Siga nossas redes


Eleições 2020
29 Setembro 2020 15:00:00

Confira se seu nome está na lista

$artigoImagemTitulo

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina divulgou a lista de mesários convocados para o 1º turno das eleições municipais nas cidades da região. A eleição acontecerá no dia 15 de novembro. A listagem é dividida por seção, nome completo do convocado e função designada.

"Lembrando que ainda estamos substituindo. Primeiro sai uma lista inicial, mas vai mudando, porque muitas dispensas são deferidas, além das substituições de pessoas não encontradas", diz Fernanda Coelho Pucci, chefe do Cartório Eleitoral de Taió ao Jornal A Tribuna do Vale.

Confira a relação no site do TRE, conforme links abaixo:


MIRIM DOCE

RIO DO CAMPO

SALETE

SANTA TEREZINHA

TAIÓ

DEMAIS CIDADES (ESCOLHA A SUA)


Hacker
29 Setembro 2020 14:42:00

Decisão foi do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

$artigoImagemTitulo

A 4ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em matéria sob a relatoria da desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, determinou a realização de uma perícia técnica para apurar se a atuação de um hacker que causou prejuízo na conta bancária de uma empresa ocorreu por falha do sistema de segurança da instituição financeira ou por descuido/imperícia da própria correntista. O golpista virtual deixou um prejuízo de R$ 20 mil em setembro de 2016, cuja responsabilidade passou a ser discutida em ação monitória com tramitação em comarca do Alto Vale do Itajaí.

Em 1º grau, a decisão atribuiu a culpa aos titulares da conta por não possuírem nenhum programa antivírus no computador. Na apelação julgada pelo TJ, entretanto, os desembargadores entenderam por devolver o processo à origem para sua reabertura, de forma que seja realizada uma perícia técnica capaz de encerrar a discussão.

"Aliás, nem sequer é possível averiguar se o acesso indevido à conta bancária ocorreu a partir do terminal instalado no estabelecimento comercial da (...) apelante ou a partir de uma falha de segurança do próprio sistema da apelada, circunstância crucial para o correto deslinde da controvérsia. Portanto, diante das nuances que envolvem a presente actio e da complexidade da matéria, tem-se que mais acertado seria (...) determinar a realização de perícia técnica, sobretudo porque, em casos como o presente, somente um expert é capaz de dirimir tais dúvidas", destacou a relatora, em voto seguido pelos demais integrantes do colegiado (Apelação n. 0305912-35.2016.8.24.0054/SC).


Acidente
29 Setembro 2020 14:40:00

Bombeiros atenderam ao homem de 53 anos

$artigoImagemTitulo

Por volta das 11h dessa terça-feira (29), os Bombeiros foram acionados para atender um acidente de trânsito envolvendo um veículo Prisma e uma bicicleta, na rua Marquês do Herval no bairro Nova Stetin em Ibirama.

O ciclista de 53 anos sofreu ferimentos leves nas mãos e na região da face, foi realizado o atendimento e recusou transporte ao hospital.


Decisão
29 Setembro 2020 14:39:00

O magistrado de origem determinou o parcelamento das faturas vencidas entre abril e junho, em seis vezes iguais, mensais e sucessivas

$artigoImagemTitulo

O desembargador Jaime Ramos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em decisão monocrática, indeferiu o pedido de uma concessionária de energia elétrica que buscava a suspensão do fornecimento a uma empresa de confecção, no Vale do Itajaí, pelo inadimplemento de suas contas nos meses de abril, maio e junho de 2020. A medida, para se manter válida, exige que a confecção honre as faturas em atraso, que foram divididas em seis parcelas, a partir de agosto de 2020. A decisão manteve multa de R$ 5 mil para a concessionária diante do descumprimento da sentença.

A pandemia da Covid-19 fez uma confecção em recuperação judicial pedir a tutela provisória de urgência em caráter incidental para obstar o corte de energia elétrica. A empresa alegou que os efeitos da pandemia agravaram sua situação financeira e fez o pedido para manter os empregos e o próprio negócio em atividade. O pedido foi aceito em 1º grau. O magistrado de origem determinou o parcelamento das faturas vencidas entre abril e junho, em seis vezes iguais, mensais e sucessivas.

Inconformada com a sentença, a concessionária recorreu ao TJSC. Entre outros argumentos, asseverou que a manutenção da decisão implica duplo prejuízo, porque deve arcar com o custo integral da compra e distribuição da energia elétrica sem a devida contraprestação. "Tal situação, por ora, repele a caracterização do 'periculum in mora' necessário para a concessão da liminar recursal postulada, não trazendo risco em se aguardar o julgamento final deste recurso, uma vez que a vedação à suspensão do fornecimento da energia está condicionada ao pagamento das faturas vencidas", anotou o relator em sua decisão. O tema ainda será analisado pelo colegiado da 3ª Câmara de Direito Público do TJSC (Agravo de Instrumento n. 4003944-98.2020.8.24.0000).


BR-470
29 Setembro 2020 13:46:00

A vítima não possuía documentos consigo e por tanto não foi possível identificá-la

$artigoImagemTitulo

A guarnição dos Bombeiros de Pouso Redondo foi acionada na madrugada dessa terça-feira (29) para atender a um homem que estaria às margens da BR-470 ameaçando se jogar na frente dos veículos que trafegavam no km 176 da rodovia.

Ao chegar no local, foi encontrado um homem caído em uma vala a cerca de 15 metros da rodovia. Ele estava em decúbito dorsal sem camiseta, calças abaixadas, apresentando Traumatismo Craniano e escoriações nos dois joelhos, vítima inconsciente e em Glasgow 4.

A vítima foi atendida pelos socorristas do ASU-461 e conduzida ao Hospital de Pouso Redondo em estado grave. A vítima não possuía documentos consigo e por tanto não foi possível identificá-la. A PM foi acionada em apoio.


Tempestade
29 Setembro 2020 13:43:00

Tempo instável traz chances de tempestades nesta terça-feira

$artigoImagemTitulo

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para temporais isolados em Santa Catarina no decorrer desta terça-feira (29).

Defesa Civil emitiu alerta para temporais em Santa Catarina nesta terça - Foto: Daniel Queiroz/Arquivo/ND

De acordo com a previsão do órgão, há risco de chuva moderada a pontualmente forte, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Com a possibilidade de temporais em curto intervalo, não se descarta ocorrências de alagamentos pontuais.

As condições de tempo instável que possibilitam temporais estão localizadas entre o meio Meio-Oeste e o Planalto Norte, até as 21h desta terça-feira. Confira no mapa destacado em amarelo:




Defesa Civil alerta para riscos de temporais em regiões catarinenses - Foto: Divulgação/Defesa Civil


Em casos de tempestades com ventos fortes, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Outra indicação é permanecer longe de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos. Na praia, jamais fique na água.


Calor intenso a partir de quarta-feira (30)

O órgão emitiu também um alerta sobre o calor intenso que deve atingir o Estado entre quarta (30) e sexta-feira (2).

A previsão é que os termômetros cheguem a marcar até 38°C na maior parte de Santa Catarina, de acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins.

As regiões que podem chegar perto dos 40°C no Estado são o Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Litoral Norte.

Confira as recomendações da Defesa Civil para dias de calor intenso:





Calor
29 Setembro 2020 13:40:00

No sábado (03/10), o tempo muda bruscamente com chuva e declínio de temperatura em todo o estado

$artigoImagemTitulo

O calor nesta época do ano não é incomum. O início da primavera normalmente é mais frio, mas podem ocorrer períodos de calor de forma mais isolada. Nos próximos dias (30/09 a 02/10), a temperatura do ar sobe e a máxima fica acima dos 30°C em todas as regiões catarinenses, com forte calor e possível quebra de recorde especialmente na quinta e sexta-feira (01 e 02/10).

Os maiores valores devem ser registrados no Oeste de SC, variando de 36 a 40°C. Os recordes de temperatura para a região do Oeste variam entre 31 a 37°C nos meses de setembro e outubro! Durante o período noturno o calor também será percebido.

No sábado (03/10), o tempo muda bruscamente com chuva e declínio de temperatura em todo o estado. Acompanhe aqui a previsão do tempo para os próximas dias na sua cidade.


Crime
29 Setembro 2020 13:39:00

Ladrão com apenas um dente na boca estava armado quando invadiu casa, comeu e fugiu levando um celular

$artigoImagemTitulo

Um idoso foi surpreendido por um ladrão que invadiu sua casa e tomou café da manhã nesta terça-feira (29), em Indaial. Segundo informações da Polícia Militar, o caso ocorreu na rua Carlos Schroeder, no bairro das Nações, por volta das 5h.

A vítima, de 64 anos, relatou que estava dormindo, quando acordou ouvindo batidas na janela. Pensando que era o filho, ele abriu a porta e se deparou com um homem armado.

O homem rendeu o idoso e invadiu a casa. Ainda conforme a PM, ele exigiu comida, pegou itens da geladeira e começou a vasculhar a casa. Na sequência, roubou o celular da vítima, um valor em dinheiro que não foi informado e fugiu do local.

Segundo a descrição feita pela vítima, o homem vestia camiseta preta, bermuda cinza, boné vermelho e calçava chinelos de dedo. Aparentava ter aproximadamente 30 anos, com a pele parda e apenas um dente na boca.

A Polícia Militar chegou a fazer rondas na região, mas nenhum suspeito foi localizado.


Morte
29 Setembro 2020 09:56:00

Ele estava com uma tora de eucalipto sobre as pernas

$artigoImagemTitulo

Na noite dessa segunda-feira (28), Bombeiros foram acionados para o atendimento de um idoso de 84 anos que estava caído no chão, sem sinais vitais na cidade de Laurentino.

Ele estava com uma tora de eucalipto sobre as pernas. Os socorristas retiraram ele do local com ferimentos diversos, já sem vida.

O IGP foi acionado.


Coronavírus
29 Setembro 2020 09:00:00

Número de mortes chega a 66 no Alto Vale

$artigoImagemTitulo

Faleceu na noite de segunda-feira (28), em hospital na cidade de Joinville, a 11ª pessoa de Rio do Sul por causa da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A vítima foi um homem de 68 anos que tinha sido internado na capital do Alto Vale em 10 de setembro com sintomas da doença. Na última semana foi transferido para o norte do Estado.


Desde o mês de junho, 11 moradores de Rio do Sul faleceram vítimas de complicações de saúde causadas pelo coronavírus, sendo seis homens e cinco mulheres. 


No momento, a cidade tem apenas duas pessoas internadas em hospitais da região com a doença e outras 21 pessoas com Covid-19 mas em isolamento domiciliar. O número de recuperados na cidade é de 1.097.


Aulas
29 Setembro 2020 08:29:00

Andréa Giovana Leite Andreani dá a sua opinião

$artigoImagemTitulo

Afinal, as aulas presenciais em 2020, voltam ou não? Esta é uma das principais dúvidas que vem envolvendo comunidade escolar, alunos e familiares. No final da semana passada, uma notícia foi divulgada que o retorno das aulas presenciais neste ano está praticamente descartado. A decisão seria com base nas orientações da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação).

Para falar sobre a possível decisão, o JATV entrevistou a secretária de educação do município de Rio do Campo, Andréa Giovana Leite Andreani. Andréa também falou como está o andamento do ensino de forma não presencial. Confira.


JATV: As aulas presenciais nas escolas municipais retornarão neste ano em Rio do Campo?

Andréa Giovana: Possivelmente não, devido aos alertas pandêmicos em Santa Catarina fica difícil organizarmos um retorno seguro para os nossos alunos, estamos aguardando orientações mais seguras do Ministério da Saúde para definirmos esta situação. Segundo recomendações da FECAM (Federação Catarinense dos Municípios) e UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação), um retorno neste momento implicaria nos esforços que estão sendo realizados para honrar todos os protocolos de segurança e não para a aprendizagem dos nossos alunos.


JATV: Essa decisão é para escolas e também para os CEI's?

Andréa Giovana: Como disse anteriormente, não existe ainda uma decisão final, estamos observando o quadro pandêmico para tomarmos uma decisão, essa decisão será com base em estudos e orientações superiores dos órgãos competentes.


JATV: Como o município se adequou a essa nova realidade de aulas a distância?

Andréa Giovana: As escolas foram fechadas, mas a educação e aprendizagens continuam. Iniciamos o trabalho não presencial amparado legalmente pela Resolução do Conselho Municipal de Educação de Rio do Campo nº 01/2020, de 01 de abril de 2020, a qual dispõe sobre o regime de atividades escolares não presenciais no Sistema Municipal de Educação de Rio do Campo, para fins de cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do Coronavírus. Disponibilizamos Internet aos alunos que não a possuíam por meio de uma parceria com as empresas RC Net e Webernet, os quais instalaram equipamentos sem custo ao aluno e disponibilizaram sinal gratuito por um mês. Temos 8 famílias localizadas em áreas que não foram possíveis de levar o sinal de internet, então, organizamos o atendimento individualizado na escola ou na residência em dias e horários marcados entre professor e aluno, para as devidas explicações dos conteúdos e entrega de materiais.


JATV: Qual tem sido o feedback dos professores sobre esse novo tipo de aula?

Andréa Giovana: Os professores planejam as atividades não presenciais, honrando sua carga horária diária, registrando e arquivando as atividades desenvolvidas. Organizam e disponibilizam aulas via ambientes virtuais de interação, como apresentação de slides, vídeos, registros escritos e outros, sendo que o principal canal de acesso foi a plataforma EDUCACIM. Aos que não possuem acesso à internet viabilizamos a entrega semanal de materiais impressos e atendimento individualizado. Nossos professores estão de parabéns, pois todos se reinventaram e as barreiras digitais foram superadas.

Realizamos Webs semanalmente para troca de ideias e orientações, são nestes momentos que os professores relatam suas estratégias e experiências.


JATV: Muitos pais já disseram que não mandariam seus filhos para escola esse ano, mesmo com a liberação. Isso pode ter pesado na decisão?

Andréa Giovana: Mesmo que ainda não haja uma decisão oficial, sabemos que o retorno neste momento não é seguro e será um confronto à segurança de nossos alunos.


JATV: Sem aulas, as unidades de ensino receberam ou receberão algum tipo de melhoria estrutural?

Andréa Giovana: Sim. Estamos utilizando este momento para realizar melhorias nas nossas unidades e reforma nos parques de todas as unidades de educação infantil. Essas reformas estão sendo realizadas por alguns servidores que fazem parte do grupo de risco, por ser um trabalho isolado e seguro para o momento. Contratamos a construção de uma cobertura no estacionamento e pintura no CEI Andorinha. Nas próximas semanas iniciaremos a ampliação na EMEB Santa Maria, obra conquistada por meio do Deputado Alba e recurso próprio.

E, uma grande aquisição para nossa administração: nos próximos dias receberemos um ônibus rodoviário de 46 lugares, no valor de R$ 524.000,00. Este será utilizado no transporte dos alunos no município e no deslocamento de nossos universitários, garantindo conforto e segurança aos nossos munícipes.

Temos planejado melhorias na EM Prefeito Hilário Preis, entre elas, uma cobertura para a quadra de areia.


JATV: Os alunos sofrerão algum tipo de prejuízo nesse ano letivo?

Andréa Giovana: Segundo as avaliações realizadas por nossos professores, os alunos estão acompanhando as atividades com bom rendimento e desenvoltura. Temos problemas sim, mas em cada dificuldade procuramos estratégias para superá-las, através do árduo trabalho de nossos professores e estagiárias que estão auxiliando diretamente esses alunos. Buscamos junto às famílias esse auxílio, pois são elas nossas grandes parceiras neste momento vivido.


JATV: Recado e considerações finais da Secretaria Municipal da Educação de Rio do Campo à comunidade escolar.

Andréa Giovana: Vivemos um momento único até os dias atuais. Nossos professores estão de parabéns por estarem se reinventando e levando a educação aos lares de nossos alunos. Aos pais: Obrigada! Sem as famílias não conseguiríamos ir tão longe! Com certeza, este momento vivido de proximidade aos filhos ficará na memória de cada um.

O conhecimento é fundamental no desenvolvimento de cada aluno para que juntos possamos construir um mundo melhor por meio da educação.


BR-470
29 Setembro 2020 08:24:00

Para especialista, falta prudência dos motoristas

$artigoImagemTitulo

Com a tragédia que matou três jovens na BR-470, em Blumenau, a rodovia atingiu uma marca negativa neste começo de semana: a de 50 mortes no trecho que corta o Vale do Itajaí, de Navegantes a Pouso Redondo, só em 2020. Os números são de um levantamento feito pelo Santa. Há exato um ano, a reportagem mostrou que o local somou mais de 2 mil óbitos em duas décadas. 

Em comparação com o mesmo período dos anos anteriores a quantidade de mortos está menor (59 em 2019 e 75 em 2018), mas é preciso considerar que neste 2020 a pandemia do novo coronavírus diminuiu drasticamente as viagens, principalmente relacionadas ao turismo. E é usando a Covid-19 como exemplo que o especialista em trânsito, Fábio Campos da Silva, faz uma crítica ao analisar os dados:

- Assim como o coronavírus, o trânsito é uma questão de saúde pública. Nós precisamos do engajamento de todos (para combater as mortes nas estradas) e isso nunca foi feito. 90% dos acidentes são causados pelo comportamento das pessoas. As rodovias estão sendo melhoradas, ainda que lentamente. A única peça que não evolui é o ser humano - pontua. 

No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal fez uma avaliação semelhante a de Silva: entre as principais causas dos mais de 2 mil acidentes estavam a falta de atenção, desobediência às normas de trânsito, velocidade incompatível, ingestão de álcool e ultrapassagem indevida. 

Falta cuidado, sobra confiança, resume o especialista. Isto porque, na opinião dele, a sensação de "disfarce" dá mais espaço para as imprudências. Ou seja, diferente das vias urbanas, onde o motorista se sente vigiado o tempo todo, a solidão nas rodovias traz a ideia de que "ninguém está vendo". 

A solução, para Silva, não é nenhuma novidade, mas exige tempo e esforço dos governos. São as campanhas ininterruptas sobre a importância dos cuidados ao volante, a educação nas escolas e, claro, melhorias nas pistas, principalmente nos quesitos iluminação e sinalização.


Segurança para pedestres e ciclistas

Das 50 mortes, quase dez foram de pedestres ou ciclistas atropelados. Para Silva é reflexo de que muitos trechos cortam a área urbana, o que obriga os moradores a utilizarem as rodovias para se locomover. Sem ciclovias ou passagens mais adequadas, arriscam-se às margens da BR-470.

- Deveria ter ciclovias nessas áreas. Ou então acostamento visível, mais largo. Falta política pública nacional que dê mais atenção a esses vulneráveis (pedestre e ciclistas) - lamentou. 

A maioria dos atropelamentos ocorreu no Médio e Alto Vale. No geral, as mortes se concentram em Blumenau (oito), Pouso Redondo, Rio do Sul (seis), Lontras e Navegantes (quatro). 


STF
29 Setembro 2020 08:22:00

Marco é um reconhecido advogado com especializações em Direito Público e Processual Civil

$artigoImagemTitulo

Com o anúncio da aposentadoria antecipada de Celso de Mello, o Presidente Jair Bolsonaro poderá indicar um nome para compor o colegiado de 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A indicação do Chefe do Poder Executivo será dada em outubro. O candidato será submetido a um processo de chancela no Senado Federal, mais conhecida como 'sabatina', os senadores votam, por maioria simples, a ratificação - ou recusa - do nome indicado.

A última instância judiciária do país requer que seus novos membros tenham no mínimo 35 anos de idade e, no máximo, 65 anos. O candidato deve ser brasileiro nato, possuir notório saber jurídico e reputação ilibada.

Nesse quesito, são fortes candidatos à vaga: o Ministro do STJ, João Otávio de Noronha, o Procurador Marco Carvalho e o Advogado Guilherme Campelo. Todos com extensos currículos na área jurídica e com reputação irretocável.

João Otávio de Noronha ocupa uma cadeira como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É bacharel em Direito desde 1981 e exerceu a advocacia até 2002 quando foi indicado ao STJ. Noronha foi corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre 2016 e 2018, além de ter presidido o STJ entre 2018 e agosto de 2020.

Marco Vinicius Pereira de Carvalho é procurador municipal, professor de universidade e, atualmente, é assessor especial da ministra Damares Alves e presidente da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Bacharel em direito desde 2011, Marco Carvalho tem uma passagem pelo STF (1996-1998) como assistente datilógrafo, justamente no Gabinete do Ministro Celso de Mello. É um reconhecido advogado com especializações em Direito Público e Processual Civil.

Fortemente citado nos corredores do Palácio do Planalto, à cadeira do decano Celso de Mello, é o nome do advogado Guilherme Capriata Vaccaro Campelo Bezerra - proeminente carreira jurídica na área de Direito Tributário. Campelo é bacharel em direito desde 2009 e possui diversas condecorações pelos excelentes trabalhos prestados como consultor na Reforma Tributária. Além disso, foi Presidente da Comissão de Direito Tributário da Associação Brasileira de Advogados (ABA) entre 2017 e 2018.

Todos os pretensos candidatos construíram currículos renomados na área jurídica e uma reputação verdadeiramente ilibada. Caberá ao Presidente Jair Bolsonaro indicar um nome de sua confiança dentre as opções disponíveis.


Morte
29 Setembro 2020 08:21:00

As causas do acidente ainda serão apuradas pela PRF

$artigoImagemTitulo

Uma colisão envolvendo um carro e uma moto terminou em uma morte, na noite desta segunda-feira, 28, na BR-116, em Santa Cecília. O piloto da moto, de 39 anos, morreu na hora. Os bombeiros chegaram a ser acionados, mas quando chegaram ao local, o homem não apresentava mais sinais vitais.

Conforme os bombeiros, o acidente envolveu um Gol, de Curitibanos, e uma moto, de Santa Cecília. As causas do acidente ainda serão apuradas pela PRF.

O Gol era conduzido por uma mulher, qual não apresentava ferimentos, mas estava em choque. Ela foi atendida no local pelos bombeiros e posteriormente ficou aos cuidados da equipe da Auto Pista Planalto Sul.


BR-470
29 Setembro 2020 08:15:00

Um reboque com um carretel de fios se desprendeu do carro e colidiu frontalmente em outro veículo que vinha no sentido oposto

$artigoImagemTitulo

Por volta das 17h desta segunda-feira, 28 de setembro, os bombeiros voluntários atenderam um acidente de trânsito no km 96 da BR-470, no bairro São Luiz, em Apiúna.

No local, um reboque com um carretel de fios se desprendeu do carro e colidiu frontalmente em outro veículo que vinha no sentido oposto. 

Na chegada do resgate, constatou-se que o motorista do veículo VW Parati com placas de Apiúna, o senhor U.M., de 59 anos, encontrava-se encarcerado no interior do automóvel. Após ser retirado, foi atendido e conduzido pela equipe do SAMU ao Hospital de Indaial com ferimentos médios.

No outro veículo, uma VW Saveiro com placas de Timbó, encontrava-se andando na cena e não apresentavam ferimentos visíveis, recusando transporte ao Hospital.

Trabalharam nesta ocorrência os bombeiros voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio, SAMU de Ascurra e PRF de Blumenau.


BR-470
29 Setembro 2020 08:14:00

Duas das três vítimas fatais foram arremessadas para fora do carro e 17 pessoas em uma van ficaram feridas

$artigoImagemTitulo

O acidente entre carro e van que aconteceu na noite deste domingo (27) na BR-470, em Blumenau, e deixou três vítimas fatais e 18 feridos, acende - novamente - o alerta para a importância do uso do cinto de segurança nos veículos. Na batida, duas das três vítimas fatais foram arremessadas para fora do carro, o que indica o não uso do equipamento, segundo a especialista de trânsito Márcia Pontes.

Além disso, a van, uma Fiat Ducato com placas de Balneário Camboriú, teve 17 feridos, incluindo o motorista com lesões graves. De acordo com o site da marca, o veículo acomoda 16 pessoas, o que pode indicar, ainda, uma superlotação. À reportagem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou o número de passageiros que estavam na van.

Márcia Pontes chama a atenção para a possível falta do uso do cinto de segurança justamente pela quantidade de pessoas que ficaram feridas nesse acidente - o que motivou, inclusive, o apoio de bombeiros e socorristas de outras cidades do entorno.

- Corpos ejetados de dentro de um veículo indicam de que as pessoas estavam sem cinto. Ainda existe esse relaxamento - aponta.

 A especialista ainda alerta para a questão do uso do equipamento no banco de trás, algo nem sempre respeitado pelos passageiros: 

- Se o veículo saiu de fábrica com o cinto de segurança, tem que usar. As pessoas não utilizam [o cinto no banco traseiro] porque pensam que nunca vai acontecer com elas. E, olha só: acabamos de sair de uma Semana Nacional do Trânsito cujo tema foi justamente 'perceba o risco e proteja a vida'.


Tragédia recorrente

Em dezembro do ano passado, um acidente que matou duas crianças na BR-470, em Apiúna, já havia colocado o assunto à tona. Na época, os pequenos estavam sem cinto e fora da cadeirinha. O resultado dessa negligência foram dois óbitos, de Emanuelly Victoria Ribeiro, 4 anos, e Gabriely Damaris Ribeiro, 9.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não utilizar o cinto de segurança é uma infração grave, com perda de cinco pontos na carteira, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo até que todos coloquem corretamente o cinto de segurança.

Entre 2015 e março deste ano, Santa Catarina registrou mais de 539 mil multas aplicadas por conta da infração provocadas pela falta de uso do equipamento de segurança pelos passageiros.

Muito além da multa, o mais importante, no fim das contas, é a vida.

- O cinto de segurança protege de mortes em mais de 75% dos casos quando você está usando, dependendo até do tipo de deformidade do veículo - finaliza Márcia Pontes.


Previsão do Tempo
29 Setembro 2020 08:12:00

Estado também deve ter uma grande variação entre temperaturas mínimas e máximas

$artigoImagemTitulo

A maioria das regiões de Santa Catarina irá registrar pancadas de chuva nesta terça-feira (29). De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é que o tempo nublado e as chuvas comecem à tarde e continuem até o dia seguinte.

No Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, há chance também de raios e trovões. A exceção é o Oeste, que terá tempo nublado durante todo o dia, mas sem chuvas.

Os ventos não serão fortes, com rajadas de 35km/h a 40km/h.

A temperatura deve ser amena pela manhã, mas irá subir ao longo do dia. As máximas ficam perto dos 25°C, exceto no Oeste, onde pode fazer até 30°C. 


Amplitude térmica

Outro dado que chama a atenção é a oscilação de temperaturas ao longo do dia. Nas cidades do Planalto Sul, Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste haverá grande diferença entre a mínima e a máxima. Essa variação é chamada de amplitude térmica.


Granizo
28 Setembro 2020 13:57:00

A mudança no tempo trouxe vários temporais pontuais para Santa Catarina no fim de semana, especialmente no último domingo (27)

$artigoImagemTitulo

A mudança no tempo trouxe vários temporais pontuais para Santa Catarina no fim de semana, especialmente no último domingo (27).

O principal fenômeno foi a chuva de granizo no Grande Oeste do Estado.

Veja abaixo as fotos:




Absurdo
28 Setembro 2020 13:50:00

A vítima relatou que acordou várias vezes com o filho por cima, tentando abusar sexualmente dela

$artigoImagemTitulo

Um filho está sendo acusado de estuprar a própria mãe em Herval d´Oeste. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar no final da manhã deste sábado (26), em Herval D´Oeste.

No local, familiares e testemunhas relataram que tinham suspeita de que o rapaz havia estuprado a mãe enquanto ela estava dopada com remédios. Uma testemunha afirmou que a mulher tomava antidepressivos, quando o filho abusava da mulher. 

A vítima relatou que acordou várias vezes com o filho por cima, tentando abusar sexualmente dela. Que quando acordava e percebia, empurrava o jovem para sair.

Ao informar que os envolvidos seriam encaminhados à Delegacia, o suspeito negou os fatos e tentou resistir, tendo que ser contido pelos policiais com o uso progressivo da força (chave de braço) para algemamo-lo.

Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Joaçaba, onde foi efetuado o boletim e levantamento fotográfico.


Cursos
28 Setembro 2020 13:48:00

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam trabalhadores rurais em 14 municípios

$artigoImagemTitulo

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove em outubro 28 cursos em 14 municípios do Vale do Itajaí catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 173 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão medidas preventivas estabelecidas pelos órgãos de saúde no Estado para o combate do novo coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No Vale do Itajaí, destaque para os treinamentos sobre Irrigação - Aplicações, Manejo e Fertirrigação, Bordado com Patchcolagem, Primeiros Socorros e Produção de Frangos e Ovos Caipiras.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a qualificação técnica é um diferencial no campo e na vida dos trabalhadores rurais. "São treinamentos que fortalecem o setor formado por 500 mil produtores rurais em 183 mil propriedades no Estado. Eles possibilitam o aumento da produtividade, a melhora na renda das famílias e contribuem para o desenvolvimento local".

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que os cursos incentivam a inovação e o empreendedorismo rural. "A região tem agricultura diversificada, com destaque para a produção de hortaliças, tabaco, cebola e bovinocultura de leite. Ao oportunizarmos formação aos produtores, estamos contribuindo para o aumento de produção e renda".

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.








PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|