostaram neste programa que com certeza faz toda a diferença para os nossos adolescentes, instigando desde cedo que cada um deles analisem os caminhos profissionais que querem seguir no futuro, se preparando e estudando para aproveitar cada oportunidade. O nosso sentimento é de gratidão pela confiança que nos foi depositada pela Administração Municipal. Temos certeza que o programa continuará sendo um sucesso", concluiu.

Após as autoridades presentes fazerem uso da palavra, foi realizada a entregue dos certificados de conclusão aos 130 alunos do 7° ao 9° ano da Rede Municipal de Ensino das escolas EEF Adolpho Ewald e EEF Prefeita Erna Heidrich, que concluíram o programa.

Programa de Iniciação Profissional foi destaque nacional

Foi realizada na cidade de Brusque no último dia 16 de agosto, um importante encontro para gestores públicos catarinenses, o Fórum de Cidades Digitais, direcionado para tratar de desenvolvimento e modernização das administrações municipais através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. Durante o encontro, prefeitos da região foram homenageados por iniciativas digitais em andamento nos municípios. Entre estes homenageados esteve o prefeito de Taió, Almir Guski, que recebeu o certificado de Projeto Inovador 2018 devido ao Programa de Iniciação Profissional em Tecnologia.

Programa será realizado em novo local em 2019

Em reunião realizada no mês de outubro no gabinete do Prefeito Almir junto à representantes do Senai, Sesi e Secretaria de Educação, Cultura e Esportes foi decidido que a nova sede do programa para 2019 será nas instalações da Unidavi - Polo Taió, um ambiente que oferecerá ainda mais qualidade nos estudos.

Sobre o programa

O Programa de Iniciação Profissional em Tecnologia é uma ação conjunta entre Prefeitura de Taió, Sesi e Senai. Nele, atualmente alunos do 7° ao 9° ano da Rede Municipal de Ensino das escolas EEF Adolpho Ewald e EEF Prefeita Erna Heidrich participam de vários cursos preparatórios, tais como eletricidade e instalações elétricas, mecânica básica, programação em informática, montagem e manutenção de computadores, jogos digitais, segurança doméstica, tecnologia e robótica e empreendedorismo, comunicação, etiqueta profissional, desenvolvimento em software e manutenção de computadores e desenvolvimento de aplicativos para smartphones, divididos conforme as classes num total de 150 horas.


Esporte
05 Dezembro 2018 14:51:39
Autor: Prefeitura municipal de salete

$artigoImagemTitulo

Com a presença de vários pilotos do Estado, Salete recebe neste final de semana, sábado (08) e domingo (09), a etapa final da Super Copa Alto Vale de Velocross. O ronco dos motores e a emoção da corrida na pista de terra batida prometem agitar os espectadores.

O evento será realizado pela Prefeitura, na pista do Morro do Santuário de Nossa Senhora da Salete, localizada na comunidade de Rio Platina, com a supervisão e organização da Liga Catarinense de Motociclismo e Automobilismo (Limasc). Os treinos acontecerão neste sábado (08), a partir das 13h30min, e as provas no domingo (09), às 8h30min com baterias durante todo o dia.

Nas disputas da Super Copa Alto Vale de Velocross estarão 18 categorias: Especiais VX1, VX2, VX3, VX4, Nacionais VX2, VX3, VX4, Nacional Força Livre, Nacional 230 cilindradas, 223 cilindradas, 220 cilindradas, 150 cilindradas, 85 cilindradas, 65 cilindradas, 55 cilindradas, Batom, Júnior 16 anos e Cidade. Os melhores colocados receberão troféus e dinheiro, do primeiro ao sétimo lugar.

Para participar os pilotos do Velocross deverão utilizar o equipamento completo de segurança. Além disso, haverá no local brigadista, suporte veicular da Secretaria Municipal de Saúde e equipe de seguranças.

Não será cobrado ingresso para acompanhar os treinos e as corridas, contudo é proibida a entrada de bebidas. O lucro da comercialização das bebidas e lanches do evento será destinado para a manutenção da Apae Raio de Sol e do Hospital e Maternidade Santa Terezinha.

Serviço:

O quê: Etapa Final da Super Copa Alto Vale de Velocross

Quando: Sábado, 8 de dezembro - 13h às 17h e Domingo, 9 de dezembro - 8h30min às 17h

Onde: Pista do Morro do Santuário de Nossa Senhora da Salete - comunidade de Rio Platina

 




Mirim doce
04 Dezembro 2018 14:25:47
Autor: prefeitura municipal de mirim doce

Município também foi o segundo melhor grupo da categoria júnior

$artigoImagemTitulo

Nesse sábado, dia 1º de dezembro, a Companhia Municipal de Dança de Mirim Doce participou da segunda edição do Festival de Danças do Planalto Norte Catarinense, em Canoinhas, com execução de cinco coreografias, entre as quais quatro foram premiadas.

Na modalidade jazz, categoria júnior, a coreografia Um Dia na Fazenda conquistou o primeiro lugar, enquanto Férias de Verão, na modalidade livre, categoria júnior, ficou com o segundo lugar. Também na modalidade jazz, mas categoria sênior, houve premiação de segundo lugar para a coreografia Gritos de Liberdade. "Também fomos indicados entre os melhores grupos da categoria júnior da tarde e conseguimos o segundo lugar, perdendo apenas para Jaraguá do Sul", ressalta a professora Jéssica Tonnett.

Já a coreografia Inverso, um duo livre, na categoria júnior, garantiu o terceiro lugar. Embora a coreografia Faces da Terra não tenha conseguido classificação, também recebeu notas de terceiro lugar. "Mais uma vez parabenizamos a companhia municipal por esses resultados, é um trabalho realizado aqui no município e que nos traz muito orgulho", afirma o prefeito.


Futsal
04 Dezembro 2018 14:20:42

$artigoImagemTitulo

A CME Taió terá mais um grande desafio pela frente: A Copa do Brasil de Futsal 2018. A competição contará com a participação de clubes de países sul-americanos e chega à sua 9ª edição dividida em 13 categorias masculinas (do Sub-06 ao Sub-17 e mais a categoria adulta) e uma feminina (adulta), sendo disputada de 12 a 16 de dezembro em Florianópolis (SC).

Os taioenses estarão presentes com duas categorias: a Sub-06 e a Sub-07. A Sub-06 fará parte do Grupo A de sua categoria, junto com as equipes ELASE, APAFF e ADIEE (ambas de Florianópolis - SC) e a AJAP Peregrinos (São José - SC). Já a Sub-07 ficou no Grupo C de sua categoria, junto com o Steibi Futsal (Ciudad del Este - Paraguai), Juventude (Brasília - DF) e Guaporé Futsal (Guaporé - RS). Também participam da competição grandes equipes do cenário esportivo brasileiro tais como São Paulo, Atlético (PR), Coritiba e Avaí.

"Estamos muito entusiasmados em participar desta competição e vamos dar o nosso melhor. Sabemos que não será fácil, pois há várias excelentes equipes nesta disputa. A Copa do Brasil servirá de experiência para que os nossos meninos do Sub-06 e do Sub-07 aprendam um pouco mais com jogadores de outros locais do nosso país e de outras nacionalidades. Nos sentimos honrados em poder representar a cidade de Taió em mais uma competição com uma vitrine tão grande e vamos pra lá com muita garra na expectativa de fazer uma boa competição e quem sabe trazer esse título para cá", comenta o treinador Jonas André Felizari.

Venha prestigiar os taioenses e torcer por nossas equipes! É o esporte taioense mais uma vez sendo destaque nacional!


Mirim Doce
04 Dezembro 2018 14:19:31
Autor: Prefeitura municipal de mirim doce

Foram investidos R$ 5 mil na aquisição do produto

$artigoImagemTitulo

A proliferação de borrachudos pode afetar o trabalho de agricultores e, em Mirim Doce, a Secretaria de Agricultura atua com aplicação do inseticida biológico BTI para combater o problema.

Mais de 20 agricultores de diferentes localidades do município receberam 40 litros do produto e farão a aplicação em ribeirões. "Esses agricultores já foram treinados sobre como aplicar o BTI, primeiramente, fazem a limpeza dos ribeirões e depois passam o inseticida", explica o secretário de Agricultura, Valdecir Pereira.

O inseticida biológico tem ação direta, através de uma bactéria, na reprodução das larvas do borrachudo, por isso, é considerado uma das maneiras mais eficazes de evitar a reprodução do inseto. Para a aquisição do BTI, a secretaria investiu R$ 5 mil.


Taió
04 Dezembro 2018 14:17:57
Autor: prefeitura municipal de taió

$artigoImagemTitulo

A Secretaria de Saúde de Taió vem tornar público de que em conversa com a Administração Municipal e a diretoria do Hospital e Maternidade Dona Lisette foi definido que nos períodos em que não há atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, os curativos pós-operatórios serão feitos no Pronto Atendimento (PA) sem custo algum ao contribuinte. Em outros casos, deverão ser agendados com as enfermeiras ou agentes de saúde do ESF de seu bairro.

O indivíduo deve verificar se o curativo está sujo ou se a cicatriz tem mau cheiro e está liberando pus, pois estes são sinais de infecção da cicatriz e, se for esse o caso, deve ir imediatamente ao Pronto Atendimento. Além disso, também deve estar atento a possíveis sinais de inflamação como vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz.

 


natal
04 Dezembro 2018 14:11:00
Autor: prefeitura municipal de salete

$artigoImagemTitulo

O clima natalino chegou à cidade de Salete. No domingo (01) foi realizada a abertura oficial do evento Natal Fraterno. Milhares de pessoas prestigiaram a programação festiva que teve início às 18h, na Praça Raimundo Tamanini, no Centro.

Apresentações artísticas e culturais marcaram as prévias da vinda do bom velhinho, que chegou em grande estilo, de quadriciclo, distribuindo balas, abraços e arrancando sorrisos da criançada. No palco ele acenou aos presentes e deixou o seu tradicional "hohoho Feliz Natal".

A prefeita Solange Schlichting (Chica), acompanhada das demais autoridades locais realizou a contagem regressiva para o acendimento das luzes natalinas e inauguração da decoração. Na fala ela lembrou o verdadeiro espírito da programação do Natal Fraterno de Salete, que é uma realização da Prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Rádio 105,9 FM.

"Que o nosso Natal possa renovar a esperança, para continuarmos trabalhando por uma cidade cada vez melhor para se viver. Essa época é tempo de união, amor e confraternização. Ao longo deste mês organizamos uma programação especial para os Saletenses e visitantes, participem", destacou. Por fim, Chica agradeceu a toda equipe e parceiros voluntários da decoração e eventos que estão por vir.

Um show com Edu Farias e banda fechou a programação de abertura e animou os participantes. O Natal Fraterno de Salete contará com eventos até o dia 23 de dezembro, que podem ser conferidos no www.salete.sc.gov.br, na fanpage da Prefeitura e em um banner instalado na Praça Raimundo Tamanini.

Veja a cobertura fotográfica aqui https://goo.gl/YZL5PS

Decoração e novidades

A decoração do Natal Fraterno de Salete foi feita a várias mãos, com muito carinho, dedicação e voluntariado. Empresas doaram materiais, alunos de escolas produziram enfeites, as senhoras do Clube de Vovós da Obra Kolping confeccionaram uma belíssima árvore de crochê e colaboradores da Prefeitura auxiliaram nas montagens.

Além disso, neste ano quem passar pela Praça Raimundo Tamanini pode ver um painel colorido e cheio de luzes a noite, alusivo a fábrica de brinquedos do Papai Noel. Outra novidade é a árvore dos desejos, alunos do ensino fundamental e séries iniciais da EEF Bernardo Rohden e do CE Prefeito Affonso Rohden, escreveram bilhetes com "desejos" em relação a alguém, que não seja bens materiais.

A máquina que reproduz neve artificial é outra novidade, que visa proporcionar encantamento para a criançada. O equipamento será ligado todos os dias no horário das 20h30min às 22h30min, na Praça Raimundo Tamanini, ao lado da casa do Papai Noel.


Salete
04 Dezembro 2018 13:55:00
Autor: Prefeitura Municipal de Salete

$artigoImagemTitulo

       A equipe de enxadristas da Escolinha de Xadrez da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e do Departamento Municipal de Esportes (DME) de Salete participou no domingo (02) de uma competição promovida em Ibirama. O grupo comandado pelo professor Osmar Luiz obteve grandes resultados, com a conquista de várias medalhas.

           O Campeonato de Xadrez foi realizado pela Udesc, Instituto Federal Catarinense (IFC), com apoio da E.E.B. Eliseu Guilherme e Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. O objetivo da competição foi estimular a prática da modalidade e revelar novos talentos.

A Administração Municipal iniciou a Escolinha de Xadrez em Salete no mês de julho. O objetivo do projeto é atender crianças e adolescentes de toda a rede de ensino municipal e estadual, de forma gratuita, com uma atividade que ofereça bem-estar no contraturno escolar. As aulas são realizadas na Escola de Projetos Machado de Assis, no bairro Cachoeira. Nas terças e quintas-feiras ocorrem das 13h30min às 15h30min e nas quartas e sextas-feiras das 9h15min às 11h15min.

"O xadrez é um esporte que auxilia no rendimento escolar e desenvolve a concentração dos alunos. Ficamos felizes pelo resultado conquistado pelos atletas enxadristas e pelo grande trabalho que é realizado pelo professor Osmar. Parabéns a todos que se dedicaram na competição, defendendo a bandeira de Salete", comemora a diretora do DME, Laísa Locks.

Veja os premiados:

Luiz Eduardo de Carvalho - 1º lugar categoria Sub 14

Eduardo Michels - 3º lugar categoria Sub 14

Gustavo Sadlovski - 4º lugar categoria Sub 14

Vitor Luiz - 1º lugar categoria Sub 12 e 7º lugar geral

João Marchi Kniess - 3º lugar categoria Sub 12

Felipe Hellmann Kuehl - 4º lugar categoria Sub 12

Poliana Dichmann - 2º lugar categoria Sub 10


Taió
04 Dezembro 2018 11:56:52
Autor: Prefeitura municipal de Taió

$artigoImagemTitulo

A Prefeitura de Taió, através da Secretaria de Administração e Finanças, torna público de que não deverá ser realizada a contratação de servidores públicos municipais para atuarem como fiscais no Concurso Público a ser realizado no próximo dia 16, para preenchimento de vagas no Município de Taió, conforme Edital n° 001/2018, no Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Taió (TaióPrev) e na Câmara de Vereadores do Município de Taió, conforme Edital 001/2018.

A medida visa dar ainda mais transparência às ações do Concurso.


Salete
04 Dezembro 2018 11:55:20
Autor: Prefeitura Municipal de Salete

$artigoImagemTitulo

Em uma final extremamente equilibrada, decidida nos detalhes, a Marmoraria Schlickmann conquistou no sábado (01) o título do 10º Campeonato Municipal de Futsal da Indústria, Comércio, Serviços e Agricultura de Salete. A equipe derrotou a Muniz Multimarcas por três a um, na partida realizada no Ginásio Municipal de Esportes Roberto Schreiber, no bairro Cachoeira.

A programação final da competição foi iniciada às 19h30min com a definição do terceiro lugar. Secamaq Caldeiras e Estudantes fizeram uma partida movimentada, que terminou empatada no tempo regulamentar em dois a dois. Nas penalidades a equipe dos Estudantes foi mais precisa e venceu por três a dois.

Um grande público esteve presente na arquibancada do ginásio para acompanhar as partidas finais do futsal entre as classes trabalhadoras e vibrou com o jogo amistoso dos atletas da Escolinha do Departamento Municipal de Esportes (DME) e Escolinha do professor Claudionir Graf.

Ao término das partidas ocorreu a solenidade de premiação das equipes. Todas as finalistas receberam troféus, medalhas e um valor em dinheiro, dividido do primeiro ao terceiro lugar. O goleiro menos vazado foi Júlio César Exteckoetter, da Muniz Multimarcas, com apenas 14 gols sofridos. A artilharia ficou para Jonathan Oliveira, dos Estudantes, com 17 gols.

Segundo a diretora do DME, Laísa Locks, a competição transcorreu normalmente, dentro da programação estabelecida. "Ao longo do 10º Campeonato de Futsal da Indústria, Comércio, Serviços e Agricultura tivemos grandes partidas e um bom público prestigiando as disputas. Em nome da Administração Municipal parabenizamos todos os participantes e em especial os finalistas".

Confira os resultados da programação final.

Resultados Programação Final - sábado dia 01/12 - a partir das 19h30min:

Local: Ginásio Municipal de Esportes Roberto Schreiber

Secamaq Caldeiras 2x2 Estudantes - decisão do 3º lugar - (tempo normal)

Secamaq Caldeiras 2x3 Estudantes (penalidades)

Marmoraria Schlickmann 3x1 Muniz Multimarcas - decisão do título

Premiação:

Campeã: Marmoraria Schlickmann - Troféu, medalhas e dinheiro.

Vice-campeão: Muniz Multimarcas - Troféu, medalhas e dinheiro.

3° lugar: Estudantes - Troféu, medalhas e dinheiro.

4° lugar: Secamaq Caldeiras - Troféu e medalhas.

Goleiro menos vazado: Júlio César Exteckoetter (equipe Muniz Multimarcas) - 14 gols sofridos.

Artilheiro: Jonathan Oliveira (equipe Estudantes) - 17 gols.


Taió
04 Dezembro 2018 11:39:25
Autor: Kassiani Montibeller

$artigoImagemTitulo

Foi realizado no último dia 24, o 1º Churrasco beneficente do Hospital e Maternidade Dona Lisette. A entidade agradece mais uma vez pela confiança e presença de todos. Em respeito aos colaboradores e a sociedade, segue a prestação das contas do evento.

Valores arrecadados com o churrasco, cucas, sorvetes, brigadeiros e bingo foi de 20.429,45 e em doações feitas pelas Mulheres da OASE e as espontâneas para os prêmios do bingo, foram 1.480,00. As despesas para compra dos alimentos e demais custos somaram um total de 9.647,41, totalizando lucro final de 12.262,04 que serão utilizados em melhorias no hospital.

A administração do hospital reafirma seu compromisso com a comunidade e com a observância do interesse público, nos colocando a disposição para qualquer esclarecimento. Muito Obrigado!




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|