Siga nossas redes


Autismo
26 Julho 2021 17:19:00

$artigoImagemTitulo

Foi publicado no Diário Oficial de Santa Catarina, do dia 22 de julho, a Lei nº 18.167, de 21 de julho de 2021, de autoria do deputado estadual Jair Miotto (PSC). A lei dispõe sobre a obrigatoriedade da inserção do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritário. O símbolo chamado "fita quebra-cabeça" também deve estar nas placas de atendimento prioritário do transporte público de Santa Catarina.

De acordo com o parlamentar, o descumprimento desta lei implica em multa de R$ 3 mil, a ser dobrada em caso de reincidência. Os recursos arrecadados serão destinados para o Fundo Estadual de Assistência Social. "Muitas reclamações chegaram até diante da falta de equipamentos adequados para atender o cidadão com obesidade grave, como laringoscópios, material de acesso venoso profundo, balanças, aventais, cadeiras de rodas, macas, equipamentos essenciais e que não são adaptados", destaca o deputado.

A lei está em vigor desde a sua publicação no Diário Oficial e ainda deve ser regulamentada pelo Governo do Estado.

CENÁRIO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças tem autismo. O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social e geralmente aparece até os três anos de vida.

De acordo com a presidente da Associação Catarinense de Autismo (ASCA), Catia Cristiane Purnhagen Franzoi, a estimativa é que em Santa Catarina haja 14 mil cidadãos autistas. Segundo a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), estatísticas apontam que cinco mil estudantes da rede estadual de ensino e das entidades parceiras, como as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), apresentam o autismo.



Criminosos
26 Julho 2021 17:16:00

$artigoImagemTitulo

Uma motorista de transporte por aplicativo foi espancada na madrugada de sábado, 24, enquanto realizava uma corrida para quatro homens que se passavam por clientes, em Tangará da Serra, Mato Grosso, a 242 km de Cuiabá. Para não morrer, Marcia Angola, 40, fingiu estar morta quando estava sendo agredida dentro do carro e quando foi jogada da ponte do Rio Sepotuba pelos criminosos.

A vítima foi jogada no banco traseiro enquanto era ameaçada pelos ladrões, que queriam o carro e o dinheiro dela. As agressões começaram após a vítima puxar a venda que foi colocada em seus olhos. "Começaram a me bater, me deram murros e diziam que iam me enforcar e matar. A saída que eu tive era me fingir de morta", explicou.

Enquanto era espancada, Marcia esteve consciente o tempo todo. O carro parou na ponte do Rio Sepotuba, onde ela foi novamente agredida. Com medo de que alguém aparecesse, os criminosos, ao acharem que a vítima estava morta, a jogaram no rio.

"Quando eu caí, só lembro que pedi a Deus para que eu caísse na água, porque se caísse na terra eu tinha morrido. Eu afundei e quando voltei à superfície, vi que eles estavam olhando. Eu continuei quieta e afundei de novo, deixei a água me levar rio abaixo, fui tentando me equilibrar, meio que boiando pois não sabia nadar e não podia ir para o fundo", relatou.

Ao perceber que os ladrões tinham ido embora, Marcia conseguiu sair da água e pedir socorro aos moradores de um sítio nas proximidades. Ela foi encaminhada para atendimento médico em seguida.

Os criminosos fugiram no veículo, mas foram encontrados na cidade, onde um deles foi preso. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil de Mato Grosso.

Via G1


Ataque
26 Julho 2021 17:10:00

$artigoImagemTitulo

O ex-vereador de Tijucas acusado de atirar em uma criança de 11 anos, na noite de quarta-feira (21) foi preso e depois de ser ouvido na Delegacia de Polícia Civil foi levado ao Presídio Regional de Tijucas na manhã desta quinta-feira (22).

De acordo com Delegado de Polícia Civil de Tijucas, Dr. Paulo Freyesleben, que está no presídio interrogando o acusado, o ex-vereador não entregou a arma usada no crime, e nega ser o autor do disparo.

A criança foi socorrida depois de ser alvejada e levada ao Hospital São José de Tijucas. Por sorte, apesar de levar um tiro na região do quadril não sofreu ferimentos graves e acabou sendo liberada após os atendimentos.

A vítima disse que brincava com amigos quando ao passar por uma propriedade particular ouviu gritos e depois os disparos. Ele disse ainda que saiu correndo com os colegas e não teria percebido que foi atingido.

O acusado, de 61 anos, é conhecido por colecionar armas de fogo. Ele foi levado até o Instituto Médico Legal (IML), em Balneário Camboriú, e passou por um exame de corpo de delito.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Até o fechamento desta matéria a arma não havia sido encontrada.

Via RP190


Ataque
26 Julho 2021 17:06:00

$artigoImagemTitulo

Um operador de áudio de uma rádio, foi esfaqueado oito vezes pelo locutor, em Camaquã (RS). A confusão ocorreu durante a tarde de sábado (24), por volta das 15h, na rua Zeca Neto. A vítima apresentava ferimentos na cabeça e foi levada para atendimento no Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Aparecida. A direção da emissora ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Esse fato inusitado envolvendo colegas de rádio ganhou grande repercussão na internet. Os funcionários da rádio envolvidos no escândalo recentemente passaram a desempenhar funções na emissora. Os mesmos não fazem parte do grupo de profissionais tradicionais da rádio fundada em 1954 por onde passaram os maiores profissionais de Camaquã. Imediatamente passou a circular nas redes um vídeo com marcas de sangue espalhadas pelo chão na recepção, estúdio e sala da mesa de áudio da emissora. A Brigada Militar registrou a ocorrência e encaminhou o caso para a Delegacia de Polícia Civil, onde será investigado.


Acidente
26 Julho 2021 14:58:00

$artigoImagemTitulo

A guarnição do Corpo de Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, foi acionada nesta segunda-feira (26), por volta das 13h10min, para atender um tombamento de uma carreta carregada com toras de madeiras, na SC 340, Rodovia Immo Zerna, entre as cidades de Dona Emma e Witmarsum.

No local duas vítimas foram atendidas com ferimentos leves, sendo ambas as vítimas conduzidas pelas equipes do SAMU e Bombeiros Voluntários, ao Hospital Maria Auxiliadora.

O local continua com trânsito em meia pista, devido o tombamento do veículo.

Trabalharam na ocorrência os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, SAMU e Polícia Militar Rodoviária Estadual.


Frio
26 Julho 2021 14:06:00

$artigoImagemTitulo

Com base na temperatura mínima prevista (entre -1ºC e -8ºC) e as rajadas de vento (entre 70km/h e 95 km/h) que são projetadas no decorrer da quinta e sexta-feira (29 e 30 de julho), é esperado sensação térmica extremamente baixa e prejudicial para quem for encarar o frio em determinados pontos da serra catarinense e gaúcha. A sensação térmica pode variar entre -15ºC e -20ºC.

Com sensação térmica tão baixa, o corpo humano não consegue disputar e acaba perdendo muito calor interno, causando a hipotermia, ou seja, a redução drástica da temperatura do corpo. A temperatura interna do organismo varia entre 35ºC e 37ºC. Até os 28ºC, o organismo sofre com alteração do nível de consciência e tremores. Abaixo disso, há grandes chances de arritmia e parada cardiáca. Com a temperatura baixa, vento forte e sensação térmica beirando os -20ºC, a pele pode congelar, tendo sensação de formigamento e/ou entumecida. Os lugares mais afetados são os dedos do pés, das mãos, a ponta do nariz, os lóbulos das orelhas ou as bochechas. Os nervos, vasos sangüíneos e outras células ficam congelados temporariamente pela exposição ao frio. A velocidade de congelamento só irá depender da temperatura e a velocidade do vento. Se você estiver com a pele molhada, o grau de congelamento é muito pior.

DICAS: Sentiu formigamento ou acredita que congelou? evite passar neve na área congelada ou fazer massagem, ambos podem causar sérios danos aos tecidos que estão descongelando. Não tente voltar a esquentar a zona com calor seco, como lâmpada ou aquecedor elétrico, porque a pele congelada queima-se facilmente.

O principal tratamento para o congelamento é voltar a esquentar a região rapidamente com calor úmido. Coloque a parte congelada em água bem morna ou faça uma compressa. A água deve estar entre 40 e 42ºC, mas não tão quente a ponto de queimar. A imersão nesta água deve continuar até que volte a coloração rosada, que é indício de que o sangue está circulando novamente na parte congelada (geralmente de 20 a 30 minutos). Neste momento, o entumecimento deve desaparecer.

Via Conexão GeoClima



Taió
26 Julho 2021 14:01:00

$artigoImagemTitulo

Neste domingo (25/07) a equipe de atletismo Ac. RUNNER TAIÓ, esteve presente na 16? corrida e caminhada CERENE 2021, em Blumenau, participando nas modalidades masculino com 11 atletas competindo entre 292 atletas, já no feminino com 4 atletas disputando com outras 219 competidoras , no percurso de 7km. 

A equipe fez bonito, ficando entre as primeiras posições em suas categorias, os destaque ficaram por conta da atleta Jéssica Tainara no feminino com a 4° colocação geral e 1? colocação na categoria de 20 a 24 anos e no masculino com os atletas Kevin Miranda com a 9? colocação geral e 2° de sua categoria de 25 a 29 anos, assim como Vilson Schwitzer com o 1° lugar na categoria entre 50 a 54 anos, Edinho Nazarkewicz com 3° na categoria de 35 a 39 anos, Bruno Correa com um 3° lugar na categoria 20 a 24 anos, Edson de Lima 13° geral e 4° na categoria 25 a 29 anos, os atletas Cleiton Bauer(38° geral), David Mariano(114° geral), Fabio Boava(33° geral) Ivan Moratelli(36° geral), Jonatan Jensen(30° geral) e as atletas Larissa Grosho(65° geral) , Kamila Bernades(63° geral) e Sabrina Batista(89° geral), deram o destaque da equipe de TAIÓ nas ruas de Blumenau.

A equipe contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Taió que concedeu o transporte a toda equipe, onde os/as atletas agradecem a administração municipal.

Todos os protocolos de segurança sanitária foram seguidos pela organização e atletas.

A equipe terá sua próxima participação de nossa equipe será em Timbó no dia 21 de agosto, convidados a todas as pessoas interessadas a participar e começar a prática de atletismo, principalmente pela saúde, mas quanto pelo preparo físico, venha conversar com nossa equipe da Ac. RUNNER TAIÓ.


Acidente
26 Julho 2021 13:53:00

$artigoImagemTitulo

Na madrugada deste domingo (25), um grave acidente aconteceu na rodovia BR 163, sentido Dionísio Cerqueira / Idamar.

Envolveram-se no acidente três veículos, um VW/Gol com placas de São José do Cedro- SC, um Cherry/QQ com placas de Pouso Redondo- SC, e uma camionete Mitsubishi/L200 com placas de Cascavel- PR.

Com o impacto a camionete acabou parando a aproximadamente 300 metros de distancia dos outros veículos ao matagal. Todos os três veículos ficaram destruídos por culpa da força do impacto.

Ao todo quatro pessoas foram levadas ao Hospital de Dionísio Cerqueira com ferimentos graves, e uma acabou vindo a óbito no local do acidente.

A vítima em óbito foi identificada por ser a jovem Pâmela Eduarda Bender Rauber. Segundo informações de amigos ela tinha 17 anos de idade.


Parto
26 Julho 2021 13:49:00

$artigoImagemTitulo

Policiais rodoviários realizaram um parto emergencial na Avenida Gustavo Richard na manhã deste domingo, 25, em Florianópolis.

A mulher, que estava em trabalho de parto, era uma moradora de rua. Como ela não tinha condições de chegar ao hospital, outros moradores de rua estavam tentando pedir ajuda até o momento em que a guarnição da PMRv chegou ao local.

E a criança acabou nascendo ali mesmo. Como o bebê aparentava estar com certa dificuldade para respirar, os policiais tiveram que fazer a limpeza do nariz e da boca da criança. Também foi solicitada a camiseta de dois moradores de rua para envolver o bebê, já que o vento e o frio poderiam colocar a criança em choque térmico.

Em seguida, ambulâncias do Auto Socorro de Urgência (ASU), do Corpo de Bombeiros Militar, e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) chegaram ao local e encaminharam mãe e filho à maternidade. "Graças a Deus deu tudo certo!", disse o 3°sargento João Eduardo Pereira Cavalazzi, após realizar o parto. "É um menino!", completou o policial, ao respirar aliviado.



Crédito
26 Julho 2021 13:45:00

$artigoImagemTitulo

O programa SC Mais Renda, criado pelo Governo do Estado para atender a famílias que tiveram a renda afetada pela pandemia e que não receberam nenhum auxílio federal, já começou a distribuir o primeiro lote de cartões. Na manhã desta segunda-feira, 26, foi realizada a entrega simbólica a três beneficiários no Centro Administrativo, em Florianópolis. Na ocasião, também foi anunciado o início da operação do SC Mais Renda Empresarial, com linhas de crédito com juros subsidiados para micro e pequenos empreendedores.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Claudinei Marques, destacou que o trabalho continua, para trazer mais boas notícias. "O empenho do Estado de mostrar que está ao lado do catarinense, para que nossa Santa Catarina seja cada vez mais forte. Hoje temos três catarinenses que representam os milhares de beneficiados por esse importante projeto. É importante frisar todo o direcionamento e acompanhamento dado pelo governador Carlos Moisés, que deixou claro que nossa meta é trabalhar cada vez mais para o povo", ressaltou.

Entre os três beneficiários que participaram da primeira entrega, estava Matheus Cezar Gonçalves, morador de São João Batista. No início da pandemia, perdeu o emprego e, desde então, faz trabalhos informais como pintura e jardinagem. Ele ficou sabendo sobre o SC Mais Renda no site do governo, onde fez a inscrição. "A notícia me deixou muito feliz, vou usar o dinheiro para comprar alimentos, porque ajudo minha família. Meu pai tem problema de visão e minha mãe é faxineira", contou. Além dele, também estiveram as beneficiárias Karine Salvaterra Paiter, de São Pedro de Alcântara, e Clotude Vilmas, de Tijucas.

O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, destacou a importância das iniciativas para apoiar pessoas e empresas catarinenses. "São programas complementares. O SC Mais Renda oferece auxílio às pessoas que realmente mais precisam, e o SC Mais Renda Empresarial concede empréstimos com juros subsidiados para os pequenos negócios. Assim, o Governo do Estado cumpre seu papel em construir políticas públicas que beneficiam o cidadão, gerando empregos e fomentando o desenvolvimento", afirmou.


Próximos passos

Os beneficiários do SC Mais Renda já cadastrados para o primeiro lote devem verificar a aprovação do cadastro no site SC Mais Renda. No mesmo endereço, também é possível verificar em qual Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) deve ser retirado o cartão, a partir desta terça-feira, 27. O crédito de R$ 300,00 da primeira parcela também estará liberado nesta terça.

Os trabalhadores que perderam vínculo formal de emprego entre 19 de março de 2020 e 1º de maio de 2021 em empresas dos setores contemplados pelo SC Mais Renda ainda podem se cadastrar até o dia 30 de setembro de 2021 no site SC Mais Renda. Atualmente, há 9.927 catarinenses aprovados para receber o benefício nesse primeiro lote.

O secretário adjunto do Desenvolvimento Social, Daniel Netto Cândido, destacou que a entrega dos cartões é resultado da união de esforços e muito trabalho. "Agradecemos muito pelo trabalho de toda equipe e pelo apoio de cada município, que é essencial para fazer a entrega aos beneficiários. Estamos muito felizes, pois não há outro sentido de estarmos aqui se não for para melhorar a vida dos catarinenses", afirmou.


SC Mais Renda Empresarial

O SC Mais Renda Empresarial é uma linha de crédito criada pelo Governo de Santa Catarina para atender micro e pequenos empreendedores afetados pela pandemia de Covid-19. Os juros serão totalmente subsidiados para aqueles que permanecerem adimplentes. O crédito é viabilizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e pela Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), com apoio de cooperativas de crédito conveniadas.

"É um apoio ao fomento e à continuidade da alavancagem tão necessária para o desenvolvimento da economia catarinense. Com esse programa, levamos mais crédito à base da pirâmide, que são as micro e pequenas empresas", resumiu o diretor presidente do Badesc, Eduardo Machado. "Nosso papel é ajudar as empresas que mais foram atingidas pela pandemia, com crédito, prazo e subsídio integral", complementou o superintendente da Agência de Santa Catarina do BRDE, Marcone Souza Melo.

A linha poderá ser solicitada por micro e pequenas empresas com sede em Santa Catarina e faturamento bruto de até R$ 4,8 milhões por ano, que tenham a atividade principal ou secundária nos setores de turismo, bares, restaurantes, eventos, educação e transportes. É possível solicitar crédito de R$ 10 mil a R$ 100 mil, de acordo com análise realizada pela instituição.

Além do pagamento das parcelas em dia para ter direito aos juros subsidiados, os micro e pequenos empreendedores beneficiados devem manter quadro de funcionários compatível com a realização da sua atividade econômica, mantendo, no mínimo, o mesmo quadro de funcionários pelo período da carência concedida.

Os atos também tiveram a participação do deputado estadual Sergio Motta, do diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Marcelo Haendchen Dutra, do diretor financeiro do BRDE, Vladimir Arthur Fey, dos prefeitos Charles da Cunha (São Pedro de Alcântara) e Eloi Mariano Rocha (Tijucas), do vice-prefeito Almir Peixer (São João Batista), da secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncálio, doa secretários municipais de Assistência Social e dos técnicos do Governo do Estado.

Nas próximas semanas, será lançada a linha de crédito específica para microempreendedores individuais (MEIs).

Secretaria Executiva de Comunicação - SECom



Frio
26 Julho 2021 11:39:00

$artigoImagemTitulo

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou o mapa de risco para declínio acentuado das temperaturas e onda de frio a partir desta terça-feira (27) em todo o Estado de Santa Catarina. O mapa catarinense aparece todo em vermelho, um dos níveis mais altos de alerta emitidos pelo órgão.

A entrada de uma intensa massa de ar frio provoca o declínio acentuado das temperaturas no decorrer de terça. Há risco de congelamento de pista nas áreas mais altas no Planalto Sul e Meio Oeste entre a noite e madrugada de quinta-feira (29), devido ao frio intenso e a presença de umidade.

A combinação também pode provocar neve e chuva congelada nestas áreas, principalmente nas noites de terça e quarta-feira (28). O sistema segue atuando em Santa Catarina até sábado (31), configurando uma onda de frio.

As mínimas previstas variam entre -8ºC e -3ºC nos Planaltos e Meio Oeste, -4ºC e 0ºC no Extremo Oeste e Oeste, -3ºC e 2ºC na Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Neste período, geadas amplas devem ser registradas em todas as regiões catarinenses. O amanhecer de frio mais intenso deve ocorrer na quinta e na sexta-feira. Além disso, as tardes também devem ser bastante frias.


A Defesa Civil emitiu alguns alertas para serem tomados durante as temperaturas extremas:

- Atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças, enfermos e moradores em situação de rua.

- Abrigue animais domésticos nas noites mais frias

- Procure se agasalhar bem e beber bastante água

- Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos


Taió
26 Julho 2021 11:37:00

$artigoImagemTitulo

A Secretaria da Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Taió divulgaram na última sexta-feira (16) os números da vacinação no município. Segundo levantamento, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi aplicada em 8.666 taioenses (46,8%) e, a segunda dose, foi aplicada em 3.504 taioenses (18,9%).

Segundo dados do IBGE, a população taioense é de 18.486 pessoas.


Caminhoneiros
26 Julho 2021 11:35:00

$artigoImagemTitulo

O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) montou piquetes e está fazendo uma convocação voluntária dos caminhoneiros para a paralisação marcada para esta segunda-feira (26).

A categoria está descontente com os inúmeros aumentos no preço do óleo diesel e também busca garantir a cobrança do piso mínimo do frete.

Nas redes sociais, o CNTRC vai registrando a adesão dos caminhoneiros. A categoria quer o fim do PPI (Preço de Paridade de Importação) usado no cálculo dos combustíveis vendidos pela Petrobras, que se baseia na cotação do dólar.


Rio do Campo
26 Julho 2021 11:31:00

$artigoImagemTitulo

Para atrair o maior número possível de pessoas para tomarem a vacina contra o Coronavírus, a Secretaria da Saúde de Rio do Campo tem adotado diversas medidas.

Uma delas é realizar a imunização em horários alternativos. Nessa terça-feira (27), quem possui mais de 35 anos ou se encaixe em algum grupo prioritário, poderá se vacinar no Posto de Saúde do Centro até às 19h.

Como muitas pessoas trabalham em horário comercial, essa é uma das formas de facilitar a vinda dos trabalhadores.

Os interessados devem apresentar documento com foto e Cartão SUS no ato da imunização.





Coronavírus
26 Julho 2021 08:40:00

A mãe internou no último dia 3 com COVID e em seguida da UTI

$artigoImagemTitulo

O sonho de toda a mãe é ter ao seu lado o filho momentos depois do nascimento. Mas esse não foi o caso de Cristini de Andrade Griboski, de 29 anos, que reside em Presidente Getúlio. O seu filho Cássio Jórdan, nasceu na quarta-feira (21), na maternidade do Hospital Regional Alto Vale de Rio do Sul, mas os dois tiveram que ficar separados porque ela estava na UTI/COVID inclusive intubada. Enquanto isso o bebê que nasceu de 35 semanas e quatro dias está na UTI Neonatal e foi visto por videochamada.

O primeiro a ser diagnóstico positivo foi o marido. Charles Jonas Griboski internou no dia 28 de junho no Hospital Dr. Waldemiro Colautti, em Ibirama. Charles e Cristini fizeram o teste na mesma data, mas só o dele deu positivo. Alguns dias depois ela sentiu os sintomas e foi internada em Rio do Sul no dia 3 de julho na UTI/COVID e intubada 48 horas depois. Diante do quadro foi realizada a cesariana, quarta-feira (21).

O primeiro contato de Cristini com Cássio foi 24 horas depois do nascimento, através de videochamada. No leito da UTI/COVID, ela acompanhava o bebê, que estava na Neonatal. "Foi emocionante a reação para nós que acompanhamos", descreveu uma enfermeira. Ainda não uma previsão de quando mãe e filho vão se encontrar pela primeira vez. O bebê é o segundo filho do casal.



Dias dos Pais
26 Julho 2021 08:34:00

$artigoImagemTitulo

O Dia dos Pais, celebrado em 8 de agosto, deve gerar um importante crescimento nas vendas do comércio catarinense. Levantamento da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) indica que 74,1% dos entrevistados esperam resultado melhor do que o registrado na mesma data no ano passado. O incremento esperado é de 4,5% no período, em relação a 2020.

O tíquete médio previsto deve variar entre R$ 101 e R$ 150 e os presentes mais procurados são, segundo os lojistas, itens de vestuário e calçados (34,3%), seguidos de acessórios e perfumes e cosméticos - 20,7% e 13%, respectivamente. Segundo os consultados, 57% dos clientes deverão fazer as compras com cartão de crédito e 19,2% optarão pelo crediário.

"É uma oportunidade para o comércio catarinense recuperar as perdas provocadas pela pandemia. Trata-se de mais uma tradicional data para movimentar o varejo", afirma o presidente da FCDL/SC, lvan Roberto Tauffer.

Para 52,3% dos comerciantes, o comportamento dos consumidores mudou desde o início das restrições. Enquanto 50,3% dos estabelecimentos atendem apenas de forma presencial, 47,2% das lojas se adequaram ao sistema híbrido, com pontos de venda físicos e on-line.

O levantamento da FCDL/SC foi realizado com empresas que atuam no varejo nas 20 cidades com maior potencial de consumo de Santa Catarina.

Via RCN


Acidente
26 Julho 2021 08:30:00

$artigoImagemTitulo

A guarnição do Corpo de Bombeiros de Taió, foi acionada neste domingo (25), por volta das 18h00min, para atendimento a um acidente de trânsito na SC-350, nas proximidades do Cemitério Campo Santo, em Taió.

Ao chegar no local foi constatada uma colisão entre uma VW/Saveiro e um VW/Gol. O condutor da Saveiro precisou de atendimento médico após a colisão.

A Polícia Militar Rodoviária realizou os procedimentos cabíveis no local.


Olimpíadas
26 Julho 2021 08:04:00

$artigoImagemTitulo

A skatista Rayssa Leal fez história nas Olimpíadas de Tóquio. Durante a madrugada desta segunda-feira (26), aos 13 anos, a brasileira conquistou uma medalha de prata na categoria skate street.

Rayssa chegou a liderar a final, mas terminou no segundo lugar com nota 14.64. Com isso, tornou-se a brasileira mais jovem a conquistar uma medalha em uma Olimpíada.

"Poder realizar meu sonho de estar aqui e ganhar uma medalha é muito gratificante. Meu sonho e sonho dos meus pais", disse a Fadinha - como Rayssa é conhecida no meio esportivo, após a conquista da medalha.

O ouro ficou com a japonesa, também de 13 anos, Momiji Nishiya, que ainda viu a compatriota Funa Nakayama ficar com o bronze.



Feminicídio
26 Julho 2021 08:02:00

$artigoImagemTitulo

Uma mulher de 25 anos foi vítima de feminicídio em Joinville.

O crime foi registrado na manhã de sábado (24), na rua Salvador Amorim, no bairro Paranaguamirim, na zona Sul da cidade.

A polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência por volta das 11h.

A vítima foi encontrada em uma residência com sinais de violência.

O atual namorado e o ex-companheiro, de 24 anos, são os principais suspeitos de terem cometido o crime.

De acordo com a PM, a mulher tinha uma medida protetiva contra o ex.


Doação
25 Julho 2021 09:54:00

$artigoImagemTitulo

Nesta semana o Hospital Bom Jesus (HBJ) recebeu quase uma tonelada de alimentos não perecíveis por doação da Paróquia Santo Antônio de Imbuia. Os alimentos foram arrecadados por meio da Campanha Dízimo Social. As doações que chegaram a 980 quilos serão destinadas para as refeições que são servidas diariamente a pacientes e acompanhantes.

De acordo com um dos integrantes do Conselho da Pastoral da Comunidade (CPC), Edevaldo Wagner, todos os meses a Paróquia Santo Antônio de Imbuia tem destinado parte da arrecadação do dízimo para beneficiar alguma entidade e nesse mês o destino foi o HBJ.

"Começamos com essa ação na páscoa, onde cerca de R$ 400,00 foram destinados para beneficiar cerca de 20 crianças carentes de Imbuia, em junho fizemos cestas básicas para famílias carentes e nesse mês as doações foram para o HBJ*, explicou.

Durante visita a unidade hospitalar, Edevaldo contou que para que o Hospital Bom Jesus além da destinação do Dízimo Social, no valor de aproximadamente R$ 500,00, a equipe decidiu ampliar a campanha e foi em busca de mercados parceiros e do auxílio da comunidade.

"Colocamos em cada mercado uma caixa com os dizeres que era campanha da Pastoral do Dízimo e que os alimentos seriam destinados para o HBJ. Muitas pessoas contribuíram com alimentos e outras fizeram doação em dinheiro, onde arrecadamos R$ 1.260,00 que depois compramos em alimentos também".

De acordo com a nutricionista do Hospital Bom Jesus, Sabrina Bagio todos os alimentos passam pela avaliação do setor de nutrição e são integrados a rotina de alimentação dos pacientes e acompanhantes no HBJ.

"Tudo o que o Hospital recebe de doações incluímos nas dietas dos pacientes, tanto as doações de alimentos não perecíveis como também de alimentos in natura que recebemos dos nossos agricultores", explica.

Já a diretora do HBJ Irmã Edelir Stupp parabenizou pela ação realizada pela Paróquia Santo Antônio de Imbuia e agradeceu a todos que colaboraram.

"Só temos a agradecer pela belíssima campanha que foi realizada em Imbuia. Mostra o quanto a comunidade é solidária e com certeza cada quilo de alimento doado fará toda a diferença para a manutenção do atendimento aqui no HBJ", agradeceu a diretora.




PUBLICIDADE

O JATV.com.br é um portal de informação 24 horas por dia e 365 dias por ano no ar. Presentes nas redes sociais, somos compatíveis com todos os dispositivos que dispoem de acesso à internet.

Endereço: Rua 29 de Dezembro, 643 - Sala 03 - Centro, Rio do Campo - SC, 89198-000
Telefone: (47) 3564-0318 | Email: contato@jatv.com.br

|