Fenômeno coincide com o feriado de Nossa Senhora Aparecida e pode provocar ventos intensos, queda de granizo e chuva volumosa em várias regiões

A formação de um ciclone extratropical está prevista para o feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, no próximo domingo (12), com potencial para provocar temporais no Sul e parte do Centro-Oeste do Brasil, incluindo Santa Catarina.

Fenômeno é impulsionado por corrente de umidade

De acordo com o portal Meteored, o fenômeno será impulsionado por um “rio atmosférico” — corrente de vento que transporta calor e umidade da Amazônia para o Sul do país — intensificando as condições para chuva e rajadas de vento.
O sistema deve se formar entre a costa do Uruguai e o extremo sul do Brasil, área reconhecida por registrar a formação de ciclones extratropicais devido à combinação de ventos fortes em altitude e calor úmido na superfície.

Leia também: Jovem de 18 anos é preso por tráfico de drogas em Ituporanga

Cidades do Sul estarão sob risco de tempestades

Com o avanço do ciclone, as tempestades devem atingir toda a Região Sul e parte do Centro-Oeste, incluindo o oeste e meio-oeste de Santa Catarina. As instabilidades começam na madrugada de domingo (12), na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, e avançam para o leste ao longo do dia.
O modelo meteorológico ECMWF indica que as áreas mais afetadas devem ser o oeste do Rio Grande do Sul, o oeste catarinense e o sudoeste do Paraná.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que há risco de queda de granizo, rajadas intensas de vento, chuva volumosa e descargas elétricas.
A população deve evitar áreas abertas durante as tempestades e redobrar atenção em locais com risco de alagamentos e deslizamentos.
Também é recomendado retirar aparelhos eletrônicos das tomadas e buscar abrigo seguro em caso de ventos fortes.

Fonte: ND


Siga-nos no