BR-470
17 Abril 2019 08:38:59

Várias pessoas ficaram feridas na ocorrência

$artigoImagemTitulo

Um grave acidente de transito foi registrado nesta tarde de terça-feira (16) por volta ds 15:09 min na BR-470 no município de Brunópolis próximo ao trevo de acesso a Monte Carlo.

Uma colisão envolvendo 2 carros sendo uma camioneta modelo Hilux com 5 vítimas com escoriações leves, mais um homem que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

No segundo veículo um Corsa com placas de Campos Novos, havia dois ocupantes um socorrido com ferimentos leves e a segunda vítima sendo um homem que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Grupo Noticias SC Curitibanos 24hs on line Curitibanos e região


Santa Catarina
17 Abril 2019 08:31:58

Eles agiam 'conforme a ética do cárcere', segundo o TJ-SC

$artigoImagemTitulo

Um grupo de presos foi condenado por agirem como "justiceiros" dentro de um presídio no Alto Vale do Itajaí. Conforme o TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), eles torturavam outros detentos, condenados por estupro, "conforme a ética do cárcere".

A decisão foi da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, em apelação sob a relatoria da desembargadora Cinthia Beatriz Bittencourt Schaefer.

Ainda segundo o TJ-SC, quatro homens foram condenados por causar "sofrimento físico e mental" a dois companheiros de cela, com tapas, socos, chutes, imposição para que se ajoelhassem sobre grampos de roupas e ateassem fogo nos pés.

Eles também sufocavam os colegas com saco de plástico e os afogavam dentro da privada.

Uma das vítimas tinha 77 anos na época dos crimes dentro do cárcere - registrados entre os meses de janeiro e fevereiro de 2013.

Segundo informações do Poder Judiciário de Santa Catarina, em apelação, os réus buscaram absolvição por falta de provas ou mesmo a desclassificação dos delitos cometidos.

Os réus tiveram, originalmente, penas individuais que variaram entre cinco e dois anos e oito meses; e dois anos e quatro meses de reclusão.

Apenas um deles, inicialmente condenado a cinco anos de prisão, obteve benefício atenuante por ter apenas 21 anos na época. Ele teve sua condenação reduzida para quatro anos e quatro meses de reclusão.

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS


Mudança de carreira
17 Abril 2019 08:23:00

Se você está pensando em fazer uma mudança de carreira, é porque algum aspecto do seu trabalho hoje incomoda, certo? Você não está sozinho.


Mudança de carreira: os 8 passos para o sucesso - Foto: Pxhere

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, 56% dos brasileiros com carteira assinada estão insatisfeitos com o seu emprego. Se esse é o seu caso, saiba que fazer uma transição na carreira é possível, até mesmo para profissionais já consolidados no mercado.

Muitas vezes, a insatisfação é com o trabalho atual e não com a carreira em si. Por isso, é importante se perguntar: "Por que eu não gosto de trabalhar aqui?"; "Quando começou a falta de motivação?"; "O que eu gosto e o que eu não gosto de fazer no meu trabalho?". Entender qual é o real motivo que leva a buscar por essa mudança é imprescindível para evitar arrependimentos. 

Por outro lado, falar em grandes transformações pode causar até arrepios em algumas pessoas, mas é preciso encarar essa etapa como algo positivo e que pode ser realizado de forma tranquila - desde que seja feita com planejamento. Depois de tomar essa decisão tão importante, chega a hora de colocar o plano em prática. Veja como fazer isso em oito passos.

Mudança de carreira: os 8 passos para o sucesso - Foto: Pxhere

??8 PASSOS PARA UMA MUDANÇA DE CARREIRA BEM SUCEDIDA

Passo 1: Mercado de trabalho

Você já concluiu que a mudança de carreira é essencial na sua vida. Mas, agora pode surgir a dúvida: em qual área investir daqui para frente? Analisar o mercado de trabalho é um dos passos para a mudança de carreira bem sucedida. Avaliar o cenário econômico e o mercado é importante para identificar novas demandas por profissionais e o momento mais favorável para a transição ocorrer de maneira suave. Tudo isso aumenta suas chances de sucesso.

Passo 2: Reserva financeira

Antes de embarcar de cabeça nessa transição é importante ter uma reserva financeira, pois você irá reiniciar sua carreira e isso implica em, possivelmente, começar como profissional nível júnior na nova área. Além disso, é importante prever os investimentos que precisarão ser feitos para a nova capacitação profissional, incluindo os cursos e formações necessárias para exercer a nova profissão. O recomendado é ter como reserva aproximadamente de 6 a 9 meses de salário.

Passo 3: Planejamento

É preciso desenhar como você deseja que a sua vida profissional seja daqui em diante e estar preparado para os novos desafios. O planejamento deve indicar claramente onde você quer chegar e quais os caminhos precisará trilhar para atingir esses objetivos. O planejamento, tanto financeiro quanto de tempo, é essencial. Como o tempo é o principal desafio neste processo, estar preparado para os imprevistos é a melhor maneira de progredir.

Passo 4: Conheça experiências de quem já passou por isso

Nada melhor do que conversar com quem já vivenciou essa experiência para conhecer a fundo alguns desafios e soluções existentes nas transições para uma nova carreira de maneira natural e tranquila. Por isso, procure por profissionais que já realizaram esse feito ou busque aqueles que trabalham atualmente na área que você deseja atuar. Os melhores caminhos para a sua mudança podem ser indicados por mentores, minimizando a chance de erros e potencializando os resultados.

Passo 5: Networking

Para conseguir uma nova colocação com mais agilidade, uma rede de contatos fortalecida é importante. Como está o seu networking? Criar pontes para a sua nova carreira é indispensável, por isso contate pessoas próximas, amigos e colegas, pessoas com quem trabalhou no passado para contar sobre essa transição profissional e suas novas aspirações. E use as redes sociais a seu favor!

Passo 6: Faça uma nova graduação ou pós-graduação

Para conseguir alavancar sua carreira em uma nova frente de atuação, é indispensável que você se especialize nela. "Qual faculdade é preciso fazer para exercer essa profissão?", "A minha formação atual me permite um conhecimento prévio sobre o assunto?", "Uma pós-graduação seria o mais recomendado?". Essas são perguntas que você deve se fazer para encontrar as melhores saídas nesse momento. Assim você será visto novamente pelo mercado de trabalho, além de ter uma nova oportunidade para criar conexões importantes em sua rede de contatos, fortalecendo o passo 5 desta lista!

Passo 7: Use suas habilidades como complemento!

Um erro muito comum para quem está em processo de mudança na carreira é abandonar a antiga profissão totalmente. Usar da sua experiência pode ser uma vantagem competitiva. Reflita sobre o quê, da sua antiga carreira, pode se tornar uma vantagem no novo lugar que quer chegar.

Passo 8: Foco no objetivo!

Contar com a ajuda da sua rede de contatos, fortalecer o networking, planejar, trabalhar o autoconhecimento e o controle das emoções é muito importante para não perder o foco nesse processo. Ter clareza e persistência no objetivo traçado é o que irá garantir a efetividade na mudança de carreira. Lembre-se: você está mudando a sua vida, não apenas seu emprego! Uma mudança de vida não se faz toda hora e exige muita clareza mental para ser mantida de pé com sucesso. Os desafios irão surgir, mas se você decidiu que quer mudar, planejou e está determinado, vá em frente!

Para saber como alcançar sua transformação na prática, conheça os cursos de graduação e pós-graduação da UniSociesc e prepare-se para o seu futuro!

G1 SC


17 Abril 2019 08:13:05

Universidade alega não ter equipe suficiente para atender demanda. Família moveu ação civil pública no MPF.

$artigoImagemTitulo

Guilherme Rodrigues Andariola, de 20 anos, é surdo e cursa Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As aulas começaram no mês passado, mas até agora a universidade não providenciou um intérprete para o rapaz.

A UFSC diz ter uma equipe com 13 tradutores e intérpretes, mas que precisaria dobrar esse número para atender a todos os professores e demais profissionais e alunos. A universidade afirmou em nota estar providenciando um funcionário para atender Guilherme em uma das cinco disciplinas que cursa.

Nascido e criado no interior do Rio Grande do Sul, Guilherme veio pra Florianópolis para cursar a universidade neste ano. No momento da matrícula, ele avisou que é surdo e que precisaria de um intérprete em sala.

"Eu não imaginava que ia ter esse problema. Só que quando cheguei me deparei com essa situação e isso quebrou o meu sonho eu tive que refazer meus passos", disse o a acadêmico.

A família do Guilherme entrou com uma ação civil pública no Mistério Público Federal (MPF) pedindo mais agilidade. A coordenadoria do curso e a reitoria da universidade também já foram procuradas, mas não houve respostas. Pelo contrário, chegaram a sugerir que o ele trocasse de curso.

"A coordenação do curso já solicitou para que eu fizesse uma outra faculdade. Meu vestibular foi exatamente para essa área. Eu queria ciências da computação. E essa falta de acessibilidade que a UFSC tá me causando tem me trazido muitos problemas", disse.

Desde 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência diz que a educação no Brasil deve ser inclusiva. Na lei, consta que todas as salas de aula com alunos surdos devem ter tradutores e intérpretes de Libras, para garantir o aprendizado de todo mundo. 

As primeiras provas do semestre vão acontecer nos próximos dias e ele não sabe direito o que vai fazer, mas desistir não é uma opção. "Eu sou o primeiro aluno surdo deste curso e pretendo lutar pra conseguir, lutar pra que eu consiga um interprete de libras", completou o aluno.

G1 SC


17 Abril 2019 08:08:14

$artigoImagemTitulo

No sábado, dia 13, foi realizada em Mirim Doce a Rota das Cachoeiras, que reuniu mais de 100 pessoas.

O evento começou com um café, organizado pelos agricultores que participam da Feira Livre de Mirim Doce e, em seguida, o grupo seguiu para o passeio que se estendeu até o fim da tarde.

Quem participou teve a oportunidade de conhecer seis cachoeiras, nas localidades de Mirinzinho, Barra da Paleta, Volta Grande e Pinhalzinho. Todo o percurso foi orientado por pessoas que conhecem os melhores caminhos para o passeio.

Confira os detalhes de cada ponto visitado:

Cachoeira Amanda, na propriedade de Siegfried Liebch, em Mirinzinho. O percurso tem 500 metros de distância, dois quais cerca de 200 são feitos pela água, com nível de dificuldade moderado. Trata-se de uma cachoeira de pequeno porte, com queda de aproximadamente 12 metros.

Cachoeiras dos Tontini, duas quedas na propriedade de Flávio Tontini, que fica em Barra da Paleta. A trilha em meio à mata nativa tem 800 metros de distância, com nível de dificuldade mais alto. Porém o esforço compensa, já que uma delas tem queda de 62 metros de altura.

Cachoeira da Serrinha, em Volta Grande, com possibilidade de acesso por trilha ou pelo rio. Além disso, a cachoeira conta com espaço amplo para acampamento. Durante o passeio, esse ponto foi a parada para almoço, onde a queda tem 50 metros de altura e o percurso é de fácil acesso, com 400 metros de extensão.

Cachoeira do Jipeiro, que fica na Associação de Jipeiros de Taió, na localidade de Volta Grande. O trajeto de acesso tem aproximadamente 1,5 quilômetro, com duas quedas, a menor de dez metros de altura, e uma segunda com cerca de 25 metros de altura, acessível apenas através de escalada de nível difícil.

Cachoeira da Pedra Lisa, na propriedade de Genésio Altino de França, que fica na Serra Chata, em Pinhalzinho. Grande parte do trajeto é feita através da água, sobre pedras, com distância de aproximadamente 350 metros. A cachoeira tem cerca de 45 metros de altura.

Conecte Mídia


Salete
17 Abril 2019 08:00:32

$artigoImagemTitulo

Cenários ao ar livre, figurinos e iluminação especial, além de um trabalho com mais de 80 pessoas, entre atores e equipe de produção. O teatro da Paixão de Cristo será apresentado pelo segundo ano consecutivo na cidade de Salete, na Sexta-Feira Santa (19), a partir das 19h, O espetáculo narra os últimos dias da vida de Jesus, a morte e a ressurreição.

A realização do teatro da Paixão de Cristo é uma iniciativa da Prefeitura de Salete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Turístico, grupos teatrais do município e conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Nesta semana os atores se reunirão para os últimos ensaios. O espetáculo é dirigido por Volnei Thives Macedo e tem a participação de mais de 80 pessoas distribuídas no elenco, produção e assessoramento técnico, que juntos compõem membros da comunidade da Igreja Matriz, Grupo Impacto de Teatro e Grupo de Teatro Princesa do Vale.

O trajeto do espetáculo será o mesmo de 2018. O início da encenação é às 19h, no palco da Praça Raimundo Tamanini, ao lado da Prefeitura, no Centro, seguindo em procissão até em frente da Igreja Matriz de Salete. A expectativa é que o evento dure pouco mais de uma hora e meia e a população poderá interagir, levando velas ou lanternas.

A prefeita, Solange Schlichting (Chica), comemora mais uma realização do teatro da Paixão de Cristo. "Agradecemos a todos os envolvidos na reativação deste espetáculo anual. Assim como no ano passado, tenho a certeza que o público acompanhará momentos emocionantes e de fé. O evento reafirma a importância do teatro para a cidade e aponta como um atrativo do turismo religioso de Salete", conclui.

Assessoria de Imprensa - Odair José Ferreira


Mirim Doce
17 Abril 2019 07:53:50

$artigoImagemTitulo

Após incêndio, secretaria retoma atividades na próxima semana

Por enquanto, estão suspensas aulas de capoeira, violão, pintura e desenho

No sábado, dia 13, um incêndio destruiu grande parte da estrutura da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Mirim Doce e, nessa semana, equipes trabalham na recuperação do local.

Por enquanto, estão suspensos os cursos de capoeira, pintura e desenho, bem como o funcionamento da biblioteca. Já as aulas para alunos do curso de violão, as aulas ocorrem amanhã, porém na praça Pedro Felizari. De acordo com a secretária Nilsa de Oliveira, a intenção é normalizar a rotina de trabalhos na próxima semana.

O incêndio atingiu o espaço onde funcionava a secretaria, bem como a cozinha, refeitório, além de parte da biblioteca e da sala onde ocorriam as aulas para fanfarra. "Tivemos um prejuízo que chegou a R$ 150 mil e ainda não sabemos o que causou o incêndio", relata Nilsa. Para conter as chamas, bombeiros de Taió e Pouso Redondo utilizaram 24 mil litros de água.

 Conecte Mídia


Rio do Campo
17 Abril 2019 07:45:38

$artigoImagemTitulo

Ocorreu na segunda-feira (15), em Rio do Campo, a 1ª Feira Municipal do Livro. O evento foi realizado no Clube dos Idosos Padre Cornélius entre as 8h e 20h. Durante o dia haverá venda de livros a partir R$ 1,00.

Conforme a Secretária de Educação, Andrea Giovana Leite Andreani, por se tratar da primeira edição do evento, a feira durou apenas um dia. Mas em virtude dos resultados obtidos, no próximo ano pode-se estender a duração da feira e incluir atividades como apresentações teatrais.

A grande variedade de livros oferecidos atraiu muitas pessoas durante o dia. Alunos de diversas escolas também visitaram a Feira. A livraria que organizou o evento, ofereceu um livro de até R$ 1,00 para os alunos de até 3º ano de Ensino Fundamental.

O Prefeito Rodrigo Preis visitou a Feira e elogiou os organizadores pela iniciativa "Essa ação estimula o riocampense a se aproximar da leitura", afirmou. Conforme Rodrigo, ações como estas são benéficas para a educação no município.

Assessoria de Imprensa


Rio do Campo
17 Abril 2019 07:32:00

$artigoImagemTitulo

Ocorreu no domingo (14) os jogos da 3ª rodada do 31º Campeonato Municipal de Futebol de Campo. As partidas aconteceram no campo da Associação Comunitária de Rio da Prata. Os jogos da 3ª rodada aconteceram antes da 2ª em virtude do mau tempo na data prevista para a 2ª rodada, que terá os jogos no dia 28 (domingo), no Estádio Municipal Alaor Giovanela.

Confira os resultados e os jogadores destaque: 

Rio Verde Pratos 0 X 1 Rio da Prata 

Destaque: Emerson - Rio da Prata 

Cruzeiro da Serra 0 X 7 Sport 

Destaque: Pedrinho - Sport 

Rio Verde 0 X 4 AMK 

Destaque: Edson de Lima - AMK 

Cruzeiro da Prata 3 X 0 Independente da Serrinha 

Destaque: Genilson - Cruzeiro 

Próximos jogos: 

Data: 28 de abril 

Local: Estádio Municipal Alaor Giovanella 

9h - Cruzeiro da Serra X AMK 

11h - Rio Verde X Rio Verde Pratos 

13h30min - Cruzeiro da Prata X Rio da Prata 

15h30min - Independente da Serrinha X Sport

Assessoria de Imprensa


Previsão do Tempo
17 Abril 2019 07:24:54

Sistema de alta pressão avança e deixa o ar mais seco; temperatura também sobe

$artigoImagemTitulo

Nesta quarta-feira (17), o tempo muda completamente. O sistema de alta pressão avança e deixa o ar mais seco. O panorama será de predomínio de sol e céu com nebulosidade variável.

No Oeste e Meio-Oeste, o céu fica com mais nebulosidade. Na região Sul do Estado, há chance de chuvisco nos extremos do dia. As condições de vento continuam forte para o Litoral. As ondas terão pico de até 3 m. As temperaturas aumentam. Confira:

Florianópolis: mínima 18°C, máxima 27°C; 

Tubarão: mínima 19°C, máxima 25°C;

São Joaquim: mínima 8°C, máxima 19°C;

Chapecó: mínima 13°C, máxima 25°C;

São Francisco do Sul: mínima 18°C, máxima 26°C;

Itajaí: mínima 19°C, máxima 27°C.

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS


Rio do Campo
17 Abril 2019 07:19:55

$artigoImagemTitulo

Chegou a vez do projeto 'Música no Interior' atender a localidade de Rio Waldrich. Quase 40 alunos estão participando dos cursos de violão e técnica vocal que são oferecidos quinzenalmente na localidade.

Além de Rio Waldrich, Serra do Mirador também é palco deste projeto. As aulas são oferecidas pelo Secretária de Cultura e Turismo Balbino José de Andrade.

Assessoria de Imprensa


Taió
17 Abril 2019 07:11:11

Tribunal de Contas do Estado recomendou a aprovação sem restrições e sem ressalvas

$artigoImagemTitulo

As contas do primeiro ano exercício da atual Administração municipal foram aprovadas pela Câmara de Vereadores de Taió. Os nove representantes do Poder Legislativo Municipal acompanharam a análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que recomendou a aprovação das contas relativas ao ano de 2017. O resultado da votação foi unânime nos dois turnos e na redação final.

O relatório que foi encaminhado pelo TCE não apresentou nenhuma restrição ou ressalva para a aprovação. O secretário de Administração Elves Johny Schreiber comenta que em oito anos essa é a primeira vez que isso ocorre. "Essa avaliação é muito criteriosa, desde 2011 essa é a primeira vez que o relatório do TCE recomenda a aprovação sem nenhuma ressalva", declarou.

O relatório analisa uma série de itens, entre eles os índices constitucionais do orçamento que devem ser aplicados em saúde e educação, o limite de despesas com pessoal e demais requisitos de responsabilidade fiscal. "Isso mostra que estamos no caminho certo, com as contas em dia e em respeito à legislação com reponsabilidade fiscal", declarou o prefeito Almir Guski.

As contas em dia do Poder Executivo são índices favoráveis para o andamento da Administração Pública, é através da aprovação que o Município consegue a Certidão Negativa de Débito (CND) o que permite firmar convênios com os governos Estadual e Federal, receber emendas, ou realizar financiamento público, inclusive com a ampliação do limite de crédito.

Assessoria de Imprensa


Preso novamente
17 Abril 2019 07:00:00

$artigoImagemTitulo

Foragido do Presídio Regional de Rio do Sul foi preso em blitz da Polícia Militar de Pouso Redondo nesta terça-feira 16.

13º Batalhão de Polícia Militar -Rio do Sul


Rio do Campo
16 Abril 2019 11:36:57

$artigoImagemTitulo

A APAE de Rio do Campo tem a honra de apresentar o Balancete do Tradicional Bingão que ocorreu no último final de semana, nos dias 13 e 14 de abril.

A Presidente da APAE, Osnelda Borinelli, agradece a toda comunidade que esteve presente e a todos que colaboraram no evento. Foi com a união de todos que conseguimos realizar este evento e que ele fosse, mais uma vez, um sucesso!

APAE de Rio do Campo


Rio do Sul
16 Abril 2019 08:21:14

$artigoImagemTitulo

Um jovem de 16 anos morreu afogado neste domingo, 14, por volta das 18h30, em Itapema. Ele foi identificado como Bruno Andrade, morador de Rio do Sul.

Três bombeiros entraram na água para tentar localizar o adolescente. Após mergulhos, um deles encontrou Bruno desacordado. Ele foi levado para a faixa de areia, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida, foi levado ao Hospital Santo Antônio.

A vítima apresentava afogamento grau seis, que é considerado gravíssimo. A caminho do hospital e também na unidade hospitalar os bombeiros tentaram reanimar o rapaz, mas Bruno não resistiu.

Radar Alto Vale


Em Santa Catarina
16 Abril 2019 08:10:06

Condutor possuía dois mandados de prisão e informou que receberia R$ 6 mil para trazer a droga do Paraná

$artigoImagemTitulo

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, nesta segunda-feira (15), um veículo modelo Kia/Sportage que transportava cerca de 300 kg de maconha, na BR-101, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. O condutor foi detido após tentar fugir da polícia e abandonar o veículo.


O caso ocorreu por volta das 17h30min, após os policiais receberem uma denúncia contra o condutor do veículo. Ele trafegava no sentido Sul da rodovia, dirigindo em alta velocidade e de maneira perigosa. Os agentes solicitaram a parada do veículo, mas ele ignorou a ordem policial, invadiu o acostamento e forçou a passagem entre os outros carros.

Próximo ao km 50 da rodovia, após cerca de 11 km de perseguição, o veículo parou e o condutor fugiu a pé, pulando a mureta que divide o fluxo e correndo para dentro da cidade. Uma viatura da polícia que passava pelo local e observou a perseguição capturou o homem.

Dentro do veículo, os policiais encontraram a droga e descobriram que o carro estava com placas falsas e era clonado - o original havia sido roubado. O condutor estava sem documentos e deu um nome falso. Após verificação, a polícia teve acesso ao nome verdadeiro do motorista.


O homem detido possuía dois mandados de prisão em aberto e foi conduzido para a Central de Polícia de Joinville. Segundo o suspeito, ele receberia R$ 6 mil para transportar a droga de Foz do Iguaçu, no Paraná, para Balneário Piçarras, no Litoral Norte do Estado.

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS


Política
16 Abril 2019 08:00:26

$artigoImagemTitulo

Vem aí, provavelmente em junho, uma ampla pesquisa nacional. A encomenda é de João Dória, governador de São Paulo e líder maior do PSDB no país. Entre as perguntas, inclusive, a ideia de mudar o nome do partido. Dória quer evitar "achismos e personalismos". Os rumos da legenda também estão em discussão. Conforme o governador, o PSDB caminha para o centro, mantendo as posições claras nas políticas sociais, mas liberal na economia.

Em Santa Catarina, os tucanos elegerão o ex-deputado federal Marco Tebaldi, em sucessão ao deputado estadual Marcos Vieira, para a presidência estadual da sigla. A convenção será em 4 de maio. Outros dois nomes cogitados, o suplente de senador Beto Martins e a deputada federal Geovânia de Sá retiraram as candidaturas. Vieira, que não pode mais concorrer à reeleição, portanto, faz o sucessor.

ALTAIR MAGAGNIN


Previsão do Tempo
16 Abril 2019 07:54:43

Além disso, haverá condição de pancadas de chuva a partir da manhã em todo o Estado

$artigoImagemTitulo

Nesta terça-feira (16), pode até haver aberturas de sol, mas o que vai predominar mesmo é o tempo instável, devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão no oceano.

Além disso, haverá condição de pancadas de chuva a partir da manhã em todo o Estado. Em alguns momentos, as pancadas podem ser localmente fortes com trovoadas e raios.

No Litoral haverá vento forte durante a tarde cuja velocidade pode passar dos 100 km/h. As temperaturas ficam mais baixas comparadas com esta segunda-feira (15).

Confira as temperaturas em algumas cidades

Florianópolis: mínima 21°C, máxima 26°C;

Criciúma: mínima 18°C, máxima 23°C;

Lages: mínima 10°C, máxima 19°C;

Balneário Camboriú: mínima 22°C, máxima 26°C;

Joinville: mínima 22°C, máxima 27°C;

Blumenau: mínima 16°C, máxima 24°C.

CÁTIA BRAGA, FLORIANÓPOLIS


Política
16 Abril 2019 07:40:28

Pesquisa do Instituto Mapa apontou que confiança no governo passa dos 64%. Satisfação geral tem 42,3% de ótimo ou bom

$artigoImagemTitulo

O Instituto Mapa realizou uma pesquisa em 30 municípios catarinenses entre 11 e 22 de março a fim levantar a popularidade do governo de Carlos Moisés da Silva à frente de Santa Catarina. Pela pesquisa, Moisés tem 42,3% de ótimo e bom, 33,1% de regular, e 7,8% de ruim e péssimo; 16,8% não sabem dizer. A avaliação positiva é dividida em 9,1% que considera ótimo e 33,2% considera bom. Na avaliação negativa, 3,2% considera ruim e 4,6% considera péssimo.


Além disso, mais da metade dos catarinenses aprovam as primeiras ações do governo. São 55,3% de aprovação contra 16,7% de desaprovação e 28% que não sabem dizer. No quesito confiança, o percentual sobe para 64,4%, contra 22,2% que não confiam e 13,4% que não sabem dizer.

A região mais contente com o governo é o Vale do Itajaí. Lá, 49,2% consideram a gestão como ótimo ou bom. Em seguida, está o Oeste (44,2%), Serra (42,8%), Norte (40,5%), Sul (40%) e Grande Florianópolis (33,8%). Moisés é mais popular entre os homens (43,3%) do que entre as mulheres (41,3%).


A pesquisa mostrou também que a satisfação geral cai entre os mais jovens. Entre 16 e 24 anos, 39,1% avaliam o governo como ótimo ou bom. Na faixa entre 25 e 34 anos são 41,6%, seguido de 35 a 44 anos (44,6%) e 45 a 65 anos (43,7%).


O otimismo é maior também entre aqueles que têm o nível médio (46%) em comparação com aqueles de nível superior (41,2%) e nível fundamental (35%). Os mais ricos também apresentam maior grau de satisfação. Acima de cinco salários mínimos, a satisfação geral é de 44,7%. Entre dois e cinco salários, é de 42,9%. E até dois salários é de 35,4%. 

Instituto Mapa



Em Santa Catarina
15 Abril 2019 13:22:06

Agressor de 19 anos ainda ateou fogo na motocicleta da vítima

$artigoImagemTitulo

Um jovem de 19 anos tentou assassinar o amigo do próprio irmão na comunidade de Pindotiba, no município de Orleans, na noite desse sábado (13).

Segundo a Polícia Militar, por volta das 20h o suspeito de cometer o crime estava na casa do irmão, quando usou um pé de cabra para agredir a vítima, um rapaz de 20 anos, com um golpe na cabeça. Depois, ele ainda utilizou uma faca para tentar golpear novamente o jovem.

Ainda conforme a PM, durante as agressões, o suposto autor dizia que queria matá-lo. O irmão do suspeito tentou impedi-lo, mas o agressor também tentou atingi-lo com uma facada no peito. O dono da casa conseguiu escapar, e a vítima de 20 anos se escondeu na vizinhança.

O autor da tentativa de homicídio ainda ateou fogo na motocicleta da vítima antes de fugir do local. De acordo com a PM, ele possui passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas.

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS





PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|